embora tenha sido projetado na italia para substituir o 127 em 1983 o fiat uno acabou se tornando uma especie de patrimonio brasileiro em nosso mercado peculiar que favorecia carros compactos e baratos o fiat uno foi lançado em 1984 como o mais moderno do segmento tornou se o primeiro dos populares com motor 1 0 na decada de 1990 ganhou versoes esportivas de peso nos modelos r e turbo e sobreviveu ate o inicio dos anos 2010 como o carro nacional mais barato do mercado sucesso entre frotistas e os que so queriam um meio de transporte basico e honesto sendo assim goste voce dele ou nao todos nos conhecemos as versoes brasileiras do uno de cabeça dos mais basicos e comuns aos mais raros e equipados mas e as versoes que nao tivemos voce conhece que o fiat uno vendido na europa era diferente do modelo brasileiro voce tambem ja deve saber na italia o estepe nao era montado no cofre do motor e por isso o capo e os para lamas dianteiros eram diferentes o uno europeu tambem teve uma reestilizaçao completamente distinta da nossa em 1989 ficando mais parecido com o recem lançado fiat tipo alem disso a propria plataforma do uno europeu tinha algumas diferenças em relaçao a versao brasileira como a suspensao enquanto no velho mundo era empregado um eixo de torçao na traseira o nosso uno tinha o sistema macpherson com molas semi elipticas herdado do 147 mas uma boa forma de conhecer melhor o uno europeu e justamente explorar as diferentes versoes que ele teve como ja fizemos com outros carros vendidos no brasil vamos la uno turbo i e 1ª fase na europa as versoes basicas do fiat uno usavam motores bem diferentes do que se via no brasil por aqui tivemos o motor fiasa projetado por aurelio lampredi especialmente para nosso mercado e usados pela primeira vez no 147 o modelo europeu por sua vez herdava motores antigos do 127 e do 128 sendo que o primeiro tinha comando no bloco algo que o uno brasileiro nunca teve a potencia ficava entre 45 cv no uno 45 que tinha motor de 903 cm³ e 72 cv no uno 70 que tinha um motor de 1 3 litro foi em 1985 que a fiat decidiu explorar o potencial do uno como pocket rocket aproveitando seu baixo peso seu bom comportamento dinamico e claro o sucesso nas vendas a fiat dizia que o motor do fiat uno turbo i e era totalmente novo projetado especialmente para sobrealimentaçao aquilo era mais conversa de marketing na pratica o motor era o mesmo 1 3 com comando no cabeçote empregado pelo fiat ritmo anos antes adaptado com um sistema de injeçao eletronica multiponto magneti marelli igniçao eletronica e um turbocompressor ihi operando a 0 6 bar era o bastante para ir de zero a 100 km/h em 8 3 segundos com maxima de 197 km/h o uno turbo i e italiano tambem tinha suspensao mais firme na dianteira e na traseira e decoraçao especifica na carroceria com molduras pretas nos para lamas faixas adesivas nas laterais inferiores e na tampa do porta malas opcionais spoiler traseiro integrado e farois auxiliares no para choque dianteiro as rodas tambem eram exclusivas da versao https //www youtube com/watch v=gar83v1wk2y por dentro o uno turbo tinha bancos com apoio bastante generoso e revestimento em veludo combinando com a forraçao das portas o volante de quatro raios trazia o nome da versao estampado de forma nada discreta e o quadro de instrumentos era completissimo com medidores de pressao do turbo temperatura da agua temperatura do oleo e pressao do oleo alguns dos elementos esteticos do uno turbo original certamente serviram de inspiraçao para os uno r brasileiros alias falando nisso os italianos tambem tiveram uma versao esportiva naturalmente aspirada do uno o 75 sx i e tambem lançado em 1985 [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 231023 231047 ] o motor era um 1 5 de 75 cv tambem com injeçao eletronica multiponto o visual lembrava o uno turbo com as molduras nos arcos de roda e o para choque dianteiro dotado de farois auxiliares no entanto nao havia o spoiler integrado a tampa traseira vale lembrar que estas duas versoes ofereciam como opcional um interessante painel digital com iluminaçao verde no uno sx e iluminaçao laranja no uno turbo que tambem vinha com alguns instrumentos extras turbodiesel e selecta em 1986 a fiat colocou no mercado outras duas variantes ineditas no brasil o uno 70 turbo d e o uno 70 selecta ou s matic dependendo do mercado o primeiro era uma especie de versao esportivada usando o visual do uno turbo como base