esta avaliaçao foi atualizada com as impressoes dinamicas colhidas na estrada dos romeiros desça para o subtitulo afiado e imediato mas confortavel no fim dos anos 90 mais precisamente em setembro de 1998 surgiu um daqueles carros que atravessam as barreiras das categorias como se estas fossem feitas de açucar com oito centimetros a menos de entre eixos que o a3 com o qual ele compartilhava a plataforma teto de cupe soldas a laser e design assustadoramente parecido com o conceito apresentado tres anos antes vale lembrar naquela epoca os automoveis conceito eram abstraçoes quase sem relaçao com a linha de produçao o audi tt veio ao mundo praticamente criando uma categoria propria para si uma especie de scirocco sem filtros levado ao extremo que acabou criando uma tendencia seguido por modelos como o peugeot rcz e o mini coupe que nunca tiveram o mesmo sucesso mk1 8n 1998 2006 e mk2 8j 2006 2014 teto e a assinatura de estilo a terceira geraçao do audi tt sim seu nome e inspirado no tourist trophy da ilha de man sigla usada pela antiga fabricante alema de autos e motos nsu um dos pilares que fundou a audi foi apresentada em março de 2014 no salao de genebra e lançada ao mercado poucos meses depois agora e a vez do brasil estao desembarcando as primeiras unidades do tt mark 3 ou para os mais aficionados codigo typ fv ele mantem a tradiçao de sua essencia base de plataforma e de mecanica do audi a3 teto amendoado tipico de coupe entre eixos curto ainda que 37 mm mais longo que o da geraçao anterior design esportivo forward thinking mais conceitual que os demais modelos da marca a geraçao 8s mantem a silhueta curvilinea mas os elementos de design ficaram mais retilineos e esguios vincos farois lanternas e grade mas nesta geraçao como veremos mais adiante a experiencia na cabine tambem se tornou particularmente conceitual dando ao audi um toque de preludio do que esta por vir dentro da propria fabricante agora esse pacote e suficiente para manter o cupe como a referencia de vanguarda em seu meio ou sera que o tt aos poucos esta se esgotando em sua propria formula preços versoes equipamentos e cores o audi tt coupe a versao conversivel chega ao brasil no segundo semestre esta disponivel em duas versoes a attraction r$ 209 990 ou 210 mil reais em bom portugues e a ambition r$ 229 990 230 mil reais confira a lista dos principais equipamentos de serie de ambas ampliando a imagem abaixo as diferenças a versao attraction r$ 20 mil mais barata vem com rodas menores 18 x 8 5 em vez de 19 x 9 sem ar condicionado digital automatico nao possui o audi drive select possibilita multiplas calibragens da direçao acelerador cambio e controle de estabilidade nao tem luzes de led no interior dispensa os farois de led e principalmente seu sistema multimidia nao vem com gps tornando se opcional nesta versao um enorme pecado como voces verao na nossa descriçao da cabine a versao topo de linha ambition traz como opcionais o sistema keyless sensor de estacionamento dianteiro e sistema de som bang & olufsen cores solidas amarelo vegas branco ibis preto brilhante metalicas/perolizadas azul suca branco geleira cinza monsao cinza nano prata florete preto mito vermelho tango os acabamentos internos sao sempre pretos cabine a revoluçao na experiencia relogios dizem muito sobre as pessoas os homens da velha guarda sempre dizem sobre os carros podemos afirmar o mesmo um veiculo de proposta esportiva valoriza o conta giros e a leitura periferica objetiva um automovel de luxo possui um verdadeiro trabalho de joalheria no cluster uma marca de classe busca resolver o design com minimalismo e elementos sofisticados um veiculo agressivo e emergente procura explodir cores e texturas em todos os cantos sendo o audi tt uma especie de conceito ambulante faz perfeito sentido o arranjo revolucionario que voces veem na foto acima e no video abaixo em vez de um cluster com uma tela tft espremida entre os copos do conta giros e do velocimetro que tal uma imensa tela de 12 3 ocupando todo o cluster com a capacidade de ser customizada de acordo com o uso sim essa soluçao nos lembra o mercedes benz classe s [youtube id= unxm1n2jemu width= 620 height= 349 ] o virtual cockpit nome dado pela audi a esta tela cluster que costura o sistema de infotainment aos instrumentos do veiculo resolve duas questoes interligadas de ergonomia e de design com uma tela enorme bem proxima ao seu campo de visao da pista o uso