a bmw finalmente acordou para o mercado e decidiu lançar uma versao perua do m3 antes tarde do que nunca e poe tarde nisso a audi fez uma perua compacta esportiva pela primeira vez em 1995 sim a rs2 avant e a mercedes nao esperou muito tempo para fazer a sua com um motor v8 de ate 5 5 litros na segunda geraçao da classe c logo em 1998 a bmw esperou so 27 anos para entrar na brincadeira quase nada e pior a bmw poderia ter respondido as rivais a altura com a m3 touring ja em 2000 somente cinco anos depois da estreia da audi rs2 avant — ou seja a imagem das peruas esportivas da audi seria arranhada ainda na infancia hoje elas sao monstros crescidos com uma vantagem reputacional enorme sobre a bmw e quando falo que a bmw poderia ter acabado com a brincadeira em 2000 — ha distantes 22 anos — nao estou imaginando um universo paralelo tirado da minha cabeça abastecida por psicotropicos em dose dupla estou falando isso porque a bmw realmente fez um m3 touring no ano 2000 e depois de fazer um bmw m3 touring ha 22 anos ela simplesmente decidiu que nao iria lançar o carro e o guardou para sempre nas profundezas hadeanas para onde vao os modelos condenados a vida eterna no esquecimento a garagem secreta da bmw motorsport a historia e quase bizarra porque a bmw fez um prototipo da perua m3 e46 para verificar a viabilidade de integrar uma perua m3 a linha de produçao das versoes regulares da perua — e eles descobriram que a perua poderia ser feita sem grandes dificuldades porque a adaptaçao das portas e para lamas na perua poderia ser feita sem a necessidade de ferramental novo e isso quem diz nao sou eu mas a propria bmw 20 anos depois deste prototipo [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 215283 215279 ] o modelo precisaria apenas de um trabalho manual minimo para instalar os componentes especificos do m3 e detalhes do interior apesar da viabilidade a bmw optou por nao fabricar o m3 touring deixando o segmento livre para seus rivais da mercedes e da audi so agora depois de 22 anos agora que o bmw m3 nem se chama mais m3 e que a reputaçao deles — ao menos no ocidente — esta abalada pelas atrocidades estilisticas cometidas em nome da conquista do oriente so agora por outro lado como disse no inicio dessa historia antes tarde do que nunca e melhor ter um bmw m3 touring 2023 aos montes nas ruas de todo o mundo do que te lo apenas na imaginaçao alem disso esta nao foi a primeira vez que a bmw descartou um carro que poderia mudar o jogo de seu segmento eles tambem fizeram um bmw m3 compact e36 pouco antes do m3 touring e46 por volta de 1996 a bmw desenvolveu uma versao hatchback do m3 baseada no serie 3 compact o modelo tinha o mesmo motor seis em linha de 3 2 litros e 321 cv das demais versoes do m3 combinado ao cambio manual de seis marchas a ideia da marca era oferecer ao publico mais jovem uma versao mais acessivel para a linha de esportivos da bmw m [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 215293 215292 215294 215295 ] por dentro ele tinha bancos de tecido mas os dianteiros eram da recaro e tinham cintos vermelhos o volante a coifa do cambio e a coifa da alavanca do freio de estacionamento eram de alcantara as rodas eram as mesmas styling 24m usadas no m3 cabriolet e os para choques e saias laterais eram os mesmos do m3 coupe o ponto forte do m3 compact era a reduçao de peso a traseira mais curta e os bancos mais leves faziam dele um carro 150 kg mais leve que o m3 coupe com uma relaçao peso/potencia melhor ele foi testado pela revista alema auto motor und sport que o achou mais agil mais firme e muito mais preciso que o coupe ha quem diga contudo que caso a bmw o produzisse ele acabaria recebendo um interior mais convencional e o seis em linha teria menos potencia que nos irmaos — afinal ele seria uma versao de entrada do esportivo talvez por isso tenha permanecido com um prototipo ou talvez ele tenha sido sacrificado em nome do m coupe o lendario clownshoe que chegou dois anos depois com a mesma proposta porem em uma embalagem muito mais interessante nesse caso voce esta perdoada bmw mas nao vamos esquecer que o m3 poderia ter chegado mais proximo do amg c63 w204 em termos de brutalidade — o que no fim das contas foi o que levantou a bola da amg para a decada de 2010 porque a bmw chegou a desenvolver nada menos que um m3 gts sedan e90 sim em 2011 a bmw encontrou desenvolveu um gts sedan e o apresentou a uns poucos convidados selecionados o modelo foi apresentado em um evento fechado e nunca teve suas especificaçoes reveladas o que se sabe e que o v8 nao tinha os mesmos 450 cv do gts coupe mas tinha pouco mais que os 420 cv do m3 regular ainda que nunca tenha sido especificado se ele usa o 4 0 ou o 4 4 o que esta claro e que ele usa componentes do gts como as rodas de 19 polegadas freios spoiler traseiro e grade preto cromo o splitter frontal embora parecido com o do gts e menor mas o sistema de escape e o mesmo na epoca acreditava se que ele chegaria a linha de produçao o que acabou nao acontecendo agora se voce quer lamentar de verdade pelos carros que a bmw nao fez aqui vai o mais radical de todos o m3 gtr e46 sim m3 gtr gran turismo racing era uma serie de homologaçao para a american le mans series alms que deveria ter dez exemplares mas acabou com apenas tres — e nenhum deles foi oferecido ao publico a historia começou em 2000 quando a bmw decidiu participar da alms e percebeu que precisaria de um motor v8 para ser competitiva eles entao desenvolveram um novo motor v8 especialmente para o carro com carter seco e angulo de 90 graus o problema e que a alms exigia que os carros de pista deveriam ter uma versao de rua oferecida ao publico em ao menos dois continentes e por um periodo minimo de 12 meses foi assim que nasceu o m3 gtr strassenversion para reduzir os custos a bmw usou como base o proprio m3 gtr da alms com os mesmissimos reforços estrutrais bitolas mais largas molas e amortecedores mais firmes e os mesmos componentes de fibra de carbono — dianteira capo com respiros teto e para lamas alem da asa traseira e do difusor os para choques eram uma variaçao dos componentes de pista modificados para uso em rua por dentro o banco traseiro era removido e os bancos dianteiros substituidos por bancos recaro mas mantinha os vidros eletricos e o sistema de ar condicionado os discos de freio de 325 mm as rodas de 19 polegadas o cambio getrag manual de seis marchas e o diferencial m com bloqueio mecanico eram os mesmos do bmw m3 de rua eles eram adequados a proposta porque o v8 tinha sua potencia reduzida de cerca de 450 cv para 385 cv — um aumento de 42 cv e uma reduçao de 146 kg em relaçao ao m3 comum como dito mais acima a bmw colocou a venda uma serie de 10 unidades porem todas por encomenda no fim devido ao preço altissimo nenhum foi vendido e a bmw guardou os tres unicos exemplares produzidos em 2002 a alms mudou o regulamento novamente e exigiu ao menos 100 carros e 1 000 motores produzidos em serie e a bmw decidiu encerrar sua participaçao na categoria
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