por mais que existam fabricantes de automoveis espalhadas por todo o globo os principais representantes industria automotiva se concentram em alguns polos eua frança italia reino unido alemanha japao existem outros paises com marcas que conseguem algum destaque como a suecia com volvo e saab ou mais recentemente a coreia do sul nos outros paises o que se tem sao operaçoes de origens estrangeiras e poucas marcas locais que deram certo graças a parcerias com empresas maiores como a espanhola seat com a volkswagen ou a russa autovaz com a fiat [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] foi por isso que começamos uma serie de posts com carros feitos em paises com muito menos tradiçao automotiva batizada lasanhas sem fronteiras por motivos quase obvio depois de falar do ira e de seu carro nacional o paykan vamos continuar no oriente medio voce ja ouviu falar do autocars sabra o esportivo israelense pois entao este carinha ai em cima e o sabra fabricado entre 1961 e 1968 se voce achou que ele tem jeito de esportivo britanico saiba que nao e por acaso o autocar sabra tem de fato raizes no reino unido o estado de israel foi fundado ha 70 anos em 14 maio de 1948 e nao demorou para que os olhos da industria automotiva se voltassem para o novo pais ainda naquele ano a ford anunciou planos de instalar uma fabrica por la a fim de suprir a necessidade de veiculos para o governo e para o exercito recem formados afinal naquela epoca o jeep ainda era novidade e sua capacidade ja estava mais do que provada as outras naçoes arabes opostas a independencia de israel pressionaram a gigante norte americana a cancelar os planos ameaçada pela liga arabe de ser colocada em sua lista negra o que acabaria com qualquer possibilidade de atuar nos paises membros no futuro a ford decidiu se retirar isto causou uma crise quase instantanea no governo recem instaurado em israel uma multinacional descartando sua instalaçao no novo pais logo de cara era definitivamente ruim a soluçao veio do reino unido o lorde londrino marcus sieff ex coronel do exercito britanico durante a segunda guerra presidente da rede de lojas de departamento marks & spencer e na epoca conselheiro do ministerio da defesa de israel ele entrou em contato com efraim ilin empresario israelense que fez a ponte entre o governo e hickman price presidente da companhia americana kaiser frazer que estava começando a fabricar carros nos eua e na holanda e planejava a construçao de uma fabrica na grecia por us$ 2 5 milhoes us$ 25 milhoes em valores atualizados a kaiser frazer mudou seus planos e construiu uma fabrica em haifa uma das maiores e mais antigas cidades de israel e começou a operar em 1951 alem de produzir os carros da propria marca a kaiser tambem fabricava caminhoes mack sob licença em 1959 a empresa firmou um acordo com a studebaker mas por falta de componentes a produçao foi encerrada no mesmo ano a historia da autocars co tem inicio em 1957 a companhia foi fundada naquele ano por yitzhak shubinsky que tinha a ambiçao de ser o primeiro fabricante israelense de automoveis com foco em modelos populares e baratos ele tambem recorreu aos ingleses para ajuda lo e conseguiu apoio da reliant para tal a reliant forneceu projeto ferramental e componentes para que a autocars co montasse os famosos carros de tres rodas da companhia em israel em pouco tempo a autocars desenvolveu uma versao de quatro rodas da van reliant regent que originalmente lembrava um furgao com a roda dianteira e o farol de uma moto porem controlada por um volante em 1960 ainda com ajuda da reliant a autocars desenvolveu seu primeiro modelo proprio o sussita disponivel como perua de duas portas furgao e picape o sussita usava o motor quatro cilindros de um litro do ford anglia de inicio os carros tinham componentes fabricados no reino unido e estes eram enviados para israel onde a autocar os montava depois a produçao foi totalmente transferida para israel o autocar sussita podia nao ter um visual muito caprichado e sofria com problemas de controle de qualidade mas sua mecanica era confiavel e ninguem podia dizer que ele nao era pratico nao demorou muito para que ele se tornasse o carro mais vendido de israel conquistando a fama aguentar maus tratos sem reclamar ou dar despesas o sucesso do sussita nome que significa egua em aramaico fez com que shubinsky desenvolvesse novas ambiçoes uma delas era conquistar o florescente mercado automotivo norte americano em 1960 o sussita foi apresentado no salao do automovel