do navegador fica infinitamente mais facil e seguro e caso voce queira ampliar o velocimetro e o conta giros para as dimensoes tradicionais basta apertar uma tecla no raio esquerdo do volante no tts que provavelmente chegara ao brasil no fim do ano e possivel ate mesmo deixar o conta giros gigante centralizado como nos porsche o unico porem e que com este arranjo o audi acaba ficando um tanto quanto pilotocentrico o passageiro mal vai conseguir operar o radio e alguns poderao sentir falta do trabalho de joia no cluster a questao de design e simples com a tela no cluster finalmente o painel volta a poder amarrar as duas extremidades laterais sem a interrupçao daquele enorme ruido visual a tela do sistema multimidia isso permitiu que a audi desenhasse um painel mais achatado ampliando a sensaçao de espaço e dando um toque mais esportivo a peça e de plastico emborrachado com varias texturas diferentes e detalhes prateados mas o virtual cockpit e so parte do conceito olhe com atençao as saidas de ventilaçao este trio central nao lembra os da ferrari f430 sim os comandos de ventilador temperatura e fluxo do ar estao todos embutidos nas proprias saidas no anel externo voce controla a vazao e a direçao do ar com essa soluçao o painel ficou minimalista ao extremo nada de tela nada de botoes de ventilaçao o que restou foi um delicado filete de teclas nas quais voce seleciona o modo de conduçao desliga o start/stop controle de traçao pisca alerta aciona o spoiler traseiro ele sobe sozinho acima de 120 km/h e desliga os alertas do sensor de estacionamento o minimalismo tambem se estendeu aos controles do sistema multimidia em vez de quatro teclas satelite ao lado da roldana principal apenas duas em vez das quatro teclas para selecionar entre navegador telefone radio e midia duas teclas direcionais o unico pecado e a tecla de volume largada sozinha adiante do cambio no fim das contas quando voce entra no audi tt a impressao inicial e de estar faltando uma serie de coisas aos poucos voce descobre que esta tudo ali embutido no design mas depois que sai dele fica com a impressao de que ha um excesso de informaçao intoxicante na maioria dos paineis dos carros de luxo os bancos por outro lado acabam seguindo por uma receita um tanto quanto tradicional sim eles possuem otima ergonomia e apoios laterais ajustes eletricos milimetricos inclusive para o passageiro e materiais de primeira couro nas laterais alcantara no centro mas quando recordamos das forraçoes estilo luva de baseball dos modelos antigos ficamos com a impressao de faltar provocaçao conceitual similar a que vimos no painel espaço traseiro bem um par de mochilas viaja confortavelmente ali como voce pode ver nas fotos acima a posiçao de direçao e bastante esportiva da pra deixar o assento muito proximo ao assoalho as pernas ficam esticadas para a frente e a coluna de direçao pode avançar bastante em direçao ao motorista se o volante de base chata e uma opçao de estilo em muitos carros por ai no tt e design funcional dando mais espaço para as coxas a evoluçao da especie mecanicamente e estruturalmente nao existem grandes segredos no audi tt e uma evoluçao que combina recentes novidades do grupo volkswagen nao uma revoluçao sob o capo ele usa a variante de terceira geraçao do ja conhecido ea888 familia que equipa do jetta ao audi s3 2 0 turbo quatro cilindros cabeçote com coletor e carcaça da turbina integrada e duplo comando variavel da admissao e no escape mais sistema de levante variavel nas valvulas de escape o audi valve lift e o famoso sistema de injeçao direto combinado ao multiponto em resumo veja a ilustraçao acima tirada do material do audi a3 sedan 1 8 o tradicional sistema multiponto de injeçao e mais eficaz energeticamente sob direçao civilizada a injeçao direta e melhor em situaçoes de alto desempenho e tambem trabalha em rotaçoes mais baixas injetando combustivel em dois tempos durante a admissao e no momento da compressao com tudo isso combinado o novo tt coupe entrega uma bela mesa de torque emendada ao pico de potencia 37 7 mkgf de torque entre 1 600 e 4 300 rpm e 230 cv entre 4 500 e 6 200 rpm e numeros de consumo inmetro mais que razoaveis para o seu desempenho 9 9 km/l em ciclo urbano 12 7 km/l no rodoviario performance zero a 100 km/h em 5 9 s maxima limitada eletronicamente a 250 km/h cambio voce ja o conhece dupla embreagem sistema umido banhado a oleo s tronic seis marchas dez