uma boa parte dos entusiastas concorda que o primeiro superesportivo moderno do mundo foi o lamborghini miura que em 1966 estabeleceu de uma vez por todas o conceito de motor central traseiro em v e formato de cunha para os supercarros nem todo mundo sabe porem que a audi quase adiantou esta tendencia em tres decadas mais precisamente em 1934 com o auto union type 52 — um supercarro com motor v16 que pode ter sido a primeira inspiraçao para o bugatti veyron mas alem de nos mostrar como uma das maiores obras da engenharia moderna goste dele ou nao e isto o que o bugatti veyron e esta historia nos mostra novamente que a audi e a porsche tem uma ligaçao muito mais antiga do que alguns de voces talvez imaginem se a relaçao entre a volkswagen e a porsche remonta praticamente a quando as duas companhias foram fundadas o mesmo nao pode ser dito da audi que foi comprada pela vw em 1965 ha algumas semanas contamos a historia do auto union type c o carro que foi desenvolvido pela auto union em parceria com ferdinand porsche o type c venceu 25 grand prix entre 1935 e 1937 e ajudou a construir a fama de pilotos lendarios como tazio nuvolari bernd rosemeyer e hans stuck ao lado de seus concorrentes da mercedes benz se tornou um dos simbolos do automobilismo pre guerra no começo da decada de 1930 o cenario mundial nao era dos melhores apesar dos tempos de paz a crise de 1929 colocou o planeta em uma depressao economica e mesmo sendo um engenheiro reconhecido chamado ferdinand porsche as ofertas de trabalho eram escassas sem oportunidades porsche decidiu unir se a dois amigos chamados adolf rosenberger e karl rabe para fundar a hochleistungs motor gmbh companhia de motores de alta eficiencia e juntos começaram a desenvolver um motor de corrida por conta propria para tentar vende lo a quem quisesse ou pudesse comprar como vimos quem comprou o projeto foi a recem formada auto union resultado da fusao entre quatro marcas menores audi dkw horch e wanderer mas o type c com seu v12 supercharged de 527 cv nao foi o primeiro carro projetado por porsche e seus colegas adolf rosenberger e karl rabe antes dele veio o auto union type a de 1934 em vez do v12 de seis litros o type a tinha um v16 de 4 4 litros com a ajuda do compressor o motor entregava 295 cv a 4 500 rpm — o que ja era impressionante — e era capaz de levar o carro aos 280 km/h de acordo com testes realizados em nurburgring e avus ele precisou se transformar em type b e depois em type c para conquistar sucesso nas pistas mas seu legado para o mundo tambem e extremamente importante porque ele serviu — ou iria servir — de base para o type 52 enquanto trabalhava no desenvolvimento daquele que seria conhecido como beetle kafer ou fusca ou qualquer outro dos varios nomes que o carro do povo teve pelo mundo ferdinand porsche imaginou uma versao de rua do type a porsche entao chamou erwin komenda para cuidar do design de sua futura criaçao o professor ja tinha tudo planejado um carro baixo com motor central traseiro capaz de levar pelo menos tres pessoas e dotado de uma versao mais mansa do v12 de corrida — em vez de 295 cv ele teria 200 cv a 3 650 rpm e seria capaz de levar o type 52 cujo peso previsto era de nada esbeltos 1 750 kg aos 100 km/h em 8 5 segundos com maxima de 200 km/h — um desempenho bem acima do que qualquer carro da epoca seria capaz de entregar chame o de supercarro se quiser nao se sabe muito a respeito do projeto alem do que e possivel ver nestas ilustraçoes — o raio x acima publicado por uma revista na decada de 80 e estes sketches assinados por komenda tudo indica que porsche planejava uma versao de tres lugares com o motorista no meio e outra com entre eixos maior e uma segunda fileira de bancos o caso e que o projeto foi abortado ainda naquele ano por razoes desconhecidas — talvez por ser ambicioso demais ou porque ferdinand porsche estivesse ocupado demais com o volkswagen cujo desenvolvimento estava a todo vapor em 1934 ele ganhava seus primeiros prototipos e dificil imaginar a força do impacto que um carro de rua aerodinamico futurista e equipado com motor de carro de corrida teria na industria automotiva da decada de 30 ou o tamanho da mudança nos padroes de desempenho da epoca o que se sabe e que o type 52 acabou influenciando outro conceito da audi apresentado em 2000 no autostadt nas adjacencias da sede da volkswagen em wolfsburg [gallery columns= 4 link= file ids= 16477 16476 16475 16474 ] trata se do audi rosemeyer um conceito inspirado nos auto union de corrida da decada de 30 que lembra muito o type 52 especialmente nas proporçoes e no fato de usar um motor de 16 cilindros seu nome e uma homenagem ao piloto bernd rosemeyer o motor e um w16 de oito litros e 792 cv capaz de levar o rosemeyer aos 350 km/h mais tarde o motor ganhou quatro turbocompressores e foi parar no cofre do bugatti veyron agora entregando 1 001 cv o rosemeyer jamais foi pensado para se tornar um carro de produçao mas ha quem diga que ele so nao foi fabricado porque alem de caro demais criaria concorrencia com os modelos da lamborghini que havia sido comprada pela audi em 1998 mas o motor aparentemente nao foi a unica coisa que o veyron herdou do audi rosemeyer — na verdade a silhueta do conceito e seu conjunto frontal parecem ter inspirado diretamente o visual do bugatti — que por sua vez e obra do eslovaco josef kaban ha quem diga ainda que o rosemeyer foi o primeiro a trazer algumas ideias que seriam levadas adiante no audi r8 que usa o mesmo v10 do lamborghini gallardo porsche audi bugatti lamborghini alguma duvida de que todas as marcas do grupo vw ja estavam ligadas desde o inicio
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