todo mundo conhece o mp lafer uma replica de aparencia quase identica do famoso carro esporte ingles mg td quarta geraçao do roadster que popularizou mundialmente o conceito de carro esporte carro esporte de verdade aquele que e mais sobre uma direçao divertida e desempenho em pista que velocidade pura [caption id= attachment_353646 align= aligncenter width= 999 ] nao nao e um mp lafer e um avallone[/caption] o mp lafer e muito mais conhecido por aqui que os mg originais; tanto que sempre explicamos os roadster mg da serie t como sendo o carro que o mp lafer copiou o mp lafer criado por percival lafer um dos irmaos donos da famosa industria moveleira homonima foi um grande sucesso de 1974 a 1988 mais de 4300 carros foram produzidos [caption id= attachment_353647 align= aligncenter width= 999 ] o mp lafer[/caption] o carro era realmente bem feito mas tinha um defeito crucial para o entusiasta usava o chassi plataforma vw completo com motor traseiro arrefecido a ar era um sacrilegio para quem gostava dos mg o capozao la na frente nao tinha nada dentro; era o porta malas o radiador cromado la na frente era enfeite; nada de agua nele o banco la atras no carro ajudava a dar ainda mais peso no eixo traseiro e menos no dianteiro uma lastima hoje vamos contar a historia da outra replica de mg t series aqui do brasil sim existiu outra o avallone tf o mp lafer era replica do mg td corrente de 1950 a 1953; o avallone e replica nao do td mas sim de seu sucessor o tf a quinta e ultima geraçao da serie t corrente de 1953 a 1955 mas o mais legal e que esta era fiel ao original nao apenas na aparencia em configuraçao mecanica e comportamento era tambem proximo do original [caption id= attachment_353648 align= aligncenter width= 999 ] o problema do mp lafer[/caption] mas uma historia de replica nao pode se começar nem uma replica pode ser julgada se nao entendemos como e o carro original por isso vamos explicar rapidamente antes o que e um mg td e um mg tf o mg a marca morris garages mg foi fundada por um certo cecil kimber; sempre foi um dos maiores expoentes de se fazer um carro esportivo em cima de um seda normal os roadsters pequenos da marca sempre foram sucesso desde os anos 1920 mas foi so no pos guerra que sua fama ganhou mundo os americanos no pos guerra se apaixonaram elo mg tc fazendo o carro esporte ingles algo famoso por la https //flatout com br/lembrando cecil kimber a bordo de um mgb gt/ cecil kimber nao viveu para ver isso; mas o fato e que o tc de 1945 1950 e um grande sucesso era um carro simples chassi separado suspensoes por eixo rigido um pequeno quatro em linha ohv de 1250 cm³ e 55 cv; apenas a regulagem a posiçao de dirigir e o baixo peso o faziam esportivo pesava ao redor de 780 kg [caption id= attachment_353635 align= aligncenter width= 999 ] o mg td de onde veio do desenho do mp lafer[/caption] em 1950 aparece o mg td o carro cujo desenho e familiar aos brasileiros via mp lafer a carroceria de aço estampado era mais leve; o motor e cambio eram os mesmos do tc mas aqui a suspensao dianteira era independente por duplo a sobreposto uma grande melhoria para o comportamento o carro era maior e mais pesado porem em torno de 900 kg [caption id= attachment_353637 align= aligncenter width= 999 ] o motor e na frente seo percival [/caption] nao era um carro veloz mesmo a versao de competiçao com 60 cv nao passava de 130 km/h e fazia o 0 100 km/h em 18 5 segundos ainda assim ainda divertidissimo e de grande sucesso mas ja parecia um carro pre guerra num mundo onde isso ainda era um pecado [caption id= attachment_353642 align= aligncenter width= 999 ] o mg tf parecido mas diferente[/caption] entao como se pode imaginar quando o novo mg tf aparece em 1953 foi um anticlimax de novo era uma atualizaçao do mesmo carro ainda que agora tamanho e peso permanecessem inalterados o motor de 60 cv agora era basico e a carroceria com farois integrados era mais moderna; ainda assim o publico o rejeitou veementemente como algo