março de 1961 sabado era uma manha ensolarada e preguiçosa qualquer em los angeles na california tom kellog recem formado em desenho industrial pelo art center dormia profundamente aproveitando que nao tinha compromisso nenhum naquele dia especificamente completamente alienado da inacreditavel cadeia de eventos que em breve bateria em sua porta sua esposa chacoalha seus pes vigorosamente e sem paciencia carregando nas maos um telefone daqueles com uma cordinha imensa que podia alcançar a casa toda ah a modernidade do jet age telefone para voce acorda que ja sao nove horas [caption id= attachment_276738 align= aligncenter width= 999 ] raymond loewy[/caption] ainda sonolento o jovem kellog pega o aparelho na mao e do outro lado e ouve uma voz aguda alta com forte sotaque frances dizer halo dis is raymond loewy o que acha de desenhar um novo carro esporte comigo uma pausa aqui na nossa historia para explicar o quao surreal foi esta ligaçao raymond loewy para quem nao esta familiarizado com a historia do desenho industrial era um capitao do exercito frances na primeira guerra condecorado com a croix de guerre que depois dela se muda para nova iorque e la se torna o maior desenhista industrial daquele pais rapidamente quando esta profissao ainda engatinhava chamado de o homem que desenhou a america e o pai do desenho industrial loewy desenhou do pacote de cigarros lucky strike aos trens a vapor aerodinamicos dos anos 1930; dos iconicos onibus greyhound a maquinas para vender coca cola; da pintura do air force one ao lava lamp [caption id= attachment_276755 align= aligncenter width= 999 ] studebaker bullet nose 1950[/caption] e tambem desenhara studebakers começara a fazer carros para a veneranda marca de south bend indiana desde os anos 1930 quando tambem redesenhou seu logotipo e toda a imagem corporativa no pos guerra fez os famosos bullet nose de 1950 e 1951 mas era famoso mesmo por uma das maiores obras primas do desenho americano o cupe studebaker starlight/starliner 1953 [caption id= attachment_276737 align= aligncenter width= 900 ] o cupe starlight 1953[/caption] era um impossivelmente moderno cupe para o ano de 1953 baixo largo comprido aerodinamico com um para brisa curvo imenso em um angulo acentuado da vertical loewy odiava as grades frontais remanescentes de um passado distante e um anacronismo que impossibilitava o avanço aerodinamico entao o seu cupe tinha apenas um vestigio delas imensamente influentes esses studebaker sao carros de desenho moderno que nao pareceriam velhos se lançados vinte anos depois e aerodinamicos ate hoje sao usados por hot rodders para com motores diversos preparados chegar a velocidades impublicaveis em bonneville salt flats mas quando a studebaker se junta com a packard em 1954 loewy se desentende com a nova direçao e vai embora temporariamente fora desta industria entao e claro que ao receber esta ligaçao tom kellog pensou que fosse alguma brincadeira de seus amigos da escola afinal desenhar um novo carro esporte com raymond loewy era algo bom demais para ser verdade kellog mal sabia que loewy estava com muita pressa e tinha ligado para seus professores no art center pedindo indicaçao de alguem com grande habilidade e velocidade para desenhar automoveis todos os professores indicaram kellog unanimemente ah claro mr loewy claro foi sua primeira resposta em tom sarcastico loewy e curto e grosso traga seu portfolio para o endereço x agora estou esperando ao desligar o telefone a ficha cai kellog se arruma esbaforido e parte correndo para encontrar loewy ao fim daquele mesmo sabado arrumava suas malas iria passar seis semanas numa casa alugada em palm springs com loewy e mais dois desenhistas para criar um carro esporte para a studebaker [caption id= attachment_276759 align= aligncenter width= 999 ] da esquerda para direita ebstein um poodle loewy andrews com outro poodle e tom kellog [/caption] e como uma empresa flertando com a falencia sem dinheiro contrata o maior desenhista industrial da epoca para fazer entre todas as coisas um novo carro esporte algo necessariamente sofisticado e caro nao e possivel saber se foi esperança ou desespero que motivou a studebaker a embarcar nesta aventura a criaçao do incrivel avanti podemos apenas listar os fatos na esperança de que eles sozinhos possam nos explicar algo sherwood egbert robert paxton mcculloch e um nome que para um hot rodder da antiga soa como robert blower old blower nao e para menos os compressores mecanicos centrifugos mcculloch e paxton vieram da mesma pessoa paxton mcculloch nasceu rico e casou dinheiro; seu avo era um milionario de equipamentos eletricos e sua esposa barbra ann briggs herdeira da briggs & stratton [caption id= attachment_276757 align= aligncenter