nobody ever understood sportscars better than donald healey allan girdler a maioria dos brasileiros teve pouca conexao com os carros criados por donald healey; a maioria deles nao veio em grande quantidade ao brasil e portanto sao raros mas por todas as narrativas sao sempre sensacionais parece que mister healey tem uma coisa importante em seu portfolio de habilidades entende que um carro esporte começa pela posiçao do motorista se ela e acertada todo resto vem facil pessoalmente so entrei em um dos carros que criou; mas em breve devo remediar esta falha no curriculo e aproveitando isso resolvi contar para voces a historia do mais popular de todos os carros criados por ele; e de quebra tentar chamar a atençao para um veiculo pouco conhecido aqui mas que merece mais o austin healey e interessante falar dele por nesta epoca arida de hoje nos faz lembrar que nao se precisa de muito para se fazer um carro esporte realmente sensacional e acessivel bastam componentes de um carro barato qualquer e alguem que saiba o que faz um cozinheiro habilidoso que faça pratos magnificos mesmo a partir de ingredientes mundanos [caption id= attachment_357916 align= aligncenter width= 939 ] leonard lord e donald healey em um austin healey 100[/caption] o austin healey tem na verdade dois pais; a parte austin vem do impulso de um certo ditador industrial famoso e temido mas engraçado bem de pertinho chamado leonard percy lord e e com ele que a historia de hoje começa austin leonard lord ja foi descrito como homem de produçao desbocado e obstinado era um daqueles tiranos sem estribeiras que pontilham pela industria vez ou outra movendo tudo adiante com o seu drive e ambiçao ao mesmo tempo que traz a inevitavel destruiçao e problemas por onde passou [caption id= attachment_357914 align= aligncenter width= 999 ] leonard percy lord 1896 1967[/caption] chegou ao topo de sua carreira cedo crescendo do chao de fabrica para ser o segundo em comando da morris; e chegando la queria mais william morris o lord nuffield nao estava pronto para dar lhe isso leonard pede demissao em 1936 e reaparece olha veja so como presidente da empresa arquirrival da morris a austin nao era um cara para ser contrariado nosso amigo leonard como se pode ver lord entao se tornaria durante os anos 1950 e 1960 a figura mais poderosa da industria inglesa em 1952 preside a compra da morris pela austin e a formaçao da bmc que ele chamava de bugger my competitors danem se meus concorrentes uma vingancinha que nao escapou a ninguem leonard lord e responsavel entao por quase tudo de bom da industria inglesa dos anos 1950 e 1960 epoca de imensa criatividade e atividade do mini ao austin healey muito do que achamos grande hoje veio de sua aprovaçao ou pedido mas tambem a culpa pela desorganizaçao e bagunça que se tornou a bmc e depois a british layland e rover group que acaba acabando com a industria de massa inglesa por completo e dele em grande parte um ser humano tao humano que torna os inertes ceo de hoje parecidos com robos de carne e osso [caption id= attachment_357917 align= aligncenter width= 922 ] lord com o mini original 1959[/caption] lord viria a falecer em meio as negociaçoes que formariam a bl em 1967; mas nao vamos falar dessa epoca vamos voltar um pouco atras nos anos 1950 quando exportar para os eua era tudo para a industria inglesa e a austin metia os pes pelas maos em toda tentativa ate que leonard lord resolveu pegar o assunto e resolver ele mesmo healey enquanto leonard lord um cara que veio do nada tinha sua persona profissional forjada no chao de fabrica sujo barulhento e foul mouthed da morris dos anos 1930 donald healey levava uma vida totalmente diferente ainda que ligada tambem a esta incrivel maquina que chamamos de automovel [caption id= attachment_357911 align= aligncenter width= 890 ] donald healey 1898 1988[/caption] healey era bem nascido filho de um comerciante de sucesso em cornwall com tino latente para mecanica desde muito novo o pai lhe compra um apprenticeship um curso de aprendizado on