no inicio da decada de 1980 a audi revolucionou o wrc o campeonato mundial de rali ao apresentar se com o audi quattro que com turbos e traçao integral estabeleceu um novo padrao de desempenho a competiçao e forçou todo mundo a se mexer e eles se mexeram ja em 1984 as outras equipes tinham desenvolvido prototipos de motor central traseiro extremamente rapidos era o auge do grupo b introduzido pela fia em 1982 e certamente o mais popular entre os fas de rali ate hoje — ate mesmo os que nem haviam nascido carros como o ford rs200 eram criados pensando nos estagios de rali e so ganhavam versoes de rua para fins de homologaçao a traçao integral que havia garantido ao audi sport quattro a dominancia ate 1982 ja nao era mais exclusividade — e agora o motor dianteiro representava uma desvantagem em dinamica [youtube id= kuismxpmwtw width= 620 height= 350 ] no fim de 1985 a audi tentou contornar estes problemas com a versao e2 do sport quattro com motor de cinco cilindros em linha 2 1 litros e 507 cv com a ajuda de um turbocompressor cerca de 50 cv a mais do que a versao anterior e aerodinamica melhorada o sport quattro e2 com walter rohrl e hannu mikkola ao volante conseguiu algumas vitorias na temporada de 1986 contudo o projeto que ja tinha seis anos de idade pedia ha tempos por uma reformulaçao completa ela viria — ou quase — na forma do audi sport quattro rs002 quase porque so foi feito um prototipo para testes e ele jamais chegou a ser testado — nao com estas curvas os engenheiros da audi sabiam que a soluçao obvia para a desvantagem em que se encontravam era adotar o layout de motor central contudo ferdinand piech — que era o presidente da audi na epoca — nao concordava o motor dianteiro deixava o carro de rali mais proximo de todos os outros que a audi colocava nas ruas era bom para o marketing mas seria melhor se o carro ganhasse o campeonato devem ter pensado os engenheiros e na surdina começaram a desenvolver exatamente um prototipo de motor central traseiro para um projeto desenvolvido em segredo nada mais apropriado do que uma categoria secreta o grupo s foi planejado para ser inaugurado sobre as ruinas do grupo b que foi cancelado em 1986 por ser perigoso demais poucas pessoas dentro das fabricantes sabiam da entao futura categoria — so o necessario para que novos bolidos fossem desenvolvidos a ford ja tinha o rs200 do ano anterior lancia toyota e ate mesmo a lada ja tinham desenvolvido prototipos — e a audi decidiu que tambem era sua hora de fazer alguma coisa o regulamento do grupo s limitava a potencia dos motores a 300 cv e por isto nao havia razao para nao reaproveitar o motor do audi quattro que era comprovadamente capaz de render muito mais na verdade o que impressionava no rs 002 era seu visual aerodinamico de forma inedita para os ralis naquela epoca — ele tinha curvas de esporte prototipo mas proporçoes de carro de rali [gallery columns= 4 link= file ids= 18853 18854 18855 18857 ] acontece que pouco ou nada que se sabe sobre este carro havia vindo a tona antes de maio de 2005 — quando um artigo escrito por john mcilroy foi publicado na ediçao de maio de 2005 da revista motorsport nele o autor revela a origem do rs002 que atualmente esta exposto no museu da audi o projeto foi conduzido longe dos olhos dos executivos mais altos em um local que ate hoje nao se conhece a carroceria aerodinamica e feita de fibra de vidro e fibra de carbono sobre uma estrutura tubular esta por sua vez envolve o motor de cinco cilindros turbinado cuja potencia era estimada em 1 000 cv e o sistema de traçao integral quattro maior trunfo da audi nos ralis [gallery columns= 4 link= file ids= 18868 18866 18865 18871 ] tanta potencia porem era um exagero o regulamento do grupo s nao limitaria apenas a potencia dos carros a 300 cv os motores tambem teriam que ter ate 1 200 cm³ de deslocamento — downsizing nos anos 80 de qualquer forma talvez por isso o audi sport quattro rs 002 jamais tenha sido testado em pista — seu hodometro marca apenas 12 km walter rohrl jamais deve ter sentado ao volante deste carro — e o grupo s foi cancelado antes mesmo de sua primeira temporada por outro lado os trabalhos secretos da audi para criar um carro de rali com motor central traseiro renderam outros dois prototipos o primeiro deles feito sob a coordenaçao de roland gumpert — engenheiro que anos mais tarde criaria o gumpert apollo — era essencialmente um sport quattro s1 com o motor em outro lugar este sim foi testado por rohrl — bem longe de ingolstadt na tchecoslovaquia e o lendario piloto elogiou muito o carro — ele disse que era simplesmente melhor do que qualquer outro audi de rali que ele ja havia pilotado acontece que durante uma sessao de testes o carro foi fotografado e teve fotos publicadas em uma revista automotiva austriaca piech ficou furioso com a existencia de um projeto secreto de algo que nao tinha seu consentimento — e assim o projeto foi cancelado imediatamente alem deste existe ainda outro prototipo — sobre o qual nao se sabe absolutamente nada alem do fato de ter sido construido na fabrica da audi em neckarsulm na alemanha — nao ha imagens informaçoes e nem mesmo se sabe seu nome [youtube id= qgxag4w0lsu width= 620 height= 350 ] [ fotos iedei direita3 ]
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