os alemaes como sabemos sao obedientes a logica ao ponto de parecerem robos; seguem tambem cegamente o que e o certo a cada momento sem duvida ou titubeio todo mundo sabe os resultados tragicos deste comportamento no passado mas isso nao os impede de continuar agindo igual o caminho e esse todos seguimos questionar e tabu se ha regra acabou conversa a industria de automoveis segue do mesmo jeito sabemos nao muito depois da bmw começar a fazer sedas em 3 tamanhos 3 5 e 7 nao demora muito para mercedes ser c e e s e a audi fazer a4 a6 e a8 ninguem quer ficar para tras e cada um deles mantem um olho firme no que o vizinho faz durante os anos 1990 aparece o normal questionamento de tamanho exagerado dos carros alemaes vindo nao da alemnha claro mas sim de mercados intlectualizados como a frança e a inglaterra; o ingles jlk setright o mais vocal na proposta de pequeno mas nao barato luxo qualidade e desempenho podem existir tambem em carros pequenos entao por que nao cobrar mais por eles um carro menor e um carro mais eficiente afinal de contas se o espaço interno e igual tal coisa ressoa como verdade na mente logica alema afinal de contas um engenheiro alemao ao ouvir mais logico e eficiente nao pode fazer mais nada a nao ser seguir isso que e mais logico e eficiente chegam a ter calafrios e espasmos como assim mais logico e eficiente do que eu faço e assim que as empresas alemas alheias a todos os sinais de que era uma ma ideia resolveram fazer carros realmente pequenos e espaçosos monovolume mas com preço alto a logica era impecavel mas logica sabemos e um mal vendedor de automoveis se fosse boa quem compraria os profundamente ilogicos suv a gente conhece bem a primeira dessas tentativas o primeiro mercedes benz a class de 1996 era menor que um ford ka em comprimento mas tinha espaço interno de seda classe c e desempenho em segurança passiva crash test de classe e veio ao brasil ate onde foi construido numa enorme novissima moderna e faraonica fabrica em juiz de fora que quase nem funcionou direito e foi sucateada o pequeno classe a podia ser eficiente mas era pequeno atarracado e com qualidade e durabilidade de vw antigo nao mercedes a preço de vectra ninguem o quis https //flatout com br/mercedes benz a class w168 25 anos reflexoes ao comprar um deles/ hoje vamos falar de outra tentativa de se fazer o mesmo mais ou menos na mesma epoca nunca capaz de parecer menos alemao que a mercedes benz ferdinand piech resolve mostrar aos seus pares de unterturkheim como se faz carro pequeno premium alemao o audi a2 que este ano completa 25 anos de idade foi exatamente isso o conceito do a class mas feito de uma forma melhor mas ainda assim por mais que fosse incrivelmente eficiente e inteligente vendeu ainda menos que o mercedes e foi um dos maiores fracassos da empresa e esta e sua historia aluminio na mesma epoca a audi imaginava que o aluminio seria a materia prima de todas as suas carrocerias no futuro o metal era mais caro que aço sim mas nos audi se imaginava que nao faria diferença o primeiro carro produzido com carroceria de aluminio foi o primeiro a8 de 1994; para ele foi desenvolvido o que a marca chamou de asf ou audi space frame existe porque fazer o carro em aluminio nao e igual ao aço um monobloco de aço e feito a partir de varias peças estampadas em chapa fina realmente fina; espessuras de 0 8 mm sao normais soladadas a ponto em dispositivos e robos o aluminio nao se da bem com solda deste tipo entao tudo tem que mudar na fabricaçao em serie a audi primeiro desenvolveu um metodo de rebitagem para substituir a solda a ponto alem disso o asf e diferente peças fundidas e extrudadas de aluminio coladas soldadas a arco ou montadas com parafusos formam um esqueleto base; as chapas estampadas fazem o exterior que nao contribui na estrutura segundo a audi uma carroceria asf pesa mais de 40% menos do que uma construçao de aço comparavel a empresa diz tambem que o lançamento do primeiro a8 foi precedido por um processo de desenvolvimento que durou 12 anos o segundo carro a usar o asf o audi a2 lançado em 2000 o a2 foi produzido na fabrica de aluminio da audi em neckarsulm na alemanha em uma linha de produçao especialmente construida para ele o audi a2 o asf aqui e extremamente eficiente e um grande fator para que o carro pesasse ao redor de 830 930 kg apenas o que para um carro moderno era incrivel um a160 contemporaneo pesava 1240 kg mesmo sendo um carro menor este outro detalhe mais bem pensado pela audi o a2 era pequeno e nao minusculo media 3 826 mm em um entre eixos de 2 405 mm coisa de 200 mm a mais de comprimento que o mercedes a class que tinha um comprimento de vw up [caption id= attachment_384509 align= aligncenter width= 999 ] o conceito al2[/caption] os objetivos de projeto da audi tambem parecem mais interessantes ao inves de focar em dimensoes e estrutura menor que ka espaço de c crash de e focou em desempenho no mundo real em fatores que seriam percebidos pelo cliente transportar quatro pessoas de stuttgart para milao com um unico tanque de gasolina outro objetivo importante era criar um audi pequeno nao um audi barato por ter sido criado pelo proprio presidente do grupo vw ferdinand piech o a2 escapou da burocracia da audi ignorando todas as auditorias racionais e acabou se consolidando em nossa memoria como um dos carros compactos mais requintados de todos os tempos o carro produzido em serie foi precedido de um conceito em 1997 pouco depois do aparecimento do mercedes o conceito se chamava audi al2 e e