the job comum na inglaterra entao na sopwith; famosa industria de aviao que faria o mais famoso caça ingles da primeira guerra o biplano sopwith camel healey chega a voar bombardeiros na primeira guerra por causa disso mas acidentes acabam por desinteressa lo pelos avioes depois da guerra abre uma oficina de automoveis https //flatout com br/o nome e healey donald healey/ mas nosso amigo healey parecia mais interessado em um novo esporte que descobrira do que em consertar carros para os outros se tornou um famoso piloto de rali e sua oficina virou preparadora para seus carros participou pela primeira vez no rally de monte carlo em 1929 dirigindo um triumph 7 mas em 1931 donald healey venceu o a famosa prova dirigindo um invicta 4½ litre e ficou em segundo lugar geral no ano seguinte esta historia e sua relaçao com a criaçao do agente 007 contamos ja aqui no flatout https //flatout com br/quando os ingleses copiaram a alfa romeo na cara dura/ sua fama como piloto de rali e dono de oficina acaba por faze lo ser convidado ao seu proximo emprego chefe do departamento experimental da triumph nos contamos aqui no flatout o que ele fez em seguida uma copia perfeita do alfa romeo 8c de jano entao o carro esporte mais avançado do mundo tecnicamente alem deste exotico superesportivo criou o mais comum tambem triumph southern cross [caption id= attachment_357908 align= aligncenter width= 999 ] triumph southern cross outro healey [/caption] mas e depois da segunda guerra que decide que empresas nao eram para si criaria ele mesmo automoveis como sempre em ingleses deste tipo acreditava que ele sabia fazer carros esporte melhor que qualquer um e pronto produzindo em pequena quantidade e alto preço healey teve bastante sucesso nos anos 1940 onde a procura de carros era grande e a oferta minuscula [caption id= attachment_357909 align= aligncenter width= 999 ] healey elliot saloon 1946 1950[/caption] em 1946 lança sua linha de carros e o seda healey elliot incrivelmente era o mais veloz seda fechado de produçao do mundo cronometrado a 168 km/h os carros de healey entao usavam motor riley de quatro cilindros e 2 4 litros um motor hemi com dois comandos um de cada lado do bloco e valvulas no cabeçote opostas acionadas por varetas e balancins o chassi era tipo escada mas com todas as seçoes de longarina e travessa fechadas e um design inteligente e leve a suspensao dianteira era independente por molas helicoidais e braços arrastados com amortecedores girling a suspensao traseira usava um eixo rigido riley com molas helicoidais o design da suspensao permitiu combinar molas suaves e confortaveis com excelente comportamento e aderencia a estrada freios hidraulicos lockheed ainda enormes tambores nas quatro rodas foram usados [caption id= attachment_357910 align= aligncenter width= 999 ] healey silverstone o carro esporte de donald healey em 1949[/caption] o healey silverstone de 1949 e o mais famoso deles um excepcional carro esporte com paralamas separados motor recuado 200 mm para tras e pronto para vencer corridas; o seu nome veio da pista em que venceu em sua estreia com 900 kg divididos igualmente entre os eixos e 105 cv do motor riley preparado ate hoje e uma experiencia incrivel ao volante mas a produçao permanecia artesanal e pequena apenas 104 silverstones foram feitos entre 1949 e 1950 e todos os healey juntos fabricados de 1946 a 1954 somam 616 carros donald healey trabalhando com seu filho engenheiro geoff sabia que precisava de volume e exportaçao para a america viaja para la para tentar entender o mercado e a viagem e excepcionalmente produtiva consegue um contrato para produzir um novo carro junto com a nash americana o nash healey; com motor nash de seis cilindros em linha e 3 8 depois 4 1 litros e carroceria de fibra de vidro dobraria a produçao de sua fabrica de 1951 a 1954 mas melhor que isso percebeu que havia um enorme buraco no mercado americano para ser preenchido; entre os baratos e lentos mg t type e o exotico e caro jaguar xk 120 [caption id= attachment_357913 