foi apresentada hoje a nova super perua de topo da audi a rs6 avant c8 equipada com o mesmo v8 biturbo de quatro litros do lamborghini urus ela dispoe de 600 cv e 81 6 kgfm sua cara malefica nao nega o poderio do que esta debaixo do capo a audi meio que aproveitou o lançamento da nova rs6 avant para comemorar os 25 anos de suas super peruas linhagem que começou la em 1994 com a audi rs2 avant a super perua alema original que foi sucedida pela rs4 e pela rs6 neste post fizemos algo simples porem trabalhoso catalogamos todas as geraçoes das tres peruas audi rs e surpreendente a variedade de motores que elas tiveram v6 v8 v10 naturalmente aspirado turbinado biturbo todas elas porem com a mesma premissa oferecer dentro de seu segmento praticidade de station wagon e desempenho de super esportivo confira abaixo a linha do tempo das peruas audi rs audi rs2 avant a rs2 foi lançada em 1994 dando inicio a tradiçao da audi nas peruas anabolizadas e nao poderia ter começado melhor usando como ponto de partida a versao perua da audi s2 a fabricante convocou a porsche para dar uma mao e o resultado foi simplesmente epico a audi rs2 era baseada na geraçao b4 do audi 80 mas era tao modificada que tinha um codigo proprio p1 sua receita talvez ate ja esteja gravada a ferro na mente de muitos aqui mas e importante relembrar usando o motor cinco cilindros de 2 2 litros da s2 como ponto de partida a audi e a porsche faziam diversos ajustes importantes injetores de alta vazao sistema de injeçao retrabalhado acompanhado de um novo modulo comando de valvulas mais agressivo e sistema de escape retrabalhado alem de um um turbocompressor kkk 30% maior que o original com 315 cv e generosos 41 8 kgfm de torque a rs2 avant pode nao parecer tao potente assim hoje em dia mas era mais rapida do que qualquer perua tinha o direito de ser ha 25 anos ela ia de zero a 100 km/h em 5 4 segundos e chegava ate os 268 km/h sem falar em todo o cuidado que a audi teve em torna la verdadeiramente especial a rs2 avant tinha diversos componentes inspirados pelos porsche ou vindos diretamente das prateleiras de weissach o para choque dianteiro por exemplo era parecidissimo com o do carrera s da geraçao 993 e os piscas dianteiros eram de fato peças porsche ela tambem vinha com as rodas cup do porsche 964 que tambem cedia os freios eram discos de 323 mm que so podiam ser usados com as rodas do 911 nenhuma outra perua rs da audi trouxe a colaboraçao entre stuttgart e ingolstadt seria interessante mas nao foi necessario a ideia era causar impacto mas a audi tinha expertise tecnica para dar sequencia a linhagem por conta propria no total foram feitos 2 891 exemplares da audi rs2 avant entre março de 1994 e julho de 1995 destes 80 foram importados para o brasil pela empresa de ayrton senna a audi senna auri rs4 avant a sucessora natural da audi rs2 foi a rs4 avant lançada em 1999 para suprir a falta da porsche a audi decidiu tornar as coisas mais radicais adotando um motor v6 biturbo nao muito diferente de diversos esportivos atuais na verdade a rs4 avant era construida sobre a mesma plataforma do a4 e do s4 na geraçao b5 naturalmente porem vinha com diversas modificaçoes os para lamas por exemplo eram mais largos para acomodar as bitolas e pneus maiores os para choques dianteiro e traseiro eram feitos especialmente para a versao e os componentes aerodinamicos splitter frontal difusor traseiro e ate mesmo as aberturas nas laterais do para choque dianteiro eram 100% funcionais e eram necessarios para produzir mais downforce seu aumentar o coeficiente de arrasto este alias era bem baixo para uma perua 0 34 as rodas mediam 18×8 5 polegadas e claro tambem eram exclusivas para a rs4 os freios usavam discos enormes os de 360 mm na dianteira e 312 mm na traseira a audi nao podia fazer um carro pior so por que a porsche nao estava mais envolvida e garantiu que a rs4 avant fosse consideravelmente mais potente que a rs2 com cabeçotes cosworth de aluminio duplo comando cinco valvulas por cilindro e os componentes internos todos reforçados