antigo demais em meados de 1954 a cilindrada do motor foi aumentada um aumento do diametro de pistao para 72 mm gerou a cilindrada de 1466 cm³ 17% maior que a do carro antigo dava agora 63 cv a 5000 rpm e o aumento do torque era identico ao da cilindrada 17% o desempenho aumentou sobremaneira para uma final de 140 km/h e aceleraçao de 0 100 km/h em 16 segundos; nao exatamente um foguete mas melhor que qualquer outro mg t type ate ali em 1955 era substituido por um carro totalmente novo com carroceria moderna agora sem paralamas separados o mga e o mg tf claro e o carro que serviu de base para o avallone comparado com o mg td/mp lafer e facil de ver as diferenças basicamente um radiador mais deitado para tras e os farois integrados aos paralamas avallone certamente decidiu pelo substituto do td para ser mais moderno como era a sua replica avallone filho de jundiai e criado na fabrica de chassis e carrocerias avallone que fazia implementos para caminhoes antonio carlos avallone era inicialmente um piloto em 1968 parte para a inglaterra tornando o um dos primeiros pilotos brasileiros a tentar a sorte no automobilismo ingles mas em 1970 se acidenta e volta ao brasil com outra ideia fazer carros de corrida baseados nos lola t70 usando mecanica nacional v8 ford e dodge ou chevrolet seis em linha [caption id= attachment_353614 align= aligncenter width= 999 ] antonio carlos avallone[/caption] os avallone sao um grande sucesso aqui no brasil obtendo grande numero de vitorias na categoria esporte nacional e campeao em tres temporadas sucessivas 72 73 e 74 da divisao 4 categoria b mecanica nacional acima de 2 000 cm³ a sua empresa aciei avallone comercial industrial exportadora e importadora ltda tambem fabricou monopostos formula ve superve e ford um grande sucesso em meados de 1975 resolve diversificar provavelmente impulsionado pelo sucesso do mp lafer como todo entusiasta sabia que as vantagens e as coisas legais dos mg eram completamente negadas pela adoçao da plataforma vw; pensou que poderia fazer melhor se pagavam caro pelo mp lafer que so tinha o estilo do mg imagine um que detras do volante parecesse um mg de verdade tambem a mecanica do recem lançado chevette parecia perfeita para isso o motor de 1 4 litro dava 69 cv; mais que qualquer mg original a configuraçao mecanica era parecida mas o eixo traseiro do chevette era ainda melhor teoricamente molas helicoidais braços inferiores tubo de torque para segurar rotaçao do eixo e barra panhard transversal a grande desvantagem era ter que se fazer um chassi proprio diferente dos vw o chevette era um monobloco sem chassi separado avallone resolve manter o entre eixos do chevette para poder montar toda a mecanica sem alteraçao 2390 mm o carro era menor porem como acabava pouco depois das rodas tinha 3600 mm contra 4120 mm do chevette o chassi era de chapa de aço dobrada em y nas extremidades para abrigar motor na frente e eixo/suspensao atras no meio um u com longarinas extras abaixo das portas a carroceria claro era em fibra de vidro avallone indicava que o carro completo em ordem de marcha pesava 140 kg a menos que um chevette; aproximadamente de 700 a 750 kg a distribuiçao de peso era de 51/49% e com o motorista sentado perto do eixo traseiro praticamente a metade em cada eixo o tanque de combustivel do chevette ficava na frente do estepe onde parecia estar o porta malas atras do habitaculo como e originalmente em pe atras do banco traseiro no chevette sedan ficou perfeito ali parecendo que foi criado para isso na frente o capo e diferente do mg moderno abre a parte de cima inteira o mg era como no pre guerra toda lateral dos dois lados o painel tinha replicas dos tres instrumentos octogonais do mg tf na mesma posiçao central; mas as laterais sao diferentes com apenas um porta luvas fechado ao inves de dois sem tampa o simbolo mg era trocado por um unicornio estilizado simbolo da avallone dali em diante o resto do carro era basicamente chevette em toda mecanica; mas