foto ed cunha ph/flickr o retorno que nossa pergunta do dia ontem teve foi extraordinario mais de 700 comentarios ate agora com sugestoes as mais variadas como de costume tivemos que fazer um longo trabalho de seleçao para que as versoes escolhidas refletissem fielmente a ideia da pergunta do dia isso por que versoes esportivas existem aos montes mas as versoes esportivas de carros que ja nasceram divertidos ao volante nao poderiam fazer parte da nossa lista e por isso que ficaram de fora o gol gti a turma ja gostava do gts do gt e amava o carro de paixao os golf esportivos gti vr6 r32… os civic vti si… os escort rs cosworth xr3… e os impreza wrx sti… mesmo o lotus omega com seu desempenho absurdo foi feito sobre um carro que foi objeto de desejo de sua epoca quem nao queria ter o carro mais caro e mais sofisticado que ja havia sido feito no brasil tambem existe a questao temporal e importante que a tal versao esportiva tenha chegado depois que o mercado brasileiro ja havia conhecido o carro o jetta tsi comparado ao comum realmente e um espanco mas eles chegaram ao mercado juntos suzuki swift 1 0 chegou com o gti honda civic vti com o 1 6 comunzinho nao deu tempo de pensar neles como modelos comuns e sem apelo alguns carros usam o mesmo nome de outros mas sao modelos diferentes como o kia cerato koup o civic si atual o citroen c4 vtr e outros exemplos que surgiram na caixa de comentarios da materia de ontem nos procuravamos versoes atraentes de modelos improvaveis daqueles que nunca teriam chamado a atençao de ninguem que nao alguem preocupado com custo/beneficio com espaço com segurança posiçao alta de dirigir ou qualquer outro fator que nao o prazer ao dirigir aqui esta a lista final escolhida por voces fiat oggi css nada poderia despertar menos a atençao do que um fiat oggi por muito tempo ele foi apenas um spazio com porta malas saliente isso mudou perto do final do ano de 1984 quando a fiat para poder coloca lo em competiçoes criou a serie css de comfort super sport e nao ficou apenas na aparencia o carro foi o primeiro fiat com motor acima de 1 3 litros tinha 1 415 cm³ cilindrada que aumentava para 1 430 cm³ nas unidades de pista mesmo com comando mais bravo em razao de um cabeçote feito sob medida ele chegava a 78 cv a suspensao era diferente com barra estabilizadora mais grossa de 21 mm de espessura e novas bandejas de suspensao traseiras as rodas traseiras tinham cambagem ainda mais negativa que a dos oggi comuns mecanicamente suas homocineticas eram mais resistentes e o cambio de cinco marchas tinha marchas mais curtas ele era montado por yuataka fukuda mestre preparador de mao cheia no interior o painel trazia conta giros e a sua esquerda vinham um manometro de oleo e um voltimetro so 300 foram fabricados apenas na cor preta nao da para olhar para um deles e olhar para o oggi do mesmo modo jeep grand cherokee srt8 a menos que voce seja da turma off roader o jeep cherokee nao e o tipo de carro que te faz sonhar acordado ou perder horas nos classificados procurando uma barganha os mais antigos tem aquela suspensao tipicamente americana com curso e rolagem enormes e o v8 gasta mais dinheiro que a alimentaçao da sua familia inteira depois eles começaram a vir com o motor a diesel que logico tem suas qualidades mas continua distante daquilo que chamamos de sonho sobre rodas mas entao um dia alguem na divisao srt achou que seria uma boa ideia colocar um v8 mais forte no grand cherokee tambem nao seria ma ideia colocar uma nova suspensao mais firme e mais baixa rodas maiores pneus esportivos um bodykit invocado e assim nasceu o jeep grand cherokee srt8 um monstro equipado com um v8 de 6 1 litros e 420 cv suspensao bilstein cambio mercedes e freios brembo [youtube id= zf5yfzesang width= 620 height= 350 ] com essas especificaçoes o grand cherokee srt8 chegava aos 100 km/h em 4 8 segundos cobria o quarto de milha em 13 2 segundos a 167 km/h e o melhor de tudo nao tinha limitador eletronico de velocidade sim o limite era a relaçao da quinta marcha que era atingido aos 270 km/h um suv de 270 km/h como nao desejar fiat uno turbo ele ja foi mais do que falado em verso e prosa inclusive por aqui nao por acaso o primeiro carro turbo fabricado no brasil tambem fez maravilhas pela imagem da botinha ortopedica ou melhor do fiat uno considerado ate entao como mero sucessor do 147 nem os 1 6r fizeram tao bem a imagem do carro quanto a versao turbo com motor importado da italia ele tinha 118 cv e era efetivamente esportivo ainda que a fiat ao comemorar seus 20 anos tenha tentado vende lo como o primeiro modelo a seguir o tao falado downsizing nao foi naquela epoca turbo era para andar forte mesmo fiat tipo sedicivalvole no lançamento do tipo as revistas especializadas nao mostraram o menor entusiasmo por ele era um carro espaçoso mas sem nada de especial em desempenho ainda assim o hatch medio chegou a bom preço e vendeu bem a beça mas faltava pimenta que veio com embalagem em italiano nela lia se sedicivalvolve em caixa alta que significa singelamente dezesseis valvulas isso em outras palavras representa que o carro dispunha nos anos 1990 de quase 150 cv ou mais