A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
História

Automobili Turismo e Sport e Bizarrini: as fabricantes nascidas da briga com Enzo Ferrari

Em 1961 Enzo Ferrari lidou com uma insurgência de seus melhores engenheiros de um modo muito pragmático: mandou todos para a rua e promoveu as "crias da casa". Com o envelope da rescisão debaixo do braço, Carlo Chiti, Giotto Bizzarrini e Romolo Tavoni fizeram o que todas as pessoas enxotadas por Enzo acabariam fazendo: tentaram dar o troco nas ruas e nas pistas. Afinal, se eles faziam as Ferrari campeãs, por que não conseguiriam fazer um carro campeão sem o nome Ferrari? Essa história, contudo, começou um pouco antes da "Grande Debandada" da Ferrari. Foi em 1960 que um aristocrata veneziano chamado Giovanni Volpi, decidido a colocar sua cidade de volta ao no mapa econômico global — como fora nos séculos XVI e XVII —, criou uma equipe de corridas chamada Scuderia Serenissima. Ele adorava automobilismo e foi um dos melhores clientes de Enzo Ferrari naquela primeira década da fabricante. Quando Volpi soube da demissão dos três engenheiros, ele logo os convocou para trabalhar na Serenissima,

Matérias relacionadas

Do campo de batalha para as trilhas: como surgiu o Jeep Willys CJ

Dalmo Hernandes

Ford F-150 SVT Lightning: a picape com motor de muscle car que arrepiou nos anos 1990

Dalmo Hernandes

A história da Penske | Parte final: uma equipe polivalente

Dalmo Hernandes