de nova york e foi muito bem recebido com direito a 600 encomendas mas shubinsky sabia que com um carro popular isto nao seria possivel a autocars precisava de um esportivo ainda em 1960 shubinsky foi a londres para uma exibiçao de carros de corrida e esportivos la ele conheceu o ashley 1172 esportivo de fibra de vidro feito sobre um chasse do tipo escada com suspensao por braços semi arrastados na dianteira e eixo rigido com braços arrastados na traseira o israelense ficou muito interessado e fez questao de comprar os direitos sobre ambos os projetos a carroceria e o chassi ali mesmo depois ele contratou a reliant para transformar aquilo em um carro esportivo de verdade usando novamente mecanica ford desta vez na forma de um quatro cilindros de 1 7 litro usado em carros como o ford zephyr abaixo o resultado foi um carro vendido no reino unido como reliant sabre e em israel como autocars sabra a carroceria de fibra de vidro que podia ser conversivel ou cupe era leve e o material moldavel permitia que as formas criadas no reino unido fossem produzidas com perfeiçao em israel os 68 cv do motor 1 7 garantiam agilidade ao sabra como contamos neste post o nome do reliant sabre era uma referencia a espada curva chamada sabre sabra por outro lado quer dizer nascido em israel em hebreu apesar disto os 100 primeiros exemplares levados para os estados unidos apos a calorosa recepçao do autocars sabra no salao de nova york de 1961 foram fabricados na inglaterra pela reliant eles ate traziam uma plaqueta com os dizeres autocars company limited haifa israel a partir do ano seguinte como aconteceu com o sussita a produçao foi transferida para israel as formas simpaticas do autocars sabra garantiram que pouco menos de 400 exemplares fossem fabricados entre 1961 e 1968 no fim das contas 41 deles foram exportados para o reino unido e 81 deles para a belgica a produçao foi encerrada abruptamente em 1967 por causa da guerra dos seis dias conflito armado entre israel e os paises arabes que aconteceu entre os dias 5 e 10 de junho de 1967 alguns carros foram entregues em 1968 e 1969 mas aquela altura a autocar achou melhor encerrar a vida do sabra e focar se novamente em populares hoje em dia menos de 100 exemplares do autocars sabra tem seu paradeiro conhecido [youtube id= dq8jrgy9w60 width= 620 height= 350 ] um deles aparece na capa de um dos discos da dupla popular israelense darom duo צמד דרום em hebreu que voce provavelmente nao conhecia ate agora dito isto as atividades da autocars co duraram ate 1980 o que aconteceu neste periodo e algo que confunde historiadores automotivos ate hoje de acordo com o site aronline especializado na historia da industria automotiva britanica existem registros da epoca que dizem que a autocars pediu falencia ainda em 1963 por exemplo enquanto outros citam a inauguraçao de uma segunda fabrica mais ou menos na mesma epoca e sabido que a situaçao financeira da autocars nao era das melhores e ainda existem duvidas sobre como a companhia continuou funcionando entre 1963 e 1967 e lançando novos modelos como o carmel popular batizado em homenagem ao monte carmelo montanha proxima a cidade de haifa no litoral do mar mediterraneo; e o novo sussita que chegou em 1967 com estilo renovado a partir dali a autocars co firmou uma nova parceria com uma companhia britanica a triumph alem de fornecer motores para os carros israelenses a triumph vendeu os direitos sobre o compacto 1300 para a autocars que começou a monta lo em regime ckd como uma alternativa mais sofisticada com carroceria de metal a seus modelos simples de fibra de vidro a parceria que durou ate 1973 tornou a autocars uma subsidiaria da british leyland que tambem era dona da triumph e de outras fabricantes britanicas como a austin a mg e a jaguar land rover [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] foi nesta epoca que a autocars teve a chance de expandir sua linha trabalhando junto da britanica marcos para desenvolver um novo compacto de traçao dianteira feito com base no mini original por alguma razao o projeto foi cancelado e nao passou da fase de prototipo talvez tenha sido melhor assim enquanto isto vendas cada vez menores foram minando a existencia da autocars os israelenses preferiam comprar carros importados em 1980 ultimo ano em que a companhia atuou a produçao mal passou de 500 carros quase nada se comparados aos mais de 3 000 carros que sairam da fabrica da autocars em seu auge
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