align= aligncenter width= 999 ] nash healey series ii[/caption] e e nesse ponto ao voltar para casa que a historia de donald healey se encontra com a de leonard lord austin escolhe healey a primeira tentativa da austin fazer um carro criado especialmente para exportaçao para os eua foi o a90 atlantic o primeiro carro totalmente novo do pos guerra da austin lançado em 1949 era um conversivel de quatro lugares foi um fracasso total [caption id= attachment_357921 align= aligncenter width= 999 ] austin a90 atlantic 1949 1952[/caption] para piorar as coisas lord nuffield o nemesis de lord e da austin curtia um confortavel sucesso na america com os mg primeiro o tc depois o td a mg morris garages era parte do imperio nuffield lord resolve entao que um especialista em carros esporte de fora da austin teria mais sucesso que seu time interno informa a industria que estaria disposto a fornecer peças e ajudar quem fizesse um carro esporte de sucesso nos eua com componentes austin [caption id= attachment_357922 align= aligncenter width= 999 ] austin healey 100[/caption] a lenda diz que donald healey fez o seu healey 100 sem saber disso a partir da ideia que teve em sua viagem aos eua; os componentes mecanicos do a90 era so feliz coincidencia o healey 100 o primeiro prototipo foi avistado por lord num canto do salao de earls court em londres 1952 e antes mesmo de abrir as portas para o publico ja tinha novos logotipos austin healey lord fechara negocio com healey prometendo produzir 600 unidades por mes mesmo nao tendo capacidade de fazer isso a realidade nunca impediu lord de fazer algo parece mas na verdade mais dois carros foram mostrados em earls court um da frazer nash e outro da jensen ambos com mecanica do a90 mas eram carros maiores e mais pesados e sem a visao de mercado precisa de donald healey aquela entre o mg e o jaguar mas sim era uma competiçao tanto que a jensen fornecedor de estampados e carrocerias para a industria ao saber que o healey foi o escolhido apareceu com uma oferta para a austin produzir os austin healey em suas instalaçoes um contrato de sucesso para a jensen que duraria ate 1967 e depois ao jensen healey e permitiria a ela fazer seus proprios carros inicialmente com mecanica seis cilindros austin tambem o austin healey e o que era este primeiro carro o austin healey 100 basicamente uma estrutura monobloco formada por um chassi perimetral soldado ao curvao e assoalho formando um carro conversivel belo e pequeno nele era montada toda a mecanica do austin a90 atlantic isso significa um grande quatro em linha ohv de caminhao grande baixo giro e torque desde sempre media 87 3 x 111 1 mm para um total de 2660 cm³ e 90 cv a transmissao de quatro velocidades do a90 com comando na coluna permanecia mas modificada de forma inusitada a primeira marcha curta demais para ser util num carro tao leve continuou la mas sem seletor de marcha a segunda marcha do a90 e a primeira do austin healey o carro tinha 3 marchas entao agora com alavanca no assoalho e para compensar um overdrive era parte do equipamento possivel de ser acionado nas duas ultimas marchas significa tambem um chassi simples com suspensao dianteira independente e traseira por eixo rigido e feixe de molas semi elipticas tudo do a90 a direçao com braço pitman tambem era do a90 os freios eram enormes tambores girling de 11 polegadas com acionamento hidraulico mas tudo era acertado por donald e seu filho ja que a especificaçao do carro por contrato era de healey; ele depois entao recebia apenas um royalty por cada carro vendido o resultado foi um carro unanimemente adorado pela imprensa rapido torcudo agil e uma delicia de dirigir [caption id= attachment_357947 align= aligncenter width= 941 ] 100 6 a versao de seis cilindros[/caption] o 100 do nome se referia a velocidade maxima possivel em mph o equivalente a 160 km/h na verdade foi demonstrado por varias vezes que o carro pedia chegar a mais que isso; a revista motor inglesa por exemplo chegando a 106 mph ou 171 km/h e versoes especiais de