parecido com o produto final eventual o desenho e de derek jenkins sob a supervisao de peter schreyer que na epoca era chefe do departamento de design da audi nao por acaso o a2 tinha sua identidade visual claramente inspirada pelo audi tt cujas linhas eram assinadas pelo proprio schreyer ou seja silhueta arredondada e detalhes retilineos quase industriais com os farois tao bem integrados as linhas da carroceria que pareciam ter sido estampados nela e uma area envidraçada generosa o caimento do teto era suave terminando em um corte abrupto a famosa traseira kamm e as proporçoes eram harmonicas e agradaveis tudo arrematado pela construçao solida tipica dos alemaes com o mesmo capricho no design e no acabamento que se via nos modelos mais caros do portfolio mecanicamente era um carro simples motor transversal dianteiro mcpherson na frente eixo de torçao atras mas em carro com centro de gravidade baixo e com a suspensao bem acertada garantia uma dinamica excelente para um compacto de traçao dianteira para melhorar a distribuiçao do peso do veiculo sua bateria fica localizada dentro do porta malas sob o assoalho houve quatro opçoes de motor duas a gasolina e duas a diesel primeiro vieram dois motores 1 4 a gasolina e turbodiesel ambos com 75 cv mais tarde em 2002 foi lançada a versao com motor 1 6 turbo fsi de 110 cv que era o unico capaz de cumprir o zero a 100 km/h em menos de dez segundos a versao mais impressionante porem era a chamada 3l [caption id= attachment_384482 align= aligncenter width= 999 ] o a2 3l [/caption] o 3l se referia a 3 litros por 100 km; o equivalente a 33 3 km/l foi o primeiro veiculo de cinco portas a venda na europa com um consumo medio de combustivel inferior a 3 litros por 100 quilometros o 3l vinha com o motor a diesel cambio automatico sistema start stop menor potencia e pneus mais estreitos o a2 3l tinha o menor coeficiente aerodinamico cx entre todos os carros novos da epoca apenas 0 25 a frente do carro incluia um recurso de design incomum chamado serviceklappe que se traduz como escotilha de serviço ou painel de serviço era um painel na borda inferior do capo onde normalmente ficava a grade do radiador atras dele ficavam os pontos de abastecimento de oleo e fluido do limpador de para brisa alem da vareta medidora de nivel [caption id= attachment_384491 align= aligncenter width= 999 ] audi a2[/caption] havia rumores generalizados de que o capo era selado a revista car and driver escreveu recurso do a2 que pode prenunciar o futuro o capo selado na verdade o capo e facilmente removivel sendo mantido no lugar por duas travas giratorias o capo pesando 8 kg entao se solta completamente do carro ao contrario do arranjo articulado usual da maioria dos outros carros graças a escotilha de serviço o capo nao precisa ser removido com frequencia para acessar o motor disse o grande designer stephen bayley recentemente na car magazine o designer do a2 reconheceu plenamente a importancia do conceito avus de j mays de 1991 esse carro estabeleceu uma linguagem de design para a audi que perdurou ate cinco ou seis anos atras do avus o a2 derivou superficies superlativamente confiantes porem simples sob as quais se escondiam fantasmas historicos alem disso detalhes requintados esses fantasmas incluiam aerodinamicos experimentais criados por paul jaray cujo audi k typ de 1923 assim como o a2 nao fazia concessoes a noçoes simplistas de elegancia na verdade era feio como um pug mas de uma forma que persuadia em busca da quimera da eficiencia os designers alemaes frequentemente criavam maquinas com aparencia bastante peculiar o porta malas era enorme para o porte do carro 390 litros com o banco traseiro totalmente recuado mais que o audi a3 da epoca isto tinha a ver com a construçao do tipo sanduiche tambem usada pelo mercedes benz classe a na qual a porçao central da estrutura era usada para acomodar o tanque de combustivel e os componentes eletronicos e permitia um assoalho totalmente plano e melhor aproveitamento de espaço mas nada disso no fim fez dele um sucesso e a mesma historia do a class ainda que o audi pareça um carro melhor na percepçao do publico ele era caro para seu porte e potencia custava bem mais que um vw golf em sua versao de topo alem disso por mais que fosse bem resolvido seu design nao foi bem recebido pelo publico na epoca os compradores que iam visitar uma concessionaria da audi acabavam optando pelo a3 que era maior mais potente mais tradicional e custava praticamente a mesma coisa e quem o comprou enfrentou maois problemas alguns deles que acabam por inviabilizar o mundo de aluminio que a audi imaginava para si centenas de exemplares foram tirados de circulaçao todos os anos pois o reparo na carroceria de aluminio exige um processo mais caro e especializado com soldas tig e com isto mesmo unidades com danos pequenos apos um acidente tem declarada sua perda total isso mesmo olhe a sua volta e veja quantas oficinas reparam aço e plastico aluminio para alta produçao inviavel por causa da infraestrutura de reparo ja instalada a audi colocou enormes expectativas no a2 e investiu um bocado no seu desenvolvimento contudo acabou vendendo apenas 177 000 unidades em sete anos de 1999 a 2005 no mesmo periodo o mercedes benz classe a vendeu mais de um milhao de carros e o a class tambem foi um fracasso por logica apenas ninguem compraria um a3 1 8 turbo ao inves de um a2 de 75 cv mas quem disse que logica e o que queremos em nossos carros
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.