foi uma looooonga caminhada mas hoje chegamos ao fim da nossa serie sobre as lendas de le mans nao por acaso exatamente na vespera da ediçao de 2015 da corrida mais epica de todas e nada mais justo que encerrar falando do audi r18 e tron quattro que desde 2012 e o rival a ser batido no circuito de la sarthe como dissemos no ultimo post sobre os audi em le mans o r18 tdi ultra estreou em 2011 com um novo motor um v6 turbodiesel de 3 7 litros e cerca de 530 cv como mandavam as regras a queda de potencia de quase 100 cv em relaçao aos anos anteriores foi compensada pela nova carroceria mais aerodinamica e com cockpit fechado um de seus diferenciais era o fato de o motor ter apenas um turbocompressor e nao dois como seu antecessor o r15 tdi ou o rival 908 hdi fap vencedor das 24 horas de le mans de 2009 com ele marcel fassler andre lotterer e benoit treluyer venceram as 24 horas de le mans em 2011 ultima ediçao da corrida antes da invasao dos hibridos que estrearam em 2011 mas foram adotados em peso apenas no ano seguinte enquanto os carros movidos unicamente por propulsores de combustao interna so poderiam ter traçao nas rodas traseiras os hibridos que traziam motores eletricos e sistemas de armazenamento de energia como o kers poderiam empregar traçao integral era o que a audi precisava para colocar em pratica sua experiencia em carros com a força nas quatro rodas com a capacidade do r18 ultra tdi mais do que comprovada depois da vitoria de 2011 a audi decidiu que o prototipo era bom demais para ser abandonado ja no ano seguinte por isso desde o inicio uma coisa ficou bem clara o r18 ultra voltaria a le mans em 2012 pois tinha tanta chance de vencer ou ate mais do que a novidade que seria preparada o audi r18 e tron quattro e tron assim mesmo com e minusculo e como a audi chama seu sistema hibrido que consistia em dois motores adicionais no eixo dianteiro que tambem funcionavam como geradores um para cada roda e um acumulador de energia na forma de um volante flywheel em ingles para acomodar os dois motores adicionais a estrutura dianteira do carro precisou ser reformulada e o peso total do prototipo foi reduzido para se adequar aos 900 kg exigidos pelo regulamento naturalmente porem o r18 e tron e ligeiramente mais pesado que seu irmao movido apenas a diesel pois alem dos dois motores eletricos ha um sistema de arrefecimento extra na dianteira para mante los na temperatura ideal o motor turbodiesel continuava sendo o v6 de 3 7 litros porem a potencia foi limitada a cerca de 510 cv pelas novas regras que tambem exigiam que o tanque de combustivel comportasse no maximo 60 litros a transmissao sequencial de seis marchas da xtrac tambem foi mantida a novidade eram mesmo os motores eletricos que recebiam a energia acumulada pelo kers e adicionavam mais 101 cv a conta [youtube id= aahsfzclkow width= 620 height= 350 ] o sistema foi projetado para trabalhar o tempo todo dando ao r18 e tron uma potencia efetiva de mais de 600 cv contudo aos olhos das outras equipes isto representaria uma vantagem desleal tanto pela potencia extra quanto pela traçao adicional em curvas por isso foi estabelecido que o sistema so entraria em funcionamento quando o carro estivesse acima dos 120 km/h a estreia do novo carro aconteceu nas 24 horas de spa meses antes de le mans quatro audi terminaram a prova nas quatro primeiras posiçoes sendo que os e tron terminaram em segundo e terceiro definitivamente o resultado na belgica era um bom sinal para os alemaes que chegaram ao circuito de la sarthe largando nas duas primeiras posiçoes logo atras dele vinha o toyota ts030 a aposta hibrida dos japoneses com um v8 a gasolina de 3 4 litros acoplado a um motor eletrico [youtube id= anvn ym50a0 width= 620 height= 350 ] a corrida teve um inicio disputado com os toyota investindo constantemente sobre os audi e ate assumindo a ponta por algumas voltas ao menos ate o cair da noite quando um dos carros japoneses sucumbiu a problemas mecanicos e o outro sofreu um acidente e foi forçado a abandonar a corrida o r18 e tron quattro vencedor trazia exatamente o mesmo trio de pilotos que ficou com a vitoria no ano anterior e foi o primeiro hibrido na historia a vencer as 24 horas de le mans a audi definitivamente nao estava a fim de largar o osso no ano seguinte e por isso apostou firme no r18 e tron quatro para as 24 horas de le mans de 2013 o conjunto hibrido era exatamente o mesmo porem o prototipo teve a aerodinamica revisada e o sistema de escape reformulado alem de receber uma porçao traseira mais longa e baixa a fim de melhorar ainda mais sua eficiencia aerodinamica desta vez tres audi r18 e tron quattro largaram nas tres primeiras posiçoes seguidos de dois toyota a pole ficou com o carro de nº 2 conquistada pelo experiente frances loic duval com um tempo de 3 22 346 logo atras dos audi vinham dois toyota ts030 a corrida prometia [youtube id= zkjnyy0gvbs width= 620 height= 350 ] a briga entre os toyota e os audi foi intensa com trocas de posiçoes ao longo de toda a corrida ate que um problema no audi nº 2 que trazia tom kristensen allan mcnish e loic duval revezando ao volante forçou o carro a fazer um longo pit stop ao retornar a corrida o carro havia perdido varias posiçoes e estava na 24ª colocaçao sendo forçado a ultrapassar rival atras de rival ate voltar a liderança logo nas ultimas voltas no fim das contas os cinco primeiros carros no grid terminaram nas cinco primeiras posiçoes com os audi terminando em 1º 3º e 5º lugares o carro de tom kristensen foi o vencedor dando ao dinamarques a nona vitoria em le mans de sua carreira em 2014 o regulamento das 24 horas de le mans mudou novamente o audi r18 foi amplamente reformulado ficando 10 mm mais estreito e 20 mm mais alto incorporando novos farois e lanternas com led e um novo conjunto aerodinamico o motor teve o deslocamento ampliado para quatro litros e a potencia subiu para cerca de 550 cv a audi tambem trabalhou para melhorar a eficiencia do kers alem de incorporar um sistema que converte a energia termica do escapamento em eletricidade este e capaz de alimentar o kers ou o turbocompressor eletrico outra novidade do carro [youtube id= yuw9os ybh0 width= 620 height= 350 ] ainda esta fresco na memoria ate porque estivemos la a toyota ficou com a pole com seu ts040 enquanto a porsche fazia seu retorno a le mans com o 919 hybrid largando na segunda posiçao os audi ficaram com o 5º e o 6º lugares mas problemas mecanicos comprometeram o desempenho dos rivais o que facilitou a escalada dos dois audi r18 para as primeiras posiçoes o carro nº 2 guiado por marcel fassler andre lotterer e benoit treluyer venceu e provou mais uma vez que o trio de pilotos formava uma bela combinaçao enquanto o nº 1 deu a tom kristensen marc gene e ao brasileiro lucas di grassi a segunda posiçao amanha dia 13 de junho começam as 24 horas de le mans de 2015 e o r18 e tron tera a chance de mostrar mais uma vez porque a audi ja domina as 24 horas de le mans ha uma decada e meia ou voce tem outra aposta
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