FlatOut!
Image default
Notícias

Audi R8 ganhará V6 biturbo do Porsche Panamera como sucessor do V8 aspirado

Já faz um bom tempo que a Audi planeja a adoção de um motor turbo no R8. A primeira vez que ouvimos falar desses planos foi em maio de 2014, quando um protótipo da atual geração foi flagrado em Nürburgring com um ronco um pouco diferente daquele que acostumamos a ouvir de um R8.

O protótipo do vídeo gravado pelos caras do Bridge to Gantry tinha ronco e comportamento de carro turbo, algo fácil de ser notado com alguma atenção. Na ocasião apostamos no 2.5 TFSI de cinco cilindros, uma possibilidade bastante plausível, considerando que o motor produzia 360 cv no TT RS da época e chegou aos 525 cv no conceito A3 Clubsport Quattro, de 2013. A possibilidade se tornou ainda mais realista considerando que o mesmo 2.5 TFSI foi modernizado e agora produz 405 cv no cofre do TT RS da atual geração.

Contudo o lançamento do novo Porsche Panamera mudou um pouco as expectativas para o R8 de entrada. Apesar de várias fontes ligadas à marca falarem no 2.5 TFSI até poucos meses atrás, os britânicos da Autocar cravaram nesta semana que o R8 usará um novo V6 biturbo que foi desenvolvido em parceria entre a Audi e a Porsche para ser usado em uma série de novos modelos, como o Panamera 4S e os Audi RS4, RS5 e RSQ5 — além do R8 de entrada, claro.

Diferentemente do que pensamos inicialmente, o V6 não será posicionado abaixo de um eventual R8 V8, mas sim será o sucessor do modelo V8 da antiga geração. Isso explica porque a Audi lançou a segunda geração do R8 equipada apenas com o motor V10 aspirado. Devido às restrições nos níveis de emissões e na incessante busca pela economia de combustível, a marca decidiu esperar o desenvolvimento do novo V6 biturbo.

Além de ser mais eficiente que o antigo V8 aspirado, ele também será mais potente. No Panamera 4S o V6 biturbo produz 440 cv a 5.640 rpm e 55,9 mkgf entre 1.750 e 5.500 rpm, enquanto o V8 do R8 ficava nos 420 cv. Só que o Audi R8 não usará o V6 com o mesmo acerto da Porsche — as fontes da Autocar falam em uma versão de mais de 500 cv e 69 mkgf para o supercarro de Ingolstadt. Ainda segundo a revista britânica, a Audi confirmou que o motor terá diferentes níveis de torque e potência “dependendo das especificações do carro”, o que significa que, diferentemente do R8 V8, o novo R8 V6 terá mais de uma versão.

Ainda não há data ou previsão para o lançamento do R8 V6 biturbo.