FlatOut!
Image default
História

Automobili Turismo e Sport e Bizarrini: as fabricantes nascidas da briga com Enzo Ferrari

Em 1961 Enzo Ferrari lidou com uma insurgência de seus melhores engenheiros de um modo muito pragmático: mandou todos para a rua e promoveu as "crias da casa". Com o envelope da rescisão debaixo do braço, Carlo Chiti, Giotto Bizzarrini e Romolo Tavoni fizeram o que todas as pessoas enxotadas por Enzo acabariam fazendo: tentaram dar o troco nas ruas e nas pistas. Afinal, se eles faziam as Ferrari campeãs, por que não conseguiriam fazer um carro campeão sem o nome Ferrari? Essa história, contudo, começou um pouco antes da "Grande Debandada" da Ferrari. Foi em 1960 que um aristocrata veneziano chamado Giovanni Volpi, decidido a colocar sua cidade de volta ao no mapa econômico global — como fora nos séculos XVI e XVII —, criou uma equipe de corridas chamada Scuderia Serenissima. Ele adorava automobilismo e foi um dos melhores clientes de Enzo Ferrari naquela primeira década da fabricante. Quando Volpi soube da demissão dos três engenheiros, ele logo os convocou para trabalhar na Serenissima,