exatamente de 148 cv pode conversar com qualquer fa do tipo qual versao ele escolheria se pudesse duvidamos que seja um 1 6 mpi ford ka xr mesmo com o motor 1 3 endura o ford ka nunca chamou a atençao era considerado feio algo comum em carros muito inovadores mas ai no mesmo ano em que ele recebeu uma reestilizaçao que melhorou significativamente a aparencia de sua traseira principal objeto de critica do carrinho surgiria a versao que o colocaria no radar de apaixonados por carro o xr o xr inclusive veio antes da reestilizaçao mas ja com o novo motor deve ter sido usado para matar as ultimas carrocerias antigas dando a elas um apelo a mais equipado com o motor 1 6 zetec rocam de 95 cv ele nao chamava a atençao por ter mais potencia que o 1 0 nem mais torque ele era afiado nas curvas e dava trabalho a carros muito maiores se chegou caro o mesmo nao se pode dizer do action que vinha com menos itens de aparencia que a ford diga se de passagem nao cuidou para existir em reposiçao coçou a mao de muita gente com grana no banco ou com alguma coisa pra vender para pelo menos dar a entrada suzuki wagon r rr essa sugestao veio de alem mar mas ilustra bem o que queriamos demonstrar um carro sem graça pode ganhar toda a atençao do mundo se ganhar a versao certa que tal uma minivan com motor de 660 cm³ mas com traçao nas quatro rodas e 64 cv em sua versao turbo acredite no japao onde ela e vendida a wagon r rr chama a atençao de gearheads fiat 500 abarth quando foi lançado em 2007 o 500 era apontado como um urbanino ou urbaninho em bom portugues mas sua versao original ja tinha apresentado uma versao abarth ficou a expectativa pela versao moderna daquele foguetinho ao brasil ela so veio em 2014 e ajudou a tirar do modelo a pecha de carro de mulher o banco com posiçao alta de dirigir continua la mas sob o capo o que existe e um 1 4 multiair turbo de 167 cv numero magico entre as versoes que fazem a diferença lembra do s16 isso faz toda a diferença alem da aparencia mais bandida do carrinho com rodas de aro 16 com perfil 45 renault fluence gt o fluence podia ter um otimo conteudo ser seguro espaçoso e ter um motor bastante razoavel para seu tamanho um 2 0 de 143 cv de origem nissan nada disso fez dele um campeao de seu segmento era carro para que estava de olho na melhor relaçao custo/beneficio possivel o que mudou um pouco com o modelo reestilizado que perdeu equipamentos e subiu de preço mas o gt fez com que isso mudasse seu motor turbo de 180 cv quase 40 cv a mais do que o modelo comum vinha aliado a um bom cambio de seis marchas chegava a ameaçar o jetta tsi nao exatamente mas custava bem menos e colocava o fluence no radar de quem nunca nem tinha se dado conta de que ele existia vw up tsi este cara nao e esportivo de novo este cara nao e esportivo mais uma vez este cara nao e esportivo dizemos isso porque a lista de clientes e mesmo de jornalistas que nao entenderam o recado e gigantesca com direito a pega na marginal e tudo o up nao teria espaço no capo para nada alem do 1 0 de tres cilindros com o qual foi lançado para que pudesse ter um desempenho melhorzinho so o turbo daria jeito tanto que veio melhorzinho mesmo em vez de 82 cv a 6 250 rpm 105 cv a 5 000 rpm na europa o golf com o mesmo motor rende 115 cv a volkswagen ja conseguiu tirar dele 272 cv ah mas e o speed up tsi alguem certamente vai perguntar e nos dizemos e perfumaria velho e aceitar pagar r$ 6 000 a mais por uma firula ou outra quando se poderia ter o mesmo carro por r$ 43 990 e ca entre nos um tremendo erro de estrategia da vw que poderia ter reforçado a proposta do carro justamente por nao dar nem a pinta de que ele e esportivo como essa versao faz jogando contra o patrimonio mas por que ele merece estar aqui entao porque o primeiro carro que adota downsizing com motor feito no brasil realmente fez uma tremenda diferença pelo modelo quem nunca nem tinha pensado no up agora o considera seriamente fora que ele ficou mesmo mais legal de dirigir se algum dia ele sera esportivo e outra questao ford taurus sho existe algo menos atraente para quem quer andar rapido do que um seda de quase 5 m qualquer um responderia que nao se nao fosse pelo ford taurus sho ele nasceu com a ajuda da yamaha e seu nome vem de super high output ou algo como entrega superalta de potencia o primeiro sho tinha motor v6 3 0 de 223 cv mas tinha muito mais detalhes saborosos dos quais tratamos em um artigo comemorando seu 25 anos de 2014 toyota corolla xrs americano esqueça a perfumaria que a toyota adotou no modelo fabricado no brasil la nos eua o corolla xrs vinha com 172 cv em um motor 1 8 nada de 2 0 a gasolina o segredo e que ele era girador ainda que muitos reclamem que o corolla e um seda anestesiado duvidamos que os criticos nao iriam querer dar uma voltinha no xrs que merece o nome nem que voce para poder continuar metendo o pau com conhecimento de causa sabemos que muitos vao sentir falta de uma sugestao ou outra mas esperamos que os criterios de seleçao tenham ficado claros no fim das contas quem diria que voce poderia querer comprar algum destes modelos nao e
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