em 1961 enzo ferrari lidou com uma insurgencia de seus melhores engenheiros de um modo muito pragmatico mandou todos para a rua e promoveu as crias da casa com o envelope da rescisao debaixo do braço carlo chiti giotto bizzarrini e romolo tavoni fizeram o que todas as pessoas enxotadas por enzo acabariam fazendo tentaram dar o troco nas ruas e nas pistas afinal se eles faziam as ferrari campeas por que nao conseguiriam fazer um carro campeao sem o nome ferrari essa historia contudo começou um pouco antes da grande debandada da ferrari foi em 1960 que um aristocrata veneziano chamado giovanni volpi decidido a colocar sua cidade de volta ao no mapa economico global — como fora nos seculos xvi e xvii — criou uma equipe de corridas chamada scuderia serenissima ele adorava automobilismo e foi um dos melhores clientes de enzo ferrari naquela primeira decada da fabricante quando volpi soube da demissao dos tres engenheiros ele logo os convocou para trabalhar na serenissima junto do diretor comercial gerolamo gardini o diretor administrativo ermanno della casa o engenheiro de fundiçao fausto galassi e o gerente de rh enzo selmi todos demitidos da ferrari o problema e que ao saber da contrataçao enzo ferrari se recusou a vender novos carros para volpi que inicialmente teve que se virar com os modelos de tomaso e cooper diante desta recusa a serenissima começou a desenvolver seus proprios carros em 1962 e começou a trabalhar em tres projetos relacionados entre si um carro de formula 1 um prototipo gt e um gt de rua o primeiro a ficar pronto foi o carro de formula 1 o type 100 apresentado em 15 de dezembro de 1962 no hotel baglione em bolonha era um carro feito nos moldes dos monopostos da epoca com um motor central traseiro dianteira baixa para brisa no estilo meio canopi e um v8 de 1 5 litro e 190 cv a 10 000 rpm antes mesmo do shakedown do carro o conde volpi deixou a empresa que passou a se chamar automobili turismo e sport ou ats o shakedown do carro aconteceu durante a primavera de 1963 em uma rodovia federal italiana com o piloto de testes teodoro zeccoli de la o carro foi para os testes em pista onde ficou claro que o projeto precisaria de mais tempo de desenvolvimento mesmo assim por pressao do acionista remanescente giorgio billi o carro estreou no gp da belgica em 9 de junho com phil hill e giancarlo baghetti ao volante de cada um dos exemplares nao foi surpresa quando os dois carros abandonaram a prova por conta da quebra do cambio colotti gds type 34 as corridas seguintes nao foram melhores e a ats abandonou quatro de cinco grandes premios disputados ainda em 1963 a ats apresentou o chassi spaceframe do 2500gt seu primeiro modelo de rua e o primeiro esportivo italiano de motor central traseiro a fabricante chegou a produzir 12 unidades do esportivo que usava um v8 de 2 5 litros derivado do motor de f1 com 220 cv e 25 9 kgfm combinado a um cambio colotti de cinco marchas tambem derivado do modelo de f1 o conjunto era capaz de levar o carro que tinha a carroceria feita a mao pela carrozzeria alemano de turim aos 240 km/h houve ainda uma versao de competiçao o ats 2500 gts que tinha 245 cv mas nunca teve sua velocidade maxima medida antes que ele pudesse competir giorgio billi anunciou que nao iria mais investir na ats e a empresa faliu com apenas 14 carros produzidos — dois exemplares do tipo 100 e 12 do 2500 gt/gts autodelta e bizarrini com o fim da ats carlo chiti passou a se dedicar a autodelta que havia fundado em 1961 com o ex engenheiro da alfa romeo lodovico chizzola enquanto giotto bizarrini passou a tocar sua propria empresa criada em 1964 a prototipi bizarrini a autodelta foi a empreitada mais bem sucedida das derivadas da grande debandada da ferrari em 1963 ela foi contratada pela alfa romeo para ser sua equipe oficial desenvolvendo motores e carros de corrida ate meados dos anos 1980 leia a historia completa aqui [caption id= attachment_244629 align= aligncenter width= 940 ] giotto bizzarrini[/caption] a bizarrini teve vida curta durou somente de 1964 a 1969 mas teve alguns grandes sucessos como por exemplo o iso grifo e o bizzarrini strada a relaçao com a iso rivolta começou em 1963 quando bizarrini foi contratado por renzo rivolta para desenvolver um monocoque de aço estampado para um gt derivado do gordon keeble que a fabricante estava projetando o modelo usava um v8 de 5 4 litros do chevrolet corvette carroceria projetada por giorgetto giugiaro e suspensao traseira de dion e teve 799 exemplares produzidos entre 1963 e 1970 depois bizzarrini criou o iso grifo a3l uma versao encurtada do rivolta gt equipada com um v8 big block de sete litros tambem vindo do chevrolet corvette com 441 cv e velocidade maxima de 260 km/h foram feitas 99 unidades de rua e 29 unidades de competiçao batizadas iso grifo a3c com sua marca propria bizzarrini lançou o 5300 gt em 1965 ele era baseado no iso rivolta 300 mas tinha projeto totalmente feito pelo proprio giotto o motor era um small block da chevrolet com 5 4 litros e entre 365 e 385 cv nas versoes de rua 5300gt strada e 400 cv na versao de corrida batizada 5300gt corsa o motor americano era combinado ao cambio borgwarner t 10 de quatro marchas suspensao traseira de dion e diferencial de deslizamento limitado um dos 133 exemplares produzidos entre 1965 e 1968 venceu a classe gt nas 24 horas de le mans de 1965 e terminou em nono lugar geral note que as historias dos desafetos de enzo ferrari se cruzam em 1965 a ferrari ja estava brigando com a ford em le mans resultado da negociaçao mal sucedida entre as duas fabricantes em 1962 — que por sua vez foi um efeito colateral da grande debandada de 1961 que deu origem a bizarrini e nao somente isso em 1963 quando ferruccio lamborghini decidiu fazer um carro melhor que sua ferrari com defeito cronico na embreagem ele procurou giotto bizzarrini para desenvolver um motor v12 para seu gra turismo isso significa que enquanto trabalhava em sua vingança contra enzo ferrari na ats bizzarrini estava participando da vendetta de ferruccio lamborghini e ainda trabalhando em um prototipo que tambem desafiaria sem sucesso as ferrari em le mans tres anos mais tarde [caption id= attachment_244628 align= aligncenter width= 1200 ] bizzarrini lamborghini e dallara[/caption] a bizzarrini continuou fazendo carros ate 1969 quando foi encerrada pelo proprio giotto que passou a se dedicar a empreitadas individuais das criaçoes originadas de vinganças contra enzo ferrari somente o ford gt40 e a lamborghini foram bem sucedidas a ford contudo jamais superou a ferrari na formula 1 ou em qualquer outra categoria alem dos prototipos de le mans enquanto a lamborghini jamais superou a produçao anual da ferrari atualmente a ferrari limita sua produçao a 10 000 unidades por ano enquanto a lamborghini esta chegando as 6 000 unidades anuais pela primeira vez em 2019 enzo ferrari perdeu algumas batalhas mas como a historia prova ele venceu a guerra
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