nesta semana enfim a volkswagen apresentou o polo esportivo para o brasil ressuscitando a classica sigla gts com motor 1 4 turbo tsi de 150 cv cambio automatico de seis marchas visual inspirado no gti vendido la fora e recheado de equipamentos ele pode ate deixar a sensaçao de potencial desperdiçado mas e um carro adequado em preço inclusive para o mercado no momento a volkswagen nao costuma dar ponto sem no quase nunca ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] o caso e que sendo um de verdade ou nao o vw polo gts e tecnicamente a primeira versao esportiva brasileira do polo mesmo que o modelo ja esteja em nosso mercado ha quase duas decadas e meia como voce deve lembrar sua chegada ao brasil aconteceu em 1996 quando o polo classic parte da terceira geraçao do modelo começou a ser importado da argentina para substituir o primeiro voyage e o logus visto que a volks optou por nao dar ao gol bolinha a carroceria seda o polo classic sobreviveu em nosso mercado ate 2002 quando foi substituido pelo polo mk4 agora nacional este foi produzido ate o ano de 2014 e so em setembro de 2017 deu lugar a sexta e atual geraçao novamente alinhando se com o restante do mundo e a unica versao esportiva que tivemos neste tempo todo esportiva de fato foi uma pequena serie do gti mk4 importado para ca em meados dos anos 2000 como carro de imagem ou halo car uma versao disponibilizada para atrair entusiastas as lojas e com sorte converter esta atraçao em vendas das variantes mais simples agora que o gts vem trazer algo mais concreto neste aspecto achamos que esta e uma boa hora para falar sobre as outras versoes esportivas que o polo teve ao longo de sua vida da primeira geraçao a atual polo gt mk1 a primeira geraçao do vw polo foi lançada um ano depois do primeiro golf em 1975 e ficava um degrau abaixo dele na linha da fabricante alema desta forma ele nao teve direito a injeçao eletronica em sua primeira versao esportiva que chegou em 1979 e por isto em vez de polo gti ele se chamava polo gt coincidindo com o primeiro facelift do polo que ganhou grade e para choques plasticos o polo gt trazia um motor 1 3 1 272 cm³ com comando no cabeçote que era de aluminio carburador pierburg 2e3 60 cv a 6 000 rpm cambio manual de quatro marchas e a capacidade de acelerar de zero a 100 km/h em 12 9 segundos com maxima de 154 km/h nao era um carro extremamente rapido mas pesava 779 kg e oferecia uma experiencia ao volante extremamente organica como qualquer hatchback pequeno da epoca na verdade o minusculo entre eixos de 2 335 cm³ menor que o do fusca tambem devia fazer sua parte o polo gt original foi fabricado de 1979 a 1981 e e bastante raro polo g40 mk2 foi so na segunda geraçao e apenas em 1987 que a coisa começou a ficar mais seria naquele ano a vw apresentou o polo g40 que trazia um motor sobrealimentado mais precisamente um 1 3 com injeçao multiponto supercharger do tipo g lader um compressor compacto que por fora se parece com um turbo e utiliza dois canais em formato de espiral para empurrar mais ar para dentro do motor capaz de entregar 113 cv a 6 000 rpm e 15 3 kgfm de torque com quase o dobro da potencia do polo gt o g40 mk2 tambem tinha desempenho exponencialmente superior ele ia de zero a 100 km/h em 8 1 segundos e era capaz de chegar aos 196 km/h e ele valia se do maior refinamento em design construçao e acabamento da segunda geraçao tinha visual mais adequado a um esportivo e ainda serviu como plataforma de testes para o supercharger g lader que mais tarde foi usado pelo golf e pelo corrado em suas versoes g60 em 1991 com o primeiro facelift do polo mk2 o g40 foi atualizado com um visual ainda mais especializado incluindo molduras pretas nos para lamas rodas bbs de 13x5 5 polegadas e uma versao atualizada do motor 1 3 supercharged que rendia melhor em baixas rotaçoes o aumento de peso porem aumentou o tempo de zero a 100 km/h par 8 6 segundo 0 5 segundo a mais embora a velocidade maxima tenha se mantido nos 196 km/h polo gti mk3 a terceira geraçao do volkswagen polo como lembramos a primeira a desembarcar no brasil apenas como seda trouxe o primeiro gti da linha mostrando o amadurecimento do carro baseado em uma versao simplificada da plataforma do golf mk3 que embora tenha sido bem sucedido e considerado por alguns entusiastas como o elo mais fraco na historia do golf o polo ficou mais refinado e ainda melhor acabado [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 249133 249134 ] a versao gti era movida por um novo motor 1 6 16v com comando de valvulas variavel com 125 cv a 7 200 rpm e 15 5 kgfm de torque a baixas 3 000 rpm ele foi na epoca o polo mais potente de todos os tempos e seu visual foi moldado a altura com para choques exclusivos grade com padrao favo de mel rodas bbs 2 piece de 15 polegadas que abrigavam freios a disco na dianteira e na traseira farois de xenonio saias laterais maiores e por dentro