width= 900 ] pais orgulhosos sherwood egbert e raymond loewy[/caption] mas nao quer dizer que mcculloch se sentou na piscina a vida toda com o dinheiro da familia criou uma empresa que fazia motores de competiçao e principalmente compressores centrifugos acionados mecanicamente pouco antes da segunda guerra vende a empresa para a borg warner corporation por um milhao de dolares quando ser milionario era reservado aos seriamente ricos com esse dinheiro cria um fabricante de pequenos motores dois tempos no pos guerra a mcculloch motors corporation a empresa tem imenso sucesso aperfeiçoando a motosserra portatil se tornando uma força no meio hoje parte da husqvarna mas tambem começa a fabricar um compressor centrifugo mais evoluido de seu proprio desenho em uma divisao que chamou de paxton automotive vendida para os irmaos granatelli em 1958 ainda existe hoje como divisao da vortech [caption id= attachment_276753 align= aligncenter width= 999 ] num avanti o compressor paxton[/caption] mcculloch nao e importante aqui so porque os compressores paxton acabariam debaixo dos capos do studebaker avanti na verdade e importante porque o fabricante de motosserras e a alma mater de um dos pais do avanti sherwood harry egbert o fisico de egbert mostrava sua formaçao com 1 92m de altura era um ex marine que depois do serviço militar começou a trabalhar com mcculloch direto franco inteligente e decidido rapidamente se torna o motor do sucesso da fabrica de motosserras enquanto isso em south bend indiana a studebaker estava em meio a mais uma de suas crises periodicas a empresa que existia desde 1852 inicialmente fabricando veiculos de traçao animal encontrava se em posiçao precaria desde a fusao com a packard em 1954 em 1959 lança o compacto lark com algum sucesso o que lhe da alguma sobrevida a empresa começa a diversificar operaçoes se tornando importadora de mercedes benz para os eua e comprando varias empresas lucrativas fora da area direta de fabricaçao de automoveis [caption id= attachment_276722 align= aligncenter width= 696 ] vista aerea do campo de provas e da casa de egbert as arvores diziam o nome da empresa para os passaros [/caption] este foco em diversificaçao fora do ramo automotivo faz a empresa contratar sherwood egbert uma pessoa que tinha zero experiencia com automoveis para presidencia da companhia em 1961 seu mandato era claro trazer a studebaker de volta aos lucros com menos enfase na fabricaçao de automoveis salve ela se puder feche a divisao se necessario nao era prioridade mas diferente de qualquer outro negocio nao e apenas logica que rege a fabricaçao de automoveis provavelmente esta industria ja teria acabado a muito tempo se so dinheiro fosse importante ao se ver com poder para decidir numa empresa como a studebaker egbert pegou o virus do entusiasmo pelo automovel de forma absoluta; tanto que se mudou de mala e cuia para morar na casa de hospedes do campo de prova da studebaker onde podia testar carros sempre que quisesse [caption id= attachment_276756 align= aligncenter width= 999 ] gran turismo hawk uma grade no carro sem grade[/caption] egbert contrata o desenhista brooks stevens que faz um barato mas eficiente face lift nos antigos cupes de loewy ainda a venda o resultante gran turismo hawk e um sucesso outro face lift agora no lark tambem da imediato aumento de vendas o que anima egbert e lhe da ideias de ir mais alem ainda assim as vendas eram baixas muito abaixo do maior concorrente a amc a studebaker tinha varios problemas serios os principais uma fabrica antiga e ineficiente somado a falta de capital e resultantes problemas trabalhistas com o sindicato local lidera la nao era tarefa facil [caption id= attachment_276723 align= aligncenter width= 850 ] loewy egbert e avanti[/caption] se por um lado era necessario continuar comprando empresas para assegurar o futuro da empresa como queria o conselho o pouco dinheiro que se tinha em caixa significava que para isso o desenvolvimento de carros novos tinha que parar sem carros novos a empresa acabaria e isto egbert nao queria decide que o que precisa e algo espetacular diferente para que o nome studebaker voltasse a ser lembrado resolve ir visitar raymond loewy e no caminho compra segundo ele seis dolares em revistas de carros esporte raymond loewy duas pessoas mais entusiasmadas pelo trabalho adiante seriam muito dificeis de se encontrar loewy por voltar a fazer automoveis que adorava e egbert por fazer um carro que seria a personificaçao de seu novo maior interesse na vida o automovel os dois rapidamente chegam num acordo e apertam as maos [caption id= attachment_276736 align= aligncenter width= 999 ] trabalhando em palm springs[/caption] mas o tempo urgia egbert contrata loewy no