traçao nas quatro rodas motor 2 0 turbo de 300 cv maxima de 250 km/h o limite ampliado e opcional zero a 100 km/h em 4 9 s controle de largada consumo medio declarado de 14 4 km/l so de ler as informaçoes principais da ficha tecnica a boca ja começou a salivar ainda mais porque ja conheço bem a base do audi a3 sedan 1 8 tfsi e todo o seu potencial para fazer arte com os pneus como se a chave que estava em minhas maos nao fosse o suficiente tinha mais de 250 quilometros a minha frente e destes mais da metade percorridos na famosa autobahn a autoestrada alema famosa pelos trechos sem limite de velocidade o restante estradas de montanha em direçao a austria a versao seda do s3 ja esta no brasil e começara a ser vendida agora em julho e nos fomos a munique para ter uma previa do rojao alemao e amigo a ressaca pos le mans foi quase tao epica quanto a prova em si resumo da opera se voce e leitor do flatout ha algum tempo entao ja conhece de cor e salteado as principais qualidades da base que formam o s3 pois ele usa a mesma plataforma mqb do audi sedan 1 4 tfsi avaliaçao aqui e 1 8 tfsi avaliaçao aqui o grande pulo do gato da mqb e a sofisticaçao de sua construçao que resultou em um peso muito baixo e alta rigidez a torçao ela emprega 30% de aços de alta resistencia hss 17% de aços de ultra alta resistencia uhss moldados a quente chapas formadas por processo de espessura variavel tailor rolled blank alem de aluminio no capo e em alguns componentes de suspensao mesmo com todos os componentes mecanicos extras mais detalhes a seguir o s3 pesa 1 430 kg 155 kg mais leve que o cla45 amg por exemplo entao o que ha de diferente no s3 alem das rodas esportivas aro 18 a unidade avaliada usava rodas de 19 opcionais com pneus dunlop sport maxx rt 235/35 das saias spoilers difusores e para choques esportivos e da dupla saida de escapamento na traseira bem apenas todo o conjunto mecanico e principalmente por ele que voce paga a diferença de r$ 73 mil em relaçao ao 1 8 tfsi topo de linha seu preço esta estimado pela audi em r$ 206 800 no cofre entra a versao mais potente ja feita do ea888 o 2 0 tfsi gerando 300 cv entre 5 500 e 6 200 rpm e 38 7 mkgf de torque entre 1 800 e 5 500 rpm ele tem bloco de ferro fundido cabeçote de aluminio turbo de duplo fluxo com pressao maxima de 1 2 bar rotor de inconel material usado nos escapes de formula 1 e valvula de alivio eletrica comandos variaveis em duraçao e levante pistoes de aluminio aneis e bronzinas com tratamento de baixo atrito valvulas de escape recheadas com sodio para melhor dissipaçao de calor e um sistema de injeçao misto que combina os sistemas direto e multiponto de acordo com a demanda a taxa de compressao e consideravelmente alta para um motor turbinado de alto desempenho 9 3 1 atras dele foi instalado o cambio s tronic de dupla embreagem banhada a oleo e seis marchas usado em conjuntos mecanicos mais parrudos de torque e o restante do conjunto foi redimensionado com molas buchas e amortecedores com calibragem muito mais rigida e que deixam o s3 25 mm mais baixo sistema de freios aprimorado e claro o sistema de traçao nas quatro rodas [gallery columns= 4 link= file ids= 14489 14488 14487 14486 ] aqui vale uma observaçao embora use o nome quattro o s3 nao tem diferencial central do tipo torsen como seus irmaos mais potentes; mas sim o da sueca haldex em condiçoes normais ele funciona como um traçao dianteira e em situaçoes de direçao esportiva ou de perda de aderencia a ecu transfere ate 50% do torque para as rodas traseiras e o mesmo sistema do mercedes benz cla e da volvo a distribuiçao de peso melhorou sensivelmente de 60 40 para 59 41 o diferencial traseiro ajudou na conta mas o bloco mais parrudo e de ferro o 1 8 tfsi e de aluminio acrescentou algum peso extra no nariz dentro o s3 guarda a mesma discriçao do seu irmao bem comportado trazendo pequenos indicios da pimenta extra as maiores diferenças estao no banco com encosto inteiriço e costuras em forma de diamante e no volante que tem base chata revestimento de couro com costuras contrastantes e borboletas para trocas de marcha maiores e com textura aluminizada o que mais em relaçao ao 1 8 topo de linha o cluster de instrumentos passa a ser cinza e ganha um indicador analogico da pressao do turbo embutido no conta giros ha soleiras e pedais de aluminio e nada mais [gallery columns= 4 link= file ids= 14445 14446 14444 14447 ] a ergonomia de direçao e perfeita como em quase todo carro alemao a amplitude de ajustes de altura e distancia da coluna de direçao e do assento permitem transforma lo de um mini suv a um baby brother da dtm; e os comandos do console central sao simples e diretos a curva de aprendizado e plana em suma o s3 mantem a filosofia