FlatOut!
Image default
Car Culture História

Audi R10, R15 e R18 TDI: quando os protótipos a diesel dominaram Le Mans

O ano 2000 marcou o início do reinado da Audi nas 24 Horas de Le Mans com o Audi R8 LMP, que conseguiu a incrível façanha de vencer a corrida de 24 Horas cinco vezes em seis anos. Isto levou os organizadores da corrida — o Automobile Club de l'Ouest (ou apenas ACO) e a FIA — a fazer o que sempre fizeram quando um carro começava a vencer demais: alterar o regulamento, exigindo que o R8 LMP usasse restritores de potência cada vez maiores e até mesmo carregasse lastros para tornar seu desempenho mais próximo do resto do grid. Por isso, em 2006 a Audi foi para as 24 Horas de Le Mans com uma novidade: o Audi R10 TDI, cuja maior novidade era um motor V12 biturbo de 5,5 litros movido a diesel. Com ele, a Audi venceu nada menos que três edições seguidas das 24 Horas de Le Mans, e ainda fundamentou as bases para outros dois protótipos a diesel: o R15 e o R18. Mas vamos começar do início. A Audi poderia ter simplesmente realizado modificações no R8 LMP — quem trabalhou com o carro diz que