Desde o início do FlatOut, lá em dezembro de 2013, demos vários passeios pela cultura automotiva japonesa — com direito a correspondente na Terra do Sol Nascente. Falamos de muita coisa, das corridas de rua à comunidade drifter, e a impressão que fica é que sempre há algo mais para falar sobre os carros do Japão. Isto porque a car culture nipônica é extremamente rica e cheia de vertentes que convivem em relativa harmonia, tornando a ilha um verdadeiro paraíso para qualquer tipo de entusiasta. Até mesmo aqueles que não lidam com carros de verdade, e sim miniaturas.
Claro, por que em que país ficaria uma das maiores feiras de modelos em escala e colecionáveis do planeta que não o Japão? Estamos falando do Shizuoka Hobby Show, que acontece todos os anos desde 1959 na cidade de Shizuoka, na província de mesmo nome. A edição de 2015 aconteceu entre os dias 14 e 17 de maio.
Na verdade, chamar o Shizuoka Hobby Show de “encontro de miniaturas” é uma injustiça com o evento, pois mais do que uma convenção de entusiastas das miniaturas, a feira serve como exposição para fabricantes de todo tipo de modelo em escala, seja de carros, aeronaves e embarcações — Tamiya, Ashima e Revell, por exemplo, comparecem religiosamente à feira todos os anos.
Estas fabricantes aproveitam a concentração de público para mostrar suas novas linhas de modelos em escala e até protótipos para modelos futuros. É como a E3, a feira de videogames, mas com miniaturas em vez de games. Aliás, no Shizuoka Hobby Show também são expostos modelos de ação de veículos e personagens de animes e mangás. Ou seja: entre motos, carros aviões e até veículos militares, você vai encontrar robôs gigantes (que são conhecidos como mechas) e naves espaciais. A galeria abaixo dá uma ideia do cenário.
O centro de exposições de Shizuoka não é dos mais espaçosos, e a entrada é franca. Isto significa que, para dar uma volta por lá e apreciar tudo, é preciso atravessar um mar de gente tão interessada em tudo quanto você. Para ajudar a organizar as coisas, o local é dividido em três pavilhões. No primeiro, as fabricantes de modelos apresentam seus novos e futuros produtos.
No segundo há exposições de veículos militares, trens, aviões e modelos de veículos icônicos da ficção. No terceiro, o mais concorrido, são expostas as criações de clubes e entusiastas do modelismo vindos de todas as partes do Japão para demonstrar suas habilidades. O resultado é um verdadeiro encontro em miniatura — e dos bons. Dá só uma olhada nisso:
Dá até vontade de encolher para caminhar entre os carros, tamanha é a precisão na escala e na criação dos itens personalizados, que vão de pinturas extravagantes e adesivos a motores, discos de freio e até interiores completamente customizados.
A fauna local é diversificada, com miniaturas de carros icônicos japoneses — do Civic ao Nissan GT-R, passando por kei cars, sedãs de luxo e esportivos lendários — personalizadas em vários estilos que existem “de verdade”: bosozoku, VIP (sedãs de luxo com rodas cromadas e cambagem extremamente negativa), preparados com capô removido e cofres impecáveis e carros de competição.
Marcam presença até mesmo recriações de carros famosos na comunidade entusiasta: que tal, por exemplo, uma miniatura do RWB Rotana, o Porsche 911 Turbo roxo de Akira Nakai-San? O carro equipado com um flat-6 biturbo de 3,6 litros e mais de 600 cv, para-lamas alargados e gigantescos aparatos aerodinâmicos foi reproduzido até os últimos detalhes — das rodas e marcações dos pneus até o abafador exposto onde deveria estar o para-choque traseiro. Épico. Para ficar 100% fiel só faltou o adesivo do FlatOut…
Se você gosta de algo mais racer, vai babar nesta réplica em miniatura do icônico Honda Civic de terceira geração preparado pela Mugen que correu no Grupo A do WTCC, o Campeonato Mundial de Turismo na década de 80. Primeiro, o real deal em ação:
Agora, a miniatura. Impressionante, não?
E estes são só dois dos milhares de carros customizados orgulhosamente exibidos por seus criadores no Shizuoka Hobby Show em estandes que imitam grandes gramados ou estacionamentos, que são os lugares onde costumam acontecer estes encontros com carros de verdade.
Falando nisso, eles também costumam dar as caras. Este ano, por exemplo, quem marcou presença foi a Liberty Walk, com modelos de verdade modificados pela oficina japonesa. Olha só o Skyline GT-R “Kenmeri” azul ali no estande…
Foto: 829Japan
… e a versão em miniatura, abaixo.
A maioria das fotos deste post veio do site 1/24Motoring, especializado em miniaturas e modelismo, e são um belo passeio visual para quem não tem a oportunidade de ir conferir de perto. É o tipo de coisa que nos faz admirar ainda mais a cultura automotiva do Japão, mesmo que desta vez os carros de verdade sejam apenas coadjuvantes…