minimalista e funcional da marca e isso casa perfeitamente bem com a cor preta do seda que avaliamos e o tipo de carro que passa quase despercebido para a maioria dos pedestres e motoristas mas que voce sempre da aquela olhadinha para tras ao se afastar dele depois de estaciona lo especialmente se os metais quentes estiverem tilintando de alegria pois voce o usou da forma para a qual ele foi projetado falando nisso na autobahn a 270 km/h a noite vamos começar pelo o que interessa para a maioria de voces pe na tabua a palavra de ordem do s3 e precisao o launch control dispara o seda aos 4 000 rpm ou seja nenhum berro escandaloso a ecu controla a transmissao para acoplar a embreagem e trocar as marchas com muita rapidez mas sem dar pancadas na nuca e o audi dispara como uma flecha esmagando suas costas com pressao massiva contra o encosto e atingindo os 100 km/h em 4 9 segundos tudo sem cantar pneus sem desvios de rota sem nada senao um dos roncos mais grossos e diferentes que ja ouvimos em um quatro cilindros em linha este e o ronco dos vtec mais nervosos da honda sao os favoritos deste que vos escreve [youtube id= gznfqp5bsxe width= 620 height= 349 ] acelerar a 270 km/h na autobahn a noite e uma experiencia nada menos que epica para quem nao e alemao e ja se acostumou com isso a sensaçao de velocidade nesta ocasiao foi maior porque havia mais carros lentos nas faixas ao lado o que aumenta os riscos pela velocidade relativa mas na alemanha nao existe essa de mudar de faixa sem olhar no espelho de travar a faixa da esquerda ou de colar na traseira dos outros veiculos os motoristas cedem ultrapassagem com centenas de metros de distancia justamente porque a diferença de velocidade nos trechos sem limite da autobahn pode passar dos 100 km/h nada garante que voce todo pimpao a 200 por hora seja engolido por um brabus a 300 km/h num trecho de retas longas a forma que as autobahn foram projetadas levam os motoristas a ser mais responsaveis uns com os outros so fique esperto com carros guiados por pos adolescentes e por moradores de outros paises de passagem fora isso existem alguns outros cuidados atente aos trechos com velocidade limitada nas proximidades de cidades geralmente a 130 km/h mas em locais com obras pode cair para 100 km/h ou menos ; tome muito cuidado ao ultrapassar caminhoes quando estiver muito veloz pois o deslocamento de ar e muito maior e o seu carro esta com peso menor devido a sustentaçao aerodinamica e mesmo sendo tudo muito bom nunca superestime os outros motoristas ha turistas e distraidos como em todo lugar a placa azul indica o começo da autobahn siga na velocidade recomendada de 130 km/h ate topar com a placa da direita que indica os trechos sem limite de velocidade mudanças deste limite sao alertados por placas na beira da estrada ou por grandes letreiros luminosos por fim nao seja um idiota autobahn nao e sinonimo de le mans o fato de nao haver limite de velocidade nao significa que voce pode fazer pegas por ai costurar ou fazer manobras de risco ha viaturas da autobahn polizei policia rodoviaria em quase toda alça e alemaes sao alemaes obedeça o sistema e nao tente dar uma de esperto colado no asfalto o a3 sedan ja tinha nos surpreendido pelo equilibrio e precisao da tocada muito ajudado pela leveza e rigidez da plataforma mqb como falei na conclusao da avaliaçao do modelo 1 8 tfsi o conjunto tinha potencial esportivo de sobra e embora andasse bem era evidente que sobrava aderencia para os 180 cv o s3 preenche a lacuna que faltava com uma patada de 120 cv extras e 13 21 mkgf a mais de torque ou seja o equivalente a um motor 1 6 aspirado extra que ainda sao distribuidos no sistema de traçao integral e amortecidos por uma suspensao de calibragem esportiva e com centro de gravidade mais baixo o que isso quer dizer simples o s3 anda muito mais do que o a3 sedan mas o ganho e equilibrado mesmo com muito mais potencia e torque voce pode acelerar com a mesma intensidade nas saidas de curva de media velocidade porque os pneus dianteiros nao estao sobrecarregados com a tarefa de passar todo o torque do motor ao chao e um automovel que desenvolve velocidade de forma massiva sempre esmagando as suas costas contra o encosto mas que permite um passo de curva veloz e suave trocando rapido de direçao e usando pouco os otimos freios nao e necessario fazer curvas quadradas porque a potencia esta bem dimensionada ao conjunto usando como exemplo um papo que tive com o amigo rafael paschoalin e como se o s3 fosse uma baita de uma moto 600 ou 750 nao uma 1000 toda a experiencia da audi nos sistemas com traçao integral sao facilmente compreendidos neste carro confesso ter torcido um pouco o nariz quando descobri que seus diferenciais operavam