programaçoes adaptativas que agem como camadas dentro do modo dinamico escolhido usa dados como velocidade aceleraçao angulo de esterçamento forças de aceleraçao lateral e longitudinal e inclinaçao do veiculo o audi tt oferece cinco modos dinamicos apenas na versao ambition que alteram o mapeamento do acelerador e da transmissao carga da direçao programaçao do esp e compressor do ar condicionado efficiency comfort auto dynamic e individual customizavel por parametro ah traçao dianteira nada de tt quattro no brasil ao menos por enquanto a audi nao fala mas o tt coupe e estruturado em uma variante mais sofisticada da plataforma mqb a mesma do golf empregando em seu monobloco 15% de chapas de aluminio 6% de aluminio fundido 6% de seçao de aluminio e 73% de aços convencionais combinados a aços de alta e de ultra alta resistencia alguns deles com perfil em omega e outros formados a quente com isso o novo tt perdeu 50 kg nesta nova geraçao seu entre eixos aumentou em 37 milimetros agora 2 50 m dando um pouco mais de espaço aos ocupantes de frente atras o espaço continua virtualmente nao existente 2+2 baby e melhorando sua dinamica em curvas de alta velocidade ele ficou 10 mm mais baixo 1 35 m e tambem perdeu 10 mm de largura com o centro de gravidade mais baixo nao ha danos em transferencia de peso lateral pela reduçao das bitolas a suspensao segue com a classica receita de mcpherson na dianteira e sistema multibraços atras afiado e imediato mas confortavel no evento de lançamento nossas impressoes dinamicas tinham sido comprometidas pelo curto percurso escolhido pela marca uma rota de 37 km cerca de vinte minutos ao volante na rodovia rj 106 que liga araruama a sao pedro da aldeia movimentada com trechos em obras e alguns radares para nos permitir avaliar a dinamica de forma apropriada semana passada a audi emprestou o veiculo desta vez um branco perolizado por alguns dias e eu alem de circular com o tt nas esburacadas ruas de sao paulo experimentei um pouco de seus limites da famosa e montanhosa estrada dos romeiros o video estara disponivel a partir das 20 45 de hoje 17/6/2015 [youtube id= l xtrl9xarm width= 620 height= 349 ] o que temos ai senhores e um veiculo de traçao dianteira com um dos melhores equilibrios entre agressividade dinamica e conforto de rodagem ele trabalha com carga de suspensao relativamente confortavel lembrando um pouco a absorçao do golf gti com o qual ele compartilha a plataforma e apresenta relaçao peso potencia parecida o golf pesa 1 351 kg e tem 220 cv 6 1 kg/cv o audi tt 1 335 kg e 230 cv 5 8 kg/cv de forma geral o tt permite uso diario bem tranquilo destaque para a eficacia energetica do conjunto nao e dificil fazer 10 km/l na cidade ou mais so exigindo cuidado especial com buracos e falhas no piso mais acentuadas pois o curso e curto e nestas condiçoes de absorçoes extremas voce descobre os batentes sem tanta dificuldade mais ou menos como no hot hatch da volks a sensaçao de empuxo e um pouco maior no tt ultrapassagens na estrada ficam ridiculamente faceis mas a diferença mesmo esta na tocada das curvas o audi tem pneus uhp ultra high performance hankook ventus s1 evo2 bem largos 245/35 r19 carroceria bem mais baixa entre eixos 13 cm menor e o resultado de tudo isso sao reaçoes incomparavelmente mais imediatas e um passo de curva mais veloz mas antes disso voce vai descobrir o quanto e bacana brincar com o trail braking nas entradas de curva de media pra cima com o audi tt freie tarde comece a aliviar progressivamente o pedal de freio enquanto suavemente inicie o esterçamento em direçao ao ponto de tangencia voce vai sentir a traseira escorregando de uma forma ate mais acentuada que no novo mini cooper nao precisa contra esterçar pois o deslizamento e bem sutil basta manter o volante neutro e reacelerar ja em curvas menos abertas a tendencia dele como em todo audi e de ser sub esterçante mas a diferença aqui esta no entre eixos de apenas 2 50 m a frente aponta rapido meu caro com inercia polar baixa reaçoes mais afiadas que a media da marca e comunicabilidade da direçao muito boa mas nao transparente o peso artificial da caixa atrapalha pode ser configurado a curva de aprendizado no tt em termos de pilotagem e um pouquinho mais alta que com os outros carros mas ainda assim e um veiculo facil de ser dirigido esportivamente e tendo uma evoluçao do ea888 sob o capo e facil extrair uns bons cavalos a mais com um remapeamento de ecu