alem de dois turbocompressores borgwarner k04 paralelos e dois intercoolers e ecu reprogramada o v6 de 2 7 litros entregava 381 cv a 7 000 rpm e 44 9 kgfm de torque a 6 000 rpm como mandava o figurino na epoca a rs4 avant b5 so era oferecida com cambio manual de seis marchas da getrag ligada ao sistema quattro de traçao integral o conjunto levava a super perua de zero a 100 km/h em 4 9 segundos com maxima limitada em 262 km/h numeros excelentes para um carro que com 1 620 kg nao era exatamente leve e ainda era muito bonito com para lamas mais largos um body kit que ate remetia a rs2 avant e uma postura bastante agressiva a qual os pneus 255/35 contribuiam de forma decisiva a audi rs4 avant b5 foi vendida entre 1999 e 2001 com pouco mais de 6 000 unidades produzidas foi so em setembro de 2005 ja como modelo 2006 que a rs4 retornou ja na geraçao b7 ela pulou uma geraçao mas a audi fez questao de traze la de volta com estilo dando a ela um v8 naturalmente aspirado de 4 2 litros importante frisar que nao houve uma versao rs do audi a6 b6 a linhagem saltou direto para a b7 estreando em setembro de 2005 o motor em questao tambem nao era qualquer um estamos falando do mesmo v8 que viria a ser usado no audi r8 em 2007 a principal diferença estava no posicionamento do acionador do tem de valvulas na rs4 ele ficava na parte traseira do bloco enquanto no r8 ele era instalado na frente alem disso no r8 o v8 usava lubrificaçao por carter seco era um motor muito avançado todo construido todo em aluminio com quatro valvulas por cilindro ele foi um dos primeiros motores produzidos em serie a contar com injeçao direta de combustivel fsi ou fuel stratified injection desenvolvido a partir dos esforços da audi no campeonato mundial de endurance o wec em ambos os carros ele entregava 420 cv a 7 800 rpm com 43 8 kgfm de torque a 5 500 rpm sendo que 90% ja apareciam entre 2 250 e 7 600 rpm e mais o limite de giro era de estratosfericas 8 250 rpm cortesia das medidas de diametro e curso 84 5 mm × 92 8 mm o motor era ligado a uma caixa manual getrag de seis marchas a unica disponivel que levava a força para as quatro rodas atraves da tradicional traçao integral quattro era o suficiente para que a rs4 avant b7 fosse de zero a 100 km/h em 4 9 segundos com velocidade maxima limitada em 250 km/h segundo a fabricante isto posto relatos da epoca diziam que o limitador de velocidade nao era muito rigoroso e era comum ver exemplares alcançando os 270 km/h sem a remoçao do limite a rs4 avant b7 foi produzida ate 2008 a geraçao seguinte a b8 foi lançada em 2012 no salao de genebra e permaneceu em linha ate 2015 ela tambem usava um motor v8 naturalmente aspirado de 4 2 litros porem calibrado para render 450 cv e para girar a ate 8 500 rpm o torque porem continuou identico a perua agora era capaz de ir de zero a 100 km/h em 4 7 segundos apesar da melhoria no desempenho e da plataforma completamente nova a rs4 b8 era feita sobre a plataforma mlb do grupo vw a perua perdeu um pouco do apelo ao trocar a caixa manual pela transmissao s tronic de dupla embreagem e sete marchas o pacote era completado por discos de freio ventilados de 265 mm na dianteira e 330 mm na traseira alem de rodas de 19 polegadas com pneus pirelli p zero 234/40 opcionalmente podiam ser rodas de 20 polegadas com pneus 265/35 a geraçao atual a b9 foi lançada no ano passado e trouxe de volta o motor v6 biturbo agora com 2 9 litros e injeçao direta nao e a mesma coisa embora seja mais elastico e eficiente o v6 gira menos o teto fica em 6 700 rpm e nao tem o mesmo ronco [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 237475 237477 ] a potencia e de 450 cv mas o torque aumentou consideravelmente para 61 2 kgfm aparecendo entre 1 900 e 5 000 rpm para suportar o maior torque a audi trocou a caixa de dupla embreagem e sete marchas por um cambio automatico zf de oito velocidades que ligado ao sistema quattro de traçao integral leva a rs4 avant b9 de zero a 100 km/h em 4 1 segundos com maxima de 283 km/h se quiser eliminar o limitador