recorde chegariam a muito mais o carro e pequeno mede 3 835 mm num entre eixos de 2 286 mm 90 pelegadas feito defender e baixo aos 1200 mm o austin healey 100 originalmente vinha com pneus diagonais 5 90x15; a medida atual radial seria 165 r15 apesar de realmente parrudo de estrutura e com motores de ferro fundido nada leves pesava apenas 950 kg uma caracteristica marcante do 100 era o para brisa ao contrario dos carros esporte tradicionais onde o para brisa podia ser rebatido para frente para diminuir a area frontal no austin healey ele descia para tras fazendo um para brisa inclinadissimo mais bonito e ainda mais aerodinamico que seus concorrentes genial [gallery ids= 357940 357941 357939 ] versoes especiais apareceram em seguida o 100s acima de 1955 a primeira e mais rara; apenas 50 existem alem da grade diferente oval tinha carroceria de aluminio um cabeçote especial de aluminio da weslake comando mais bravo e 132 cv freios a disco nas quatro rodas completavam a especificaçao deste pequeno puro sangue feito a mao na oficina de healey o 100s chegou em terceiro lugar nas 12 horas de sebring e venceu a categoria em sua estreia; o s do nome nao e sport; e sebring por sua raridade e desempenho hoje valem acima de 1 milhao de dolares; varias replicas existem porem feitas usando se carros normais como base cuidado ao ouvir que o carro e um 100s portanto probabilidade diz que nao e [caption id= attachment_357948 align= aligncenter width= 999 ] 100m o melhor dos austin healey [/caption] o ano de 1955 viu aparecer a segunda geraçao bn2 com um cambio proprio de quatro marchas ainda com o overdrive nas duas ultimas marchas o 100m tambem aparecia uma versao mais simples do 100s sem tantos componentes exoticos mas com motor alterado para 110 cv a 4500 rpm via mais compressao carburadores su duplos e comando a suspensao tambem era ajustada com barras estabilizadoras maiores [caption id= attachment_357938 align= aligncenter width= 999 ] seis cilindros o healey 100 6[/caption] em setembro de 1956 aparece a evoluçao do carro agora o motor era o seis em linha de 3 litros da austin estes austin healey chamados inicialmente de 100 6 depois austin healey 3000 sao hoje conhecidos como os big healey os motores bem mais pesados originalmente nao ofereciam mais desempenho em relaçao ao 100; com o tempo e a evoluçao na sua potencia mudaram isso o motor era o bmc c series e antes existia debaixo do capo do grande austin westminster era um grande seis em linha ohv medindo 83 4 x 88 9 mm para um total de 2912 cm³ 2 9 portanto e nao 3 0 litros como propagandeado inicialmente eram 102 cv mas logo em seguida seria aumentado para 117 cv com a instalaçao de um coletor para dois su e cabeçote revisado eventualmente o 3000 mk iii teria nada menos que 150 cv equipado com tres carburadores su de duas polegadas versoes 2+2 existiram para o carro de seis cilindros o big healey foi o carro dominante nos ralis do inicio dos anos 1960; um circulo completo desde que donald healey começara a competir na categoria 30 anos antes apenas com o advento dos mini cooper e sua incrivel desenvoltura na neve foram deixados de lado https //www youtube com/watch v=pdapbwwgka8 numeros falam pouco aqui o carro e como um cobra em miniatura com torque a toda rotaçao e vontade de andar rapido os motores de caminhao aqui ajudando ao inves de ser um impedimento no exato meio do caminho e preço entre o mg e o jaguar foi um grande sucesso que durou por toda era de ouro do carro esporte acabando somente em 1967 num mundo muito diferente do que o em que nasceu [gallery ids= 357937 357931 357932 357945 357942 357943 ] quando morreu a bl nao tinha substituto para ele; um grande problema para healey e a jensen que eventualmente faz os dois se juntarem no jensen healey um carro sensacional se nao fosse a atuaçao nele de outra lenda colin chapman mas isso e historia para outro dia [caption id= attachment_357906 align= aligncenter width= 999 ] 3000 mk iii 1967 o ultimo[/caption]
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