a nova distribuiçao de peso e o peso total mais baixo fez o criador de carros de corrida avallone usar calibraçao de amortecedor e mola diferente nos quatro cantos do carro os freios sao os originais do chevette tambem e os pneus radiais ligeiramente mais largos 185/70 r13 mas 1955 e muito tempo no passado a potencia original dos mg definitivamente nao era suficiente para os anos 1970/1980 o carro apareceu em 1976 e sempre foi avaliado com motores de chevette preparados certamente para diminuir as reclamaçoes de lerdeza duas versoes basicamente eram oferecidas por avallone 1600 cm³ com carburador duplo e 76 cv; 1700 cm³ e dois webers duplos com 86 cv a 5800 rpm e 14 mkgf a 3600 rpm medidos ja na norma din [gallery ids= 353633 353632 353629 ] a revista quatro rodas aferiu o carro de teste de lançamento porem e achou 912 kg; olhando os resultados de teste de um carro com o motor maior em 1978 parece que o peso deve ter ficado por ai mesmo e por coincidencia o mesmo peso do mg tf e infelizmente mais pesado que o chevette a revista que sempre conseguiu numeros ruins comparados a publicaçoes internacionais e depois a motor 3 fez o 0 100 km/h deste carro em 14 4 segundos mais rapido que um passat ts o que era muito bom mas seria decididamente melhor com um carro de 700 kg a revista por sinal testou o carro varias vezes mas nunca detalhou o melhor dele o comportamento em curvas apenas reclamava que era um esportivo que nao era esportivo por ser pouco potente um tipo de coisa que fez muito mal por muitos anos a educaçao automotiva de nosso povo o fato e que para melhorar esta situaçao avallone começou a fazer de fabrica o que nos faziamos com chevette aqui fora montar o motor do opala 4 cilindros e 2 5 litros mas como a potencia dele era a mesma do seu motor 1700 cm³ preparado o avallone vinha tambem com uma novidade o turbocompressor da enpro avallone declarava 150 cv a 4800 rpm e 29 7 mkgf a 2600 rpm o eixo traseiro era de opala quatro cilindros com relaçao 3 54 1 ou opcionalmente o do opala seis cilindros com relaçao 3 08 1; este segundo podia vir com diferencial autoblocante avallone que chamava sua replica de a11 chamou esse de a11/2 5 mtc mais tarde o motor de monza 2 0 com 110 cv foi oferecido tambem o fato era que o avallone nao vendia bem mesmo assim o motivo era claro o preço a maioria das pessoas comprava os mp lafer de desempenho semelhante ao avallone com motor 1 4 litro mas que era bem mais barato em 1978 o mais caro dos lafer custava 183 mil cruzeiros; o avallone basico custava 214 mil cruzeiros o carro com motor de opala turbo quase tres vezes o preço do mp lafer na verdade pelo preço do a11/2 5 mtc podia se comprar um mp lafer e um opala seis cilindros [caption id= attachment_353652 align= aligncenter width= 951 ] os primeiros carros tinham dois porta luvas como o mg tf[/caption] para baratear o seu produto avallone tentou fazer um carro vendido em kit o r6 que aproveitava o chassi do a11 mas tinha uma carroceria propria de desenho tambem pre guerra mas sem copiar ninguem assim voce poderia por exemplo montar o motor que quisesse a ideia nao foi para frente kit nunca foi sucesso no brasil e o carro nao era muito feliz em design [caption id= attachment_353612 align= aligncenter width= 976 ] o avallone r6 estranho[/caption] no fim apenas coisa de 200 carros foram fabricados e alguns exportados depois avallone se dedicou a fazer fuscas conversiveis e limousines diversas ate fechar as portas depois da abertura das importaçoes em 1990 antonio carlos avallone vem a falecer cedo de enfarte em 2002 o avallone tf continua raro e um carro desejado pelos entusiastas apesar de pouca gente conhece lo de perto ou ter andado com ele como nao bastasse ser uma replica bem interessante do classico mg tf e tambem nao da para negar um chevette roadster e feito por um cara que sabe das coisas; fazia carro de corrida afinal de contas algo que so de falar ja da agua na boca
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