FlatOut!
Image default
Car Culture

Audi R18 e-Tron quattro, o primeiro híbrido a vencer as 24 Horas de Le Mans – e o campeão a ser derrotado neste ano

Foi uma looooonga caminhada, mas hoje chegamos ao fim da nossa série sobre as Lendas de Le Mans – não por acaso, exatamente na véspera da edição de 2015 da corrida mais épica de todas. E nada mais justo que encerrar falando do Audi R18 e-Tron quattro, que desde 2012 é o rival a ser batido no Circuito de La Sarthe. Como dissemos no último post sobre os Audi em Le Mans, o R18 TDI Ultra estreou em 2011 com um novo motor – um V6 turbodiesel de 3,7 litros e cerca de 530 cv, como mandavam as regras. A queda de potência de quase 100 cv em relação aos anos anteriores foi compensada pela nova carroceria, mais aerodinâmica e com cockpit fechado. Um de seus diferenciais era o fato de o motor ter apenas um turbocompressor, e não dois como seu antecessor, o R15 TDI, ou o rival 908 HDi FAP, vencedor das 24 Horas de Le Mans de 2009. Com ele, Marcel Fässler, André Lotterer e Benoît Tréluyer venceram as 24 Horas de Le Mans em 2011, última edição da corrida antes da invasão dos híbri