decoraçao exclusiva que incluia bancos recaro com insertos em vermelho [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 249137 249138 ] o polo gti ia de zero a 100 km/h em 8 3 segundos com velocidade maxima de 195 km/h e ele ainda vinha equipado com ar condicionado automatico volante revestido em couro freios abs com ebd e ate mesmo um navegador por gps como opcional polo gti mk4 o volkswagen polo gti mk4 trouxe novamente um motor sobrealimentado desta vez porem com um turbocompressor ele foi lançado apenas em 2005 quatro anos depois da descontinuaçao do gti mk3 talvez porque a volkswagen estivesse caprichando mais em seu desenvolvimento de fato a plataforma totalmente nova trouxe tambem mecanica completamente distinta agora o gti era movido pelo mesmo motor 1 8 turbo operando a 0 5 bar com cabeçote de 20 valvulas usado pelo golf gti mk4 com 150 cv a 7 000 rpm e 22 4 kgfm de torque entre 1 950 e 4 500 rpm era um motor mais elastico e torcudo que aliado a uma caixa manual de cinco marchas com relaçoes exclusivas ele era capaz de levar o hot hatch de zero a 100 km/h em 8 2 segundos com maxima de 212 km/h [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 249142 249139 ] embora nao tivesse o diferencial com autoblocante o polo gti mk4 nao decepcionava nas curvas graças ao excelente acerto de suspensao que era mais baixa e firme e as rodas de 16x6 5 polegadas calçadas com pneus 205/45 o polo gti mk4 acabou vendido no brasil em quantidade limitadissima 30 exemplares de duas portas importados oficialmente em outubro de 2006 ja como modelo 2007 um mes apos a reestilizaçao do mk4 no brasil como ja dissemos mais acima sua missao era a de ser um halo car e ela foi muito bem cumprida todos os 30 exemplares foram vendidos mesmo com o preço de r$ 99 500 maior que o de um golf gti fabricado no brasil e a volkswagen prometeu manter o programa de importaçao sob encomenda ainda que depois tenha voltado atras mas nos conhecemos alguns relatos de pessoas que acabaram comprando um polo gt de visual parecido porem equipado com motor 2 0 de 120 cv por influencia e indisponibilidade do gti polo gti mk5 o polo mk4 foi vendido no brasil ate 2014 nos pulamos a quinta geraçao que foi lançada la fora em 2009 e produzida ate 2017 o que e uma pena pois o gti mk5 era um carro interessantissimo na epoca do lançamento ele usava uma versao de 180 cv do motor 1 4 tsi com o pico de potencia chegando as 6 000 rpm mais 25 5 kgfm de torque entre 2 000 e 4 500 rpm a força era moderada pelo cambio dsg de dupla embreagem e sete marchas e era suficiente para leva lo de zero a 100 km/h em 6 9 segundos com maxima de 229 km/h o carro agora tinha rodas de 17 polegadas com pneus 215/40 e trazia um diferencial com autoblocante eletronico [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 249148 249149 ] a partir de 2015 o polo gti foi reestilizado e passou a contar com 192 cv entre 4 300 e 6 200 rpm alem de 32 6 kgfm de torque entre 1 450 e 4 200 rpm alem disso o cambio manual de seis marchas passou a ser item de serie enquanto a transmissao dsg de sete marchas tornou se opcional com ela o torque antigo de 25 5 kgfm permanecia o tempo de zero a 100 km/h caiu para 6 7 segundos e a velocidade maxima aumentou para 235 cv e foi assim que o gti permaneceu ate 2017 quando a nova geraçao foi lançada polo r wrc mas o polo gti mk5 nao foi o unico membro da familia em 2013 para homologar a versao de competiçao para o wrc a volkswagen produziu 2500 exemplares do polo r wrc em vez do motor 1 4 tsi o polo r wrc tinha o motor 2 0 tsi emprestado do golf gti recalibrado para entregar 220 cv entre 4 500 e 6 300 rpm e 35 7 kgfm de torque entre 2 500 e 4 400 rpm oferecido exclusivamente com cambio manual de seis marchas o polo r wrc era capaz de ir de zero a 100 km/h em 6 4 segundos com maxima de 243 km/h esteticamente ele destacava se pelos adesivos em azul pelo spoiler mais avantajado na traseira e pelo belo conjunto de rodas de 18 polegadas com pneus 215/35 polo gti mk6 eis a inspiraçao para o nosso polo gts o atual gti apresentado ainda em 2017 usando uma versao ligeiramente amansada do motor 2 0 tsi do golf gti mk7 ele dispoe de 200 cv e 32 6 kgfm de torque a principio acoplado exclusivamente a uma transmissao de dupla embreagem e seis marchas segundo a vw e o bastante para ir de zero a 100 km/h em 6 7 segundos com maxima de 237 km/h [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 249151 249152 ] em novembro de 2018 a volks decidiu dar ao polo gti a opçao pelo cambio manual de seis marchas atendendo a demanda do publico talvez tenha sido tambem uma reaçao as avaliaçoes da imprensa estrangeira que consideraram o desempenho do carro docil demais correto veloz mas sem transmitir ferocidade ou empolgaçao um carro maduro e uma pena que a vw tenha desistido dos ralis pois um polo r mk6 nao seria ma pedida
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