porem equipada com um motor turbodiesel de 1 4 litro e 72 cv embora nao tivesse desempenho necessariamente esportivo o uno a diesel era mais rapido que a versao 70 a gasolina e ainda consumia 30% menos combustivel ja o uno 70 selecta era um caso curioso equipado com cambio continuamente variavel cvt ele dispensava justamente a seleçao de marchas o que tornava seu nome meio contraditorio havia contudo uma alavanca de automatico tradicional com o esquema prndl um grande contraste com o que aconteceu no brasil onde o uno jamais teve cambio automatico e so agora um fiat brasileiro o argo tera transmissao cvt uno turbo i e fase 2 a reestilizaçao que a fiat italiana aplicou ao uno em 1989 deixou o carro razoavelmente diferente em um esforço para mante lo competitivo frente a rivais mais modernos como o renault clio e o ford fiesta contemporaneos a inspiraçao foi o tipo apresentado na europa em 1988 com uma dianteira mais baixa e bicuda alem de uma tampa traseira redesenhada que exigiu novas lanternas traseiras o uno reestilizado ficou mais aerodinamico e 44 mm mais longo o uno turbo i e da segunda fase adotou um novo motor de 1 4 litro derivado do mesmo projeto que daria origem ao motor sevel argentino com um turbo garrett t2 de maior diametro o novo motor chegava aos 116 cv e levava o esportivo de zero a 100 km/h em excelentes 7 7 segundos com maxima de 204 km/h o uno turbo brasileiro tinha um motor bem parecido porem com 118 cv o visual do novo uno turbo era completamente diferente do que se viu no brasil nao apenas pelo design do carro mas pelos adereços enquanto o nosso uno turbo usava um body kit que beirava o exagero com alargadores bem destacados nos para lamas e para choques volumosos pintados na cor da carroceria o modelo italiano tinha para choques pretos com frisos vermelhos prezando pela discriçao e lembrando bastante o tipo sedicivalvole moretti uno folk alem das versoes originais de fabrica o uno europeu ganhou ediçoes especiais feitas por terceiros bem interessantes como o moretti uno folk um conversivel que mantinha apenas as colunas no lugar trocando o teto e a parte superior da tampa do porta malas por uma capota de lona a moretti era especializada em conversoes para modelos da fiat quase sempre conversiveis com esta configuraçao no brasil a sulam fez algo parecido com o nosso uno exceto que na versao brasileira havia apenas um santo antonio no lugar das colunas b deixando o carro mais aberto quando a capota estava abaixada uno turbo os modificados o uno turbo foi um carro razoavelmente popular entre preparadoras europeias na virada da decada de 1990 e elas nao tinham receio de ousar talvez o exemplo mais conhecido seja o uno turbo torino feito pela preparadora giannini com seu caracteristico kit widebody — com para lamas e portas alargados e para choques de desenho mais musculoso alem do visual mais aerodinamico e estranhamente agradavel o uno turbo torino recebia um tapa no desempenho — com potencia aumentada para 148 cv ele era capaz de chegar aos 220 km/h a alema novitec por sua vez criou o uno turbo hormann alem de dar a ele alargadores de para lamas inspirados na ferrari testarossa eles tambem criaram uma nova dianteira com farois quadruplos grade na cor da carroceria e um para choque dianteiro de desenho bem mais agressivo de acordo com as poucas informaçoes disponiveis a seu respeito o uno turbo novitec hormann tinha 200 cv no motor 1 4 turbo mas se tratando de exagero dificilmente se consegue superar a tambem alema langerberg com seu uno turbo extreme da uma olhada nisto demonstraçao de fato extrema do extravagante tuning dos anos 1980 o uno turbo extreme da langenberg tinha para lamas traseiros tao largos que havia espaço para dois pares de lanternas e pneus de 345 mm de largura calçando rodas 15x13 sim a tala era quase igual ao diametro na frente havia rodas de 15x7 polegadas e pneus 205 como se pode notar desempenho nao era uma preocupaçao tao grande pois o carro tinha traçao dianteira e rodas mais largas atras complementavam o look os arcobotantes ao lado da tampa do porta malas e uma enorme asa traseira fixa [gallery link= file size= medium type= grid ids= 231031 231033 231041 ] ja o interior trazia acabamento todo em azul amarelo verde e vermelho como os harlequin da volkswagen so que por dentro nao era exatamente um exemplo de bom gosto mas vale a mençao pela curiosidade
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