FlatOut!
Image default
Car Culture

Audi RS3 Sedan é mais um novo recordista em Nürburgring, Toyota Hilux deve ganhar powertrain diesel híbrido, o fim do Honda NSX e mais

Bom dia, caros leitores! Bem-vindos ao Zero a 300, a nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere conosco!

O Zero a 300 é um oferecimento do Autoline, o site de compra e venda de veículos do Bradesco Financiamentos. Nesta parceria, o FlatOut também apresentará avaliações de diversos carros no canal de YouTube do Autoline – então, clique aqui e se inscreva agora mesmo (e não esqueça de ativar o sininho)!

 

Audi RS3 Sedan é o mais novo recordista de Nürburgring

No ano passado a organização de Nürburgring Nordschleife decidiu tomar para si a responsabilidade de acompanhar e auditar as tentativas de recorde no circuito alemão, em um esforço para padronizar as aferições e garantir uma disputa mais justa. Acontece que isso complicou um pouco as coisas – começando pelo fato de agora existirem dois tempos oficiais: um para o percurso mais longo, de 20,8 km, e um para o mais curto, que não contabiliza um trecho de cerca de 600 metros próximo aos boxes.

No fim das contas, a padronização abriu margem para que as fabricantes consigam emplacar recordes nas mais variadas categorias. Como o Audi RS3 Sedan, que acaba de abocanhar o recorde de “carro compacto mais rápido de Nürburgring” – com um tempo de 7min40s748. São quase cinco segundos a menos que os 7min45s389 do Mégane RS Trophy-R, sendo que ambos os tempos referem-se à versão de 20,8 km do circuito.

Agora, o que pode confundir é esse tal recorde para carros compactos – que é diferente do recorde para carros de tração dianteira. Esse recorde leva em consideração a divisão europeia dos carros por segmentos, na qual os compactos correspondem ao “segmento C”, povoado por aqueles que, no Brasil, consideramos carros médios: os próprios Audi A3 e Renault Mégane, e também Volkswagen Golf, Honda Civic e Ford Focus, por exemplo.

O piloto responsável pela marca foi Frank Stippler, que sentou-se ao volante do RS3 Sedan em junho – antes de o carro ter sido revelado sem camuflagem. Recordando: o novo RS3 Sedan manteve o motor cinco-cilindros turbo de 2,5 litros, que na Europa conservou até mesmo a potência anterior de 399 cv. Nos EUA, a potência aumentou ligeiramente para 406 cv. O sistema de tração integral, contudo, ganhou um novo sistema de vetorização de torque na traseira – o que certamente contribuiu para o desempenho em Nürburgring dramaticamente.

 

Toyota Hilux pode ganhar powertrain diesel híbrido na próxima geração

Projeção: Drive.au

A Toyota pode adotar um powertrain híbrido a diesel para a nova Hilux. A picape deve herdar o sistema do novo Land Cruiser, que supostamente será o primeiro a receber o conjunto.

De acordo com o site australiano Drive.au, o powertrain híbrido a diesel já está em desenvolvimento no Japão e aparecerá primeiro no Land Cruiser Prado – modelo de tamanho equivalente ao nosso SW4 que faz bastante sucesso na Austrália. A Hilux, cuja nova geração está prevista para estrear em 2024 com visual inspirado no novo Land Cruiser, será a próxima.

Ainda segundo as informações da publicação, o novo conjunto híbrido trará consigo uma nova geração de motores V6 a diesel, com versões de 2,5 litros e 3,5 litros. Enquanto o motor maior será usado na Hilux e nos SUVs, o motor de menor deslocamento será empregado em modelos como a Toyota HiAce, luxuosa minivan de passageiros. Em ambos os casos, os veículos equipados com o sistema híbrido terão tração nas quatro rodas.

 

Honda NSX ganhará série especial de despedida

Um dos comebacks mais anticlimáticos dos últimos anos foi protagonizado pelo Honda NSX. Diferentemente do Toyota Supra, cujo retorno foi marcado pela revolta com o uso de plataforma e mecânica BMW, no caso do Honda NSX o que ocorreu foi algo mais triste – ele simplesmente passou quase despercebido. Não duvidamos que ele seja um ótimo carro, até porque todos os reviews indicam que sim. Mas o design pouco inspirado e revelado quase quatro anos antes do lançamento meio que matou a novidade.

O caso é que agora, apenas cinco anos após o lançamento em maio de 2016, o NSX será descontinuado. Vendido como Acura nos Estados Unidos e como Honda no resto do mundo, o esportivo ganhará uma série limitada de 350 unidades antes de ter a produção encerrada.

A Honda escolheu uma nomenclatura clássica para o último NSX: Type S. O NSX Type S original, feito entre 1997 e 2001 apenas para o mercado japonês, era um especial de peso reduzido – tinha rodas BBS mais leves de 16 polegadas na frente e 17 polegadas atrás, bancos Recaro do tipo concha com armação de fibra de carbono e Kevlar, vidro traseiro mais fino e bateria mais leve. Com isso, chegava aos 1.320 kg, cerca de 45 kg a menos que o NSX normal. Na época, a variante Type S era a mais cara entre todas as versões do NSX.