e retrabalho de admissao ja que o escape e dificil de se trabalhar considerando que o cabeçote integra parte da carcaça da turbina e o proprio coletor de escape a ergonomia de pilotagem lembra bastante a do audi r8 inclusive na altura do ponto h junçao do quadril e na forma como as pernas se projetam para a frente para acionar os pedais como dito la em cima aqui o volante de base chata tem funçao dar amplo espaço vertical para baixo permitindo que voce esterce com rapidez sem que suas maos esbarrem nas coxas no modo dynamic alem de os mapeamentos do acelerador controle de estabilidade cambio e carga de direçao serem alterados o sistema de audio do veiculo reforça a massa do ronco do motor reproduzindo ondas medio graves simulando a reverberaçao de escapes esportivos e dando uma pressao extra nos ouvidos embora seja dificil de distinguir prefiro usar a programaçao customizavel individual para deixa la identica a dynamic mas sem esse emulador pois os pneus ja reverberam o suficiente na cabine o cambio de dupla embreagem segue como um dos diferenciais da marca instantaneo quase telepatico quando nos modos de troca automatica e acompanhado de um sutil vrap de contragolpe de pressao no sistema de escape nas trocas feitas na programaçao esportiva na cidade ele sempre mantem as rotaçoes proximas aos 1 500 rpm jogando uma marcha em cima da outra para reduzir a resistencia mecanica da transmissao e aumentar a autonomia essa e uma das caracteristicas mais bacanas do tt e que tambem esta presente em seus primos audi a3 e s3 esportivo quando voce quer conveniente quando voce precisa bottom line fazer contas com o audi tt e algo complicado ele nunca foi barato e sempre foi derivado do audi a3 que por sua vez compartilha a mesma base do golf desde o seu nascimento o que o cupe oferece e uma experiencia diferenciada tanto pelo design quanto pelo acabamento e o virtual cockpit entra como a cereja do bolo do produto reforçando a sua mensagem de vanguarda se o tt e uma compra atraente para o jovem executivo que quer um automovel sofisticado diferenciado pratico e exclusivo mas sem tanto compromisso com a pura performance afinal o golf gti entrega coisa parecida por muito menos e em sua faixa de preço temos o brutal bmw m235i avaliaçao em breve vale lembrar que para o povo hardcore existem o tts e o ttrs o primeiro deve chegar ao brasil no fim deste ano tirando a relaçao grana performance da jogada o tt e um baita de um automovel all arounder curto cabe em qualquer lugar com suspensao razoavelmente confortavel muito eficaz energeticamente com um belo sistema de audio bang & olufsen e uma experiencia de usabilidade unica e extremamente pratica este e um produto maduro feito para ser usado em todo tipo de ocasiao cidade estrada diversao nas montanhas e ate mesmo um track day sua etiqueta nao e democratica e e bem pouco racional mas ele nunca se comprometeu a atender a estas exigencias de mercado nao e mesmo serviço test drive & afins audi tt coupe 2015 agende o seu test drive necessario se cadastrar em tenho interesse encontre a concessionaria mais proxima ficha tecnica audi tt coupe ambition 2015 motor quatro cilindros em linha bloco de ferro fundido e cabeçote de aluminio transversal 1 984 cm³ 16v cabeçote com duplo comando de valvulas variavel injeçao direta combinada a sistema multiponto gasolina turbo potencia 230 cv entre 4 500 e 6 200 rpm torque 37 7 entre 1 600 e 4 300 rpm transmissao dupla embreagem s tronic traçao dianteira suspensao dianteira do tipo mcpherson e traseira do tipo multibraços freios discos ventilados na frente e solidos atras com abs e ebd pneus hankook ventus s1 evo2 245/35 r19 dimensoes 4 17 m de comprimento 1 83 m de largura 1 35 m de altura e 2 50 m de entre eixos capacidade do porta malas 305 litros peso 1 335 kg itens de serie nesta versao farois bi xenonio farois lanternas e iluminaçao interna de led volante multifuncional ar condicionado digital single zone bancos com regulagens eletricas de distancia e altura revestimentos de couro e alcantara seis airbags freios abs com ebd controles eletronicos de estabilidade e de traçao sistema multimidia com tela de 12 3″ cluster e gps sistema start stop sensor crepuscular e de chuva direçao com assistencia eletrica controle de velocidade de cruzeiro sensor de estacionamento traseiro sistema de limpador dos farois preço r$ 229 990 maio de 2015
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