o goodwood festival of speed e a maior celebraçao ao automobilismo do ano carros de competiçao de todas as eras e categorias sao convidados a subir a colina da propriedade de lord march no reino unido e a gente simplesmente nao se cansa de acompanhar o espetaculo mesmo que seja pela internet e e por isso que ainda estamos falando de goodwood [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] na ultima ediçao que aconteceu durante este fim de semana varos carros chamaram nossa atençao naturalmente e entre eles um se destacou ainda mais o bmw e36 ai em cima que provavelmente e um carro conhecido por varios leitores trata se de um monstro de hillclimb feito por georg plasa que era figurinha carimbada em eventos de subida de montanha por toda a europa nao apenas porque era um piloto de mao cheia mas tambem porque seus carros roncavam muito muito bonito [youtube id= 6kdmplmjt6a width= 620 height= 350 ] acima podemos ver o carro subindo a colina de goodwood o carro hoje esta aos cuidados da equipe da kw e como podemos ver esta em excelente forma com jorg weidinger duas vezes campeao no campeonato europeu de hillclimb o bmw serie 3 virou 46 43 segundos e foi o terceiro mais rapido desta ediçao e o mais rapido com motor a combustao interna [youtube id= 0d oj0dxry4 width= 620 height= 350 ] mais rapidos do que ele apenas o vw i d r de romain dumas que virou 43 86 segundos dias depois de a dupla dominar a subida de pikes peak ; e o hipercarro nio ep9 com peter dumbreck ao volante que registrou 44 32 segundos colina acima nao vemos problema em colocar os videos dos carros eletricos aqui tambem ajuda a destacar o ronco do v8 judd [youtube id= ouwajira8ie width= 620 height= 350 ] nao da para nao notar a especificidade do recorde no caso do nio ep9 o carro de rua com pneus slick mais rapido do festival of speed o serie 3 e36 era seu projeto mais antigo ha videos do carro datados de 2006 na internet e a receita nao podia ser melhor em retrospecto um monobloco de bmw 320i e36 aliviado pesando parcos 895 kg que recebeu um v8 projetado pela judd companhia fundada em 1971 por jack brabham que havia acabado de se aposentar como piloto depois de conquistar tres titulos mundiais um deles com um carro feito por ele mesmo junto com o engenheiro john judd em 1988 a judd começou a fornecer motores para a formula 1 criando um rival para o consgrado cosworth dfv o judd cv v8 de 3 5 litros de acordo com as regras da f1 na epoca tinha 608 cv e dava aos carros equipados com ele mais velocidade do que o cossie tanto que a maior velocidade na temporada de 1988 foi atingida pelo brasileiro mauricio gugelmin que chegou aos 312 km/h no grande premio da alemanha em hockenheim com seu march movido por um v8 judd [youtube id= i6h_yknqtnc width= 620 height= 350 ] acima com sir jackie stewart no comando a judd continuou fornecendo motores para equipes de formula 1 ate 1997 para equipes como williams lotus tyrrell e arrows a partir de 1991 os motores passaram a ser v10 em vez de v8 mantendo o mesmo deslocamento de 3 5 litros e chegando a espantosos 760 cv nas ultimas versoes nos anos 2000 os motores judd tambem passaram a ser usados em prototipos esporte e carros de turismo e atualmente a companhia oferece diferentes motores v8 e v10 para qualquer um que tenha um carro de corrida e esteja disposto a pagar por seus serviços [youtube id= anmrirmassy width= 620 height= 350 ] georg plasa era um deles o motor de seu serie 3 e36 com o qual competiu por muitos anos e um v8 de 3 4 litros naturalmente aspirado com corpos de borboleta individuais e capaz de entregar 550 cv a 10 200 rpm sendo que o corte de injeçao acontecia as 12 000 rpm o carro tem um kit aerodinamico flossman baseado nos serie 3 de competiçao que feito de material composito e compreende para lamas face dianteira e capo alem de novos para choques; e a estrutura dianteira original foi trocada por um subchassi tubular fotos brz/flickr em uma de suas ultimas configuraçoes conhecidas o carro tinha transmissao sequencial hewland de seis marchas embreagem sachs carbos de tres discos diferencial drexler com autoblocante suspensao mcpherson nas quatro rodas com amortecedores kw ajustaveis e braços de titanio e freios ap racing com discos de 360 mm na dianteira e 305 mm na traseira no mais nao ha muitas informaçoes plasa era do tipo que preferia correr com seus carros em vez de ficar postando fotos e fichas tecnicas na internet [youtube id= 5cxqlgrvqqm width= 620 height= 350 ] [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] seu outro projeto foi um bmw serie 1 cupe conhecido como bmw 134 por causa do deslocamento do motor v8 que segundo consta era igual ao do serie 3 senao o mesmo plasa participou de provas de subida de montanha com o serie 1 com ele em 2011 e ha alguns registros sensacionais do cupe com ronco de formula 1 como o video abaixo gravado na subida da falperra em portugal [youtube id= a4ujh 3bdna width= 620 height= 350 ] infelizmente porem plasa pode conduzir o bmw 134 por pouquissimo tempo o piloto morreu em julho de 2011 aos 51 anos em um acidente durante uma prova na italia a coppa carotti quando saiu da pista e atingiu o paredao ao lado do asfalto a 200 km/h acredita se que a gaiola de proteçao pode te lo atingido e causado sua morte optamos por nao colocar imagens do acidente aqui porque elas podem ser fortes demais para algumas pessoas e tambem porque preferimos lembrar do que georg fazia quando estava vivo e fazendo o que mais gostava e muito bem feito sugestao do leitor eli carlos
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