o nome cisitalia e um daqueles que soam familiares mas nao estao no mesmo nivel de ferrari porsche ou maserati alguns de voces os com melhor memoria podem se recordar no papel que a empresa teve na fundaçao da abarth afinal foi um cisitalia com motor flat 12 porsche o ultimo carro feito por carlo abarth antes de fundar em 1949 a empresa que levava seu sobrenome e usava o emblema do escorpiao por causa do signo do seu fundador ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] mas hoje nao vamos falar da abarth ate porque ja temos uma materia que conta esta historia em detalhes mas sim do que ocorreu depois que a cisitalia e carlo abarth seguiram caminhos separados o engenheiro austriaco deu inicio a uma bem sucedida parceria com a fiat que dura ate hoje ja a cisitalia mudou se para a argentina e de certa forma deu o pontape inicial o dono da cisitalia se chamava piero dusio e ele era presidente da juventus na epoca o time pelo qual ele havia jogado suas tres unicas partidas como jogador profissional antes de aposentar se forçosamente por causa de um joelho machucado o prototipo feito com a ajuda de carlo abarth o cisitalia 360 usava mecanica porsche porque ferry porsche filho do dr ferdinand porsche tambem tinha uma participaçao na empresa acontece que na epoca seu pai estava preso na frança condenado por colaborar com os nazistas anos antes e todo o dinheiro que ferry mantinha na cisitalia foi usado no processo de liberta lo a cisitalia quebrou carlo abarth ganhou um pe retaguarda e dusio pegou suas coisas e partiu para a argentina levando consigo o prototipo e o que havia sobrado da cisitalia depois de gastar rios de dinheiro com o carro de corrida graças a esta confusao toda porem a argentina ganhou sua primeira fabricante de automoveis internacional a automotores argentina ou simplesmente autoar nao foi uma manobra repentina porem desde janeiro de 1948 piero dusio ja pensava em mudar se para a argentina como um plano b desde quando por acaso encontrou se casualmente com o piloto argentino clemar bucci que havia acabado de ganhar o campeonato argentino na categoria força livre e fora encarregado pelo governo argentino com o proposito de veja so trazer alguma fabricante europeia para a terra dos hermanos dias depois dusio abriu as portas da cisitalia para bucci que ficou maravilhado em especial com o prototipo 360 com motor porsche para ele seria uma otima forma de dar inicio a uma nova equipe de automobilismo da argentina e mais importante a cisitalia poderia ser o ponto de partida para uma fabricante de carros genuinamente argentina embora a cisitalia nao fosse um empresa gigantesca o governo argentino buscava incentivar a instalaçao de industrias estrangeiras no pais ou seja uma fonte de caixa estava garantida quando ferry porsche usou sua parte da empresa para libertar o pai da prisao dusio viu que era chegada a hora de colocar o plano em pratica se voce esta se perguntando como uma fabricante obscura de carros de competiçao ganhou um papel tao importante na epoca havia certo receio das empresas multinacionais em investir em um mercado novo e desconhecido como a argentina o encontro ao acaso de bucci e dusion porem fez nascer um atalho um decreto governamental assinado em 10 de agosto de 1949 tratou de garantir que a cisitalia teria condiçoes facilitadas produzir na argentina e so era preciso cuidar dos tramites da viagem importaçao de maquinas instalaçoes e materiais alem de creditos fiscais tornariam a mudança o menos traumatica possivel todas as partes tinham pressa e por isso ja naquele ano teve inicio a construçao da fabrica da automotores argentina autoar a ideia do nome foi do proprio piero dusio para ele valorizar a noçao de que aquela era uma industria genuinamente argentina mesmo que nao fosse era primordial para o sucesso da empreitada planos ambiciosos de todos os envolvidos mencionavam uma fabrica gigantesca em um terreno de mais de 2 milhoes de metros quadrados com 5 000 funcionarios isto nunca aconteceu a fabrica acabou começando a operar