Caso a Honda decida seguir um caminho parecido com o novo NSX, o Type S pode torná-lo um esportivo memorável. É uma pena ter que dizer isso, considerando que o NSX foi um dos primeiros supercarros híbridos, com um V6 biturbo e um motor elétrico na porção central-traseira, mais dois motores elétricos na dianteira. Combinados, os motores entregam 581 cv, moderados por um câmbio de dupla embreagem e nove marchas – o suficiente para que o NSX vá de zero a 100 km/h em 2,7 segundos. Não por acaso, a imprensa premiou efusivamente o NSX na época do lançamento, e a indústria nos anos seguintes adotou a tecnologia híbrida em massa nos supercarros.

O Honda NSX será produzido até dezembro de 2022, e o Type S deve ser revelado nos próximos meses.

 

Great Wall divulga fotos de sua picape média no Brasil

A chinesa Great Wall prepara sua investida no mercado brasileiro, e não deve demorar muito mais tempo. Em sua conta no Instagram, a fabricante publicou fotos da picape média Poer – que não faz questão nenhuma de esconder que foi feita sob medida para brigar com a Toyota Hilux.

Também conhecida como Série P, a picape Great Wall Poer pode ser equipada com um motor 2.0 turbodiesel de 162 cv e 40,6 kgfm de torque; ou com um 2.0 turbo a gasolina com injeção direta, 190 cv e 36,6 kgfm de torque.

Por dentro, a picape também é moderna e traz duas grandes telas para o quadro de instrumentos e a central multimídia. Já na mecânica, o modelo tem um motor 2.0 turbo diesel de 162 cv de potência e torque de 40,6 mkgf entre 1.500 rpm e 2.000 rpm. Na versão a gasolina, o motor 2.0 turbo possuí sistema de injeção direta e gera 190 cv e 36,6 mkgf de torque.

A Great Wall não divulgou data de lançamento ou qualquer outra informação pertinente à picape – diz apenas que ela está chegando. Tudo indica que a Poer vai inaugurar a fábrica de Iracemápolis (SP), que segundo informações extra-oficiais foi comprada da Mercedes-Benz no final de julho. Depois da picape, a Great Wall deve lançar uma gama de SUVs sob a marca Haval, com opções para encarar do Jeep Compass ao Tiguan Allspace.

BMW G310 GS 2022 estreia no Brasil por R$ 35.900

A BMW acaba de renovar sua dual sport de entrada no Brasil – a G310 GS chega à linha 2022 por R$ 35.900.

A moto continua movida pelo monocilíndrico DOHC de 313 cm³, com 34 cv a 9.250 rpm e 2,85 kgfm de torque a 7.500 rpm, que agora traz acelerador eletrônico (ride by wire). A embreagem autodeslizante com assistência também é nova, e a BMW diz que permite maior controle da moto nas frenagens com redução de marcha, além de tornar o acionamento mais confortável.

Fora isso, a G310 GS muda pouco, com novas cores – Branca, GS 40 Anos e Rallye – e os mesmos bons itens de série: ajuste de pré-carga do amortecedor traseiro, freios ABS, descanso lateral com inibidor de partida, iluminação em LED e suporte para bagageiro.

A BMW G310 GS é fabricada em Manaus (AM), na única planta da BMW Motorrad a operar longe da Alemanha.

 

Ferrari 812 GTS recebe tratamento Novitec N-Largo

Depois da F8 Tributo, é a vez da 812 GTS passar pelas mãos da Novitec – que, como já é costume, alargou os para-lamas e fez outras modificações por todo o carro.

Feita sobre a versão aberta da 812 Superfast, a 812 GTS N-Largo ficou 70 mm mais larga na dianteira e 140 mm mais larga na traseira graças a novos para-lamas feitos sob medida em fibra de carbono – que exigiram que a Novitec também instalasse novas saias laterais. E a empresa garante que não se trata de exibicionismo puro: além de acomodar pneus (ainda) mais largos, o novo bodykit também foi testado em túnel de vento e de fato aumenta o downforce produzido em alta velocidade. A Novitec só não diz o quanto.

Os para-choques dianteiro e traseiro também são novos – afinal, precisam se integrar perfeitamente aos novos para-lamas. A Novitec também rebaixou a suspensão em 35 mm, ao mesmo tempo em que adotou um sistema para levantar a dianteira nas rampas. Quem quer arranhar o para-choque, afinal?

As rodas são da Vossen – as NF10 NL, forjadas, com 21 polegadas na frente e 22 polegadas atrás. Elas acomodam pneus 275 na frente e 335 atrás.

Por fim, um sistema de escape sob medida, com catalisadores mais “soltos”, ajuda a aumentar a potência da 812 GTS de 800 cv para 839 cv – reduzindo o zero a 100 km/h de 2,9 segundos para 2,8 segundos.

Serão feitas 18 unidades da Novitec 812 GTS N-Largo. Para saber o preço, só estando realmente interessado e perguntando à própria Novitec.