ate pouco tempo atras era facil definir um aston martin em poucas palavras carros rapidos bonitos e bons de guiar mas todos iguais e que seguem praticamente a mesma receita ha anos mas isto mudou a aston martin quer fazer carros diferentes mais bonitos mais velozes e realmente inovadores — mas sem perder sua essencia claro e o aston martin db11 e o primeiro passo neste plano que culminara com o insano am rb 001 como dissemos no post de lançamento o db11 e o primeiro modelo de serie da marca desde o virage de 2011 o primeiro aston martin biturbo e o mais recente membro da linhagem iniciada em 1948 pelo db1 seu desenho e completamente novo assim como o motor v12 e o nome mas sera que ele finalmente deu a aston o sopro de novidade do qual a marca tanto precisava e o que a gente vai ficar sabendo agora — começaram a sair as primeiras avaliaçoes na imprensa gringa e como ja virou tradiçao por aqui vamos pinçar algumas impressoes do pessoal la fora sobre o novo aston martin a primeira coisa que se nota em qualquer carro e bem sua aparencia e o db11 manda bem neste quesito — e um carro bonito muito bonito ele parece um aston martin sem duvida — a grade caracteristica da marca esta la bem como todas as proporçoes que estamos acostumados a ver as lanternas traseiras em forma de bumerangue e tudo mais mas com mudanças em alguns detalhes importantes o db11 consegue deixar bem claro que e totalmente novo e nao uma grande atualizaçao um longo vinco marcado percorre toda a lateral os farois tem desenho mais agressivo que o de costume para um aston a traseira e mais musculosa e alta e os arcos do teto a la audi a1 podem ser pretos prata ou da cor da carroceria nada mais natural contudo — a estrutura do db11 e totalmente nova feita de aluminio colado e responsavel por um aumento geral nas dimensoes em relaçao ao db9 que o substitui no entanto a linha do teto baixissima e as ja citadas linhas mais musculosas o carro parece surpreendentemente compacto e tambem nao e muito espaçoso como diz o top gear a aston margin declara orgulhosamente [que o db11 tem] entre eixos 65 mm mais longo e 28 mm mais largo e que com um aumento de 50 mm no comprimento geral em relaçao ao db9 tem 10 mm a mais de espaço para as cabeças dos ocupantes na dianteira mais 54 mm para as cabeças e 87 mm para as pernas de quem vai atras mas tudo o que voce precisa saber e que os bancos traseiros continuam sendo mais apropriados para levar sacola do que pessoas — ou mesmo crianças o raso porta malas consegue levar um par de malas pequenas tambem entao voce nao devera ter problemas para viajar a dois viajar e uma caracteristica importante do db11 pois ele e um grand tourer no sentido mais tradicional da palavra potente rapido confortavel e luxuoso ao mesmo tempo tambem quebra diversas tradiçoes centenarias da marca a road & track sintetiza isto muito bem a alavanca do freio de mao espremida entre o banco do motorista e a porta — mesma localizaçao de todo db da aston martin desde 1955 se foi tambem se foram os classicos mostradores analogicos substituidos por um painel de instrumentos digital da mercedes a partida e feita por um botao e nao pela costumeira chave no painel que se encaixa como uma fita cassete bastaram 30 segundos dentro do db11 para ficar claro que nao e so um carro novo mas tambem uma quebra nas tradiçoes debaixo do capo — que abre para a frente como deve ser em um carro com uma dianteira tao loooonga — esta outra evidencia o v12 montado atras do eixo dianteiro tem 5 2 litros e 48 valvulas e e feito em parceria com a ford exatamente como o anterior mas a familiaridade para por ai — o motor e um projeto completamente novo e a aston martin garante que e 25% mais eficiente graças a um sistema de desativaçao parcial dos cilindros e ao start/stop e claro os dois turbocompressores [youtube id= zadpqe91r0m width= 620 height= 350 ] sao 608 cv e 71 2 mkgf moderados por um transeixo automatico de oito marchas da zf — suficientes para chegar aos 100 km/h em 3 9 segundos com maxima de 320 km/h e o carro ainda ronca bonito segundo o autoblog o v12 imediatamente prende nossa atençao seu som parece um zumbido no começo mas depois começa a ficar mais estridente ate se transformar em um berro rouco motores naturalmente aspirados sao mais viscerais mas o motor turbo do db11 nao faz feio o carro soa melhor no modo sport plus que da ao motor e a transmissao seu carater mais agressivo agora quando se trata de um gt como o db11 o ruido do motor nao serve para anunciar um carro rapido na pista e sim para impor respeito na estrada nao estamos falando de um esportivo para virar tempo em autodromos — na verdade isto ja deve estar bem claro — mas sim de um carro assustadoramente confortavel no nivel de um bentley nas palavras da road & track eles tambem dizem que o carro flutua sobre pisos ruins mas que e possivel sentir a textura da estrada atraves da direçao que e muito direta e rapida com apenas 2 4 voltas de batente a batente e como ele anda como um bom gt e a resposta equilibrado seguro de si e muito rapido — ainda que bastante conservador quando se quer andar forte os pneus e freios sofrem fadiga depois poucas horas de conduçao animada e o controle de estabilidade e bastante intrusivo — a nao ser que voce o desligue completamente o porte avantajado do carro tambem tem seu papel nesta impressao de acordo com a car and driver gringa o aston martin db11 passa a impressao de estar preso mas ainda e competente e eles continuam foi so quando chegamos a estradas mais abertas nos vales que o db11 se sentiu em casa ele ruge um rugido quieto livre de interferencias eletronicas exceto pelas valvulas do abafador que ficam abertas no modo sport plus inalando as faixas da pista nao e para menos nao faria sentido criar um monstro de pista com um interior tao luxuoso cada carro fica sob a responsabilidade de um unico funcionario nesta parte ha couro e costuras feitas a mao por todos os cantos e a impressao e boa — ainda que o painel digital destoe um pouco da atmosfera classica de qualquer forma em meio a tantas tradiçoes quebradas em sua personalidade o aston martin db11 nao e tao revolucionario assim novamente e a road & track quem explica como na maioria dos aston o db11 e algo que voce aprecia pelo que e nao pelo modo como ele anda considere o processo de pintira que leva de 50 a 100 horas a carroceria e desmontada e cada painel recebe sete camadas de tinta entao cada um deles e pendurado para secar exatamente no mesmo angulo para garantir que o acabamento fique consistente o acabamento metalizado resultante e macio ao toque da vontade de nadar nele ou o interior que tambem leva de 50 a 100 horas para ficar pronto e contem aproximadamente tres peças feitas de plastico todo o resto e pele madeira metal vidro la ou ancantara nao se constroi mais carros assim com o db11 aston martin esta se afirmando como a representante moderna da construçao artesanal sendo a ultima fabricante britanica relevante que restou no mundo esta nos parece a coisa certa a fazer
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