pode preparar se para chegar aos 310 km/h na autobahn audi rs6 avant no topo da cadeia alimentar das peruas rs esta a rs6 avant cuja primeira geraçao c5 foi introduzida em 2002 nao muito tempo depois da chegada da primeira rs4 a perua usava um motor v8 de quatro litros com quatro valvulas por cilindro 40 valvulas no total comando duplo no cabeçote e dois turbocompressores um para cada bancada de cilindros ou seja eles atuavam simultaneamente e nao de forma sequencial desenvolvido em parceria com a cosworth o motor tinha saudaveis 450 cv entre 5 700 e 6 400 rpm com 59 1 kgfm entre 1 950 e 5 600 rpm era uma curva de torque notavelmente ampla para a epoca o motor era acoplado a uma transmissao automatica zf 5hp automatica de cinco marchas que claro levava a força para as quatro rodas atraves do sistema quattro de traçao integral com diferencial torsen este era emprestado do audi a8 com motor w12 de seis litros era o bastante para levar a perua que tinha nada esbeltos 1 865 kg de zero a 100 km/h em 4 9 segundos com velocidade maxima limitada em 260 km/h sem o limitador passava se dos 290 km/h a rs6 avant c5 foi a primeira a usar o sistema dynamic ride control da audi que utilizava uma bomba hidraulica para modificar a pressao dos amortecedores em tempo real fosse durante a aceleraçao ou em frenagens e curvas a ideia era mitigar a rolagem da carroceria e tambem os mergulhos naturalmente o sistema nao era exatamente confiavel ainda era algo praticamente experimental e por conta disto muitos proprietarios trocavam os amortecedores hidraulicos por peças ajustaveis do tipo coilover entre abril e setembro de 2004 foram fabricados 999 exemplares da audi rs6 avant plus uma versao ainda mais potente com 480 cv entre 6 000 e 6 400 rpm embora o torque permanecesse o mesmo a potencia extra era cortesia de uma reprogramaçao na ecu e bastava para levar a perua de zero a 100 km/h em 4 4 segundos com maxima de 280 km/h foi na segunda geraçao da rs6 porem que a audi se superou em vez de um v8 naturalmente aspirado a rs6 avant c6 usava um motor v10 o motor era um derivado direto do v8 empregado na rs4 b7 resumindo ao extremo era um v8 fsi com dois cilindros a mais no entanto o curso dos pistoes era menor de 89 mm e havia uma adiçao importante dois turbocompressores operando a 1 6 bar era o bastante para entregar obscenos 579 cv a 6 250 rpm alem de 66 3 kgfm de torque entre 1 500 e 6 250 rpm ou seja a rs6 c6 nao era apenas um dos carros mais potentes do planeta quando foi lançada em 2008 mas tambem tinha uma curva de torque muito ampla e plenamente utilizavel so ficaria melhor com um cambio manual mas infelizmente a unica opçao disponivel era o automatico zf de seis marchas de qualquer forma a perua ia de zero a 100 km/h em 4 6 segundos com velocidade maxima limitada em 250 km/h opcionalmente podia se suprimir o limitador nesse caso o carro era capaz de atingir os 274 km/h a geraçao seguinte apresentada em 2013 e fabricada ate 2018 trouxe de volta o v8 biturbo porem com quatro litros eram 560 cv entre 5 700 e 6 600 cv e 71 4 kgfm de torque moderados por uma transmissao automatica de oito marchas era o suficiente para ir de zero a 100 km/h em 3 9 segundos com velocidade maxima de 250 km/h ou 280 km/h com o dynamic package em 2015 foi anunciada a versao performance com o motor recalibrado para entregar 605 cv e 76 4 kgfm o que reduziu o tempo de zero a 100 km/h para apenas 3 7 segundos enquanto a velocidade maxima do dynamic package passou a 305 km/h por fim em agosto de 2019 veio a audi rs6 avant c8 que noticiamos hoje mesmo com visual mais agressivo a nova geraçao pega emprestado o v8 biturbo de quatro litros do lamborghini urus sao 600 cv e 81 6 kgfm moderados por uma transmissao automatica de oito marchas que leva a força para as quatro rodas de forma permanente e o suficiente para que a nova rs6 avant va de zero a 100 km/h em 3 6 segundos e de zero a 200 km/h em 12 segundos e a versao performance devera ser ainda mais potente e mais rapida
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