por sistema haldex e nao torsen mas tudo isso desapareceu nos primeiros metros de estrada de serra e muito dificil encontrar um carro no qual eu nao senti vontade de mudar nada no conjunto dinamico o s3 e uma destas rarissimas exceçoes amigao para o dia a dia como o seu irmao a3 o s3 tem varios programas dinamicos selecionaveis pela tecla drive select voce opta entre modo esportivo conforto economico de adaptaçao automatica a sua tocada ou personalizado nele voce pode combinar diferentes parametros da forma que quiser o drive select altera o mapeamento do acelerador a rigidez da direçao a carga dos amortecedores o tempo e a agressividade das trocas de marcha o compressor do ar condicionado e altera o fluxo e o ruido do sistema de escape as maiores diferenças sao sentidas no pedal da direita e nas trocas de marcha no modo automatico no modo de economia o acelerador fica praticamente sedado e a transmissao s tronic joga uma marcha em cima da outra mantendo as rotaçoes sempre proximas a 1 200 rpm apesar da proposta esportiva o s3 tem um pacote absolutamente amigavel para o dia a dia mesmo com todas essas sapatadas que dei durante o test drive o consumo nunca esteve abaixo dos 10 km/l uma baita proeza considerando o uso extremo o ronco e grave e ardido mas nao e intrusivo livre de reverberaçoes mesmo no modo esportivo e o conjunto nao e daqueles que te incitam a acelerar em todo momento e um baita de um companheiro para uso diario contudo e obvio que tanta aderencia lateral tem um preço a ser cobrado na alemanha buracos no asfalto nao existem o que explica a foto acima mas deu para ter uma ideia da dureza da suspensao ao andar em estradas de cascalho e ao passar sobre tartarugas e bueiros um pouco mais fundos os pneus de perfil 35 tambem contribuem para isso se voce quer uma referencia a absorçao vertical e parecida com a do atual honda civic no modo mais civilizado e se aproxima a do antigo si na programaçao esportiva sim ha uma ou outra batidinha seca e isso requer algum carinho ao passar por ruas acidentadas mas a sua hernia de disco nao vai reclamar bottom line a audi estima o valor do s3 sedan que chega ja em julho em r$ 1 300 acima da versao sportback que esta nas concessionarias desde fevereiro com r$ 206 800 na etiqueta e obvio que este nao e um carro para qualquer um; se colocando em um nicho muito mais restrito que o a3 sedan acessivel a quem quiser pular de um corolla da vida para um seda alemao de primeira o s3 sedan se encontra na zona mista entre o automovel de uso diario de quem tem verdadeiros canhoes na garagem e o sonho realizado com muito sacrificio de alguns entusiastas com o classico perfil de subaru wrx e lancer evo e dificilmente estes dois grupos estarao insatisfeitos este rojaozinho preto seguramente se tornou um dos meus carros de produçao favoritos deste ano para nao dizer que e o preferido [gallery columns= 4 link= file ids= 14452 14455 14457 14456 ] a turma de ingolstadt conseguiu pegar o potencial do a3 e leva lo ao limite com elegancia de sobra e um automovel veloz pacas tem torque de um v6 de deslocamento grande bebe pouco faz curvas com aderencia lateral comparavel a turma dos rs m e amg da vida e mantem o design sem excessos fazendo dele um esportivo para todo dia agora se o que voce quer e algo extremo e sanguinario talvez no futuro proximo a audi traga alguma surpresa baseada no conceito clubsport quattro de 525 cv nosso palpite ele e o teaser do rs3 sedan ficha tecnica audi s3 sedan 2 0 tfsi motor quatro cilindros em linha transversal 1 984 cm³ 16v cabeçote com duplo comando de valvulas variavel injeçao direta combinada a sistema multiponto gasolina turbo potencia 300 cv entre 5 500 e 6 200 rpm torque 38 7 mkgf entre 1 800 e 5 500 rpm transmissao automatizada de dupla embreagem seis marchas traçao nas quatro rodas com sistema haldex suspensao dianteira do tipo mcpherson e traseira do tipo multibraços freios discos ventilados na frente e atras pneus dunlop sport maxx 235/35 r19 dimensoes 4 46 m de comprimento 1 79 m de largura 1 39 m de altura e 2 63 m de entre eixos porta malas com 425 litros de capacidade peso 1 430 kg itens de serie farois bi xenonio teto solar semi panoramico lanternas e iluminaçao interna de led volante multifuncional ar condicionado digital de duas zonas bancos com regulagens de distancia e altura eletrica para o motorista revestimentos de couro sete airbags freios abs com ebd controles eletronicos de estabilidade e de traçao controle de largada sistema multimidia com tela de 7 e gps sistema start stop sensor crepuscular e de chuva direçao com assistencia eletrica preço r$ 206 800 estimado pela audi para julho o valor nao e oficial
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