em um galpao quase improvisado no norte de buenos aires enquanto a fabrica definitiva era levantada na cidade de pacheco essa fabrica pronta em 1951 ocupava um terreno de 15 000 m² dos quais 10 000 m² eram construidos e abrigava 250 funcinarios entre operarios da fabrica e o pessoal da manutençao destes 70 empregados eram contratados por outra empresa a cisitalia argentina icsa dedicada ao desenvolvimento e a construçao de esportivos e carros de corrida paralelamente dava se inicio a uma abrangente campanha publicitaria na qual eram anunciados diversos carros novos fabricados na argentina com tecnologia italiana muito antes de a fama de temperamentais dos carros italianos se tornar consenso global claro entre esses novos carros estavam dois carros de passeio uma station wagon chamada weekend rural pura coincidencia e uma picape a weekend pick up ambas com capacidade para levar 750 kg os carros seriam distribuidos a principio pela rede de concessionarias da fiat na argentina que ate entao so vendia modelos importados a fiat tambem fornecia o motor 1 9 de 71 cv usado pelos utilitarios que tambem podiam receber um motor willys de 2 2 litros e 65 cv; ou um motor simca de 2 35 litros e 85 cv detalhe os modelos weekend tinham carroceria desenhada por engenheiros da porsche possivelmente aproveitando recursos da breve ligaçao com a companhia alema e por isso ficou conhecida como pwo porsche willys overland nem fazia muito sentido visto que so o motor era willys mas quem pode condena los por aproveitar se da conexao a weekend teve pouco mais de 1 500 exemplares fabricados entre 1950 e 1953 e foi substituida pelo fiat 1100t rebatizado autoar micropanoramico que teve outras 1 500 unidades produzidas antes de sair de linha em 1958 do lado cisitalia da moeda as coisas tambem nao iam muito melhor a fabricante se converteu em mera montadora importando carros semiprontos da italia graças aos contatos de dusio montando os localmente e os revendendo com outro nome no caso o pequeno fiat 850 em como cupe ou conversivel mas apenas 170 exemplares do chamado cisitalia 750 foram feitos entre 1961 e 1962 parte das dificuldades advinha de questoes politicas em 1955 o entao presidente argentino juan domingo peron renunciou ao cargo uma das varias consequencias da rebeliao militar ocorrida em cordoba naquele ano peron era um dos apoiadores da autoar e sem ele o projeto ficou a mingua o golpe de misericordia veio em 1963 quando o novo governo argentino retirou os incentivos a autoar e formalmente abandonou a empreitada o motivo ironicamente falta de nacionalizaçao pudera os carros eram todos importados e montados em ckd nao eram de fato produtos argentinos apenas a mao de obra era local [caption id= attachment_286065 align= aligncenter width= 800 ] fiat 850 sim mas aqui ele se chama cisitalia 750 [/caption] em uma ultima cartada dusio tentou um acordo com a alema nsu para fabricar na argentina o pequeno prinz mas foi futil outro carro estrangeiro montado na argentina nao era a soluçao sem ter para onde correr dusio tomou uma decisao drastica porem inevitavel fechou as portas da autoar ainda em 1963 e passou a viver da venda de imoveis ele nunca retornou a italia e morreu em 1975 fundada as pressas em fuga a autoar acabou virando uma nota de rodape em uma das primeiras paginas da historia da industria automobilistica argentina mesmo tendo executado um papel tao importante sua associaçao com a fiat que acabou meio que sendo sua ruina abriu caminho para que a fabbrica italiana automobili torino assumisse de vez o compromisso de produzir automoveis na argentina e herdou o titulo de pioneira da industria local leia mais https //flatout com br/sob o signo do escorpiao a historia da abarth e de seu fundador/ https //flatout com br/fiat 147 sorpasso a versao mais rara e potente que o 147 ja teve na argentina/ https //flatout com br/por que so os argentinos ficam com os carros legais/ https //flatout com br/o universo paralelo da dodge na argentina/
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