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Audi vai encerrar produção de motores a combustão em 2033
Mais uma fabricante de automóveis anuncia a data de sua transição para os veículos elétricos: a Audi, que diz que a partir de 2026, apenas modelos elétricos serão lançados. Os carros a combustão terão uma sobrevida até 2033 – mas apenas os que sobreviverem até lá. Depois disso, nenhum motor a combustão será feito pela firma de Ingolstadt.
Com a decisão, a Audi será a primeira marca do Grupo VW a abraçar totalmente a eletrificação. A Audi diz que a mudança não será apenas nos carros que a empresa fabrica, mas no modo como a empresa opera. Embora os prazos definidos pela Audi pareçam distantes, na prática é preciso levar em conta o tempo de desenvolvimento de um novo veículo – estamos em 2021, o que quer dizer que, antes de 2026, os modelos que a Audi vende hoje em dia só terão mais uma geração nos moldes tradicionais antes da mudança para os elétricos. E eles devem começar a ser desenvolvidos muito em breve, já com a eletrificação em mente.
Mopar Nationals 2021 acontece neste fim de semana
Os fãs da Mopar podem anotar na agenda: neste fim de semana, entre os dias 27 e 29 de agosto, acontecerá a edição 2021 do Mopar Nationals em Águas de Lindóia (SP), reunindo cerca de 300 unidades dos Dodge nacionais – e, claro, alguns importados dos Estados Unidos.
O evento desse ano comemora os 50 anos do lançamento dos cupês brasileiros da Dodge – Dart (que antes disso só era vendido como sedã), Charger e Charger R/T – e, para marcar a data, colocará lado a lado exemplares do Dodge Charger R/T nas quatro cores de lançamento: Amarelo Boreal, Verde Tropical, Cinza Bariloche e Vermelho Etrusco. Nem mesmo a Chrysler do Brasil tem um registro de exemplares nas quatro cores, juntos.
O encontro também vai relembrar a Dodge Dakota, que deixou de ser fabricada em 2001, há exatos 20 anos.
Além dos clássicos, também está marcada a presença do Dodge Challenger moderno e da Ram 1500 Rebel, para quem ainda não teve a chance de conferi-la de perto.
Novo Citroën C3 brasileiro chega em 2022
Se há uma marca que precisa urgentemente de renovação no Brasil, essa marca é a Citroën. Faz algum tempo que o site da francesa traz apenas um modelo de passeio – o competente, porém já um pouco cansado C4 Cactus – e isso, para um desavisado, poderia até ser sinal de decadência.
Por sorte, a Citroën acaba de se tornar parte da Stellantis e agora tem como parceira a Fiat, que anda acertando em vários segmentos e, atualmente, é uma excelente parceira.
E é por conta dessa parceria que a chegada do novo C3 ao Brasil vai atrasar. Segundo apuração dos colegas do Motor1, o compacto desenvolvido para países emergentes deveria chegar até o fim de 2021, mas agora seu lançamento foi adiado para abril de 2022. Isso se deve a modificações no projeto com toques da engenharia da Fiat, o que segundo a publicação inclui um refinamento maior no projeto. E pode incluir o motor 1.0 turbo GSE da Fiat – o mesmo que será usado pelo Pulse – nas versões mais caras. É algo que, segundo as fontes do Motor1, faz muito mais sentido que importar os motores 1.0 ou 1.2 turbo que a Citroën usa na Europa. Na verdade, o 1.0 GSE chega a ser a escolha óbvia, pois é exatamente esse tipo de compartilhamento de componentes que as fabricantes buscam quando fazem parcerias e fusões.
Para conter gastos, porém, é praticamente certo que o novo C3 virá mesmo com o 1.6 16v da Peugeot, com 118 cv, que já ocupa o cofre do hatchback 208. No C3, deve vir com câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis marchas.
Mercedes-AMG GT híbrido plug-in será lançado em 1º de setembro
A Mercedes-AMG divulgou o mais recente teaser do AMG GT híbrido plug-in hoje (26), e aproveitou para anunciar que o carro será lançado no dia 1º de setembro.
A mais nova versão do cupê de quatro portas contará com o já conhecido V8 biturbo de quatro litros, mais um motor elétrico, para entregar pelo menos 816 cv e 102,1 kgfm de torque. Dados de desempenho ainda não foram revelados, obviamente, mas a AMG já confirmou que o carro será mais rápido que o AMG GT63 S, que leva 3,1 segundos para ir de zero a 100 km/h.
Parte disso se deve ao conjunto elétrico montado no eixo traseiro, composto por um motor elétrico, uma transmissão de duas marchas e um diferencial autoblocante. Ele será alimentado por uma bateria de 6,1 kWh, entregando picos de até 150 kW e torque instantâneo de 32,6 kgfm.
O Mercedes-AMG GT 4-Door Coupé Plug-in Hybrid, como vem sendo chamado, será parte da linha “E-Performance” da AMG. A nomenclatura ainda é um mistério – rumores já apontaram para “GT73e”, mas recentemente também ouviu-se falar em “GT73 E-Performance”.
Toyota Hilux GR Sport é apresentada na Tailândia e chega ao Brasil ano que vem
Repetindo o que fez com o Corolla Cross, a Toyota apresenta primeiro na Tailândia um modelo que depois chegará a outras partes do mundo. Dessa vez, a novidade é a Hilux GR Sport 2022, que mantém o motor turbodiesel de 2,8 litros com 204 cv e 51 kgfm de torque, mas recebe novos elementos estéticos.
Na dianteira, a grade é nova – e, como na GR Sport antiga, troca o emblema da Toyota pela escrita por extenso. A dianteira remodelada é mais robusta e agressiva que antes, mas o restante da receita tem sabor de prato repetido: os detalhes em vermelho e preto nas laterais, as rodas com acabamento escurecido e os badges Gazoo Racing não surpreendem. Ao menos há um novo santo-antônio na caçamba – uma peça mais moderna, com desenho aerodinâmico, no lugar do antigo protetor tubular.
A nova Hilux GR Sport deve chegar à América do Sul no ano que vem, primeiro na Argentina e depois no Brasil, importada do país hermano. Deve ser o bastante para ganhar tempo até a chegada da nova geração.