inicio de março de 1961 e o carro deveria ser lançado no salao de nova iorque em abril de 1962 qualquer pessoa com experiencia na industria pode ver que tanto em 1961 quanto hoje e um prazo impossivel mas egbert nao queria saber sem experiencia na industria acreditava que eram apenas velhas praticas precisando de um chefe energico para serem desmistificadas o prazo era esse e era bom que todo mundo fizesse a sua parte para que acontecesse como sabemos loewy imediatamente faz sua pequena equipe alem dele mesmo e tom kellog chama o experiente john ebstein este por sua vez chama o amigo bob andrews e seu indefectivel cachimbo andrews e agradecido profundamente pela chance anos antes fora demitido da studebaker por seus problemas com o alcool e vinha desde entao a duras penas abandonando o vicio [caption id= attachment_276758 align= aligncenter width= 999 ] da esquerda para direita tom kellog loewy bob andrews e john ebstein[/caption] para ficar longe do triste ambiente fabril e seus executivos aluga uma casa na ensolarada palm springs onde os quatro armados apenas de papel e 250 kg de argila de modelar criam um carro novo e espetacular em seis semanas a cidade estava em meio de ferias de verao cheia de jovens e de um ambiente moderno alegre despreocupado o carro resultante nao podia deixar de ser influenciado por este ambiente moderno limpo diferente alegre e porque nao dizer sexy a frente nao tinha grade alguma ficaria escondida debaixo do para choque e nela estavam apenas dois farois redondos os para lamas em lamina completavam a dianteira e a coluna b era recuada e em l pronunciado [caption id= attachment_276728 align= aligncenter width= 999 ] ebstein trabalhando em palm springs[/caption] a lateral tinha cintura ancas e curvas como as meninas de palm springs as aberturas de rodas foram desenhadas numa tarde no clay por loewy diz que se inspirou na trajetoria do sputnik que viu em uma revista o carro todo e moderno mas tambem uma fotografia de um lugar especial no espaço e tempo parece pedir camisas floridas coquetel com guarda chuva sol ceu azul e uma piscina de palm springs no verao de 1962 [caption id= attachment_276745 align= aligncenter width= 999 ] avanti e palm springs 1962 indivisiveis[/caption] era para ter entre eixos mais curto e apenas dois lugares mas nao existia nem tempo nem dinheiro para um chassi novo se tornou um gt 2+2 lugares com o chassi do lark inalterado ao fim das seis semanas loewy paga seus ajudantes e despacha o modelo em clay para indiana todos se despedem fecham a casa devolvem a chave e cada um vai para o seu lado ebstein e loewy seriam chamados a indiana em seguida o projeto tinha sido rapidamente aprovado por egbert e o conselho e precisavam da ajuda deles para continuar o nome do carro seria avanti adiante gene hardig engenheiros sao pessoas esquisitas logicas normalmente dificeis de lidar raramente se emocionam ou choram preferindo a certeza fria e imutavel que apenas os numeros podem trazer para si mas alguns deles desenvolvem um senso de humor e um vies iconoclasta que e estranhamente comum junte dez deles que pelo menos um sera engraçadissimo humor de engenheiro e peculiar nao e humor de televisao porem; nao esperem um novo bussunda saindo das fileiras deste povo estranho [caption id= attachment_276734 align= aligncenter width= 682 ] o v8 studebaker over engineered [/caption] mas o terceiro protagonista da historia do avanti o engenheiro chefe da studebaker eugene j gene hardig certamente tinha este senso de humor peculiar ao lançar o v8 moderno da studebaker em 1951 escreveu uma apresentaçao tecnica para a sae sociedade de engenheiros automotivos americanos que e uma perola de sinceridade num mar de platitudes corporativas neste tipo de publicaçao um texto delicioso leve sarcastico e muito engraçado pelo menos para quem ja passou por experiencias parecidas na industria alguns extratos dele [caption id= attachment_276727 align= aligncenter width= 999 ] o clay em tamanho natural e loewy avante [/caption] a introduçao deste motor foi instigada pelo desejo de beneficiar a humanidade em geral e os acionistas da studebaker em particular por causa da brevidade da existencia humana nenhuma tentativa sera feita para enumerar todos os erros que foram cometidos nem todas as dificuldades encontradas trabalhando com o trem de valvulas para desenhar os contornos da camara de combustao conhecimento das varias teorias sobre detonaçao pre igniçao e combustao e altamente desejavel este conhecimento permite ao engenheiro falar com empafia sobre velocidade de chama turbulencia e areas frias enquanto segue o procedimento usual de tentativa e erro ate ter uma camara satisfatoria naturalmente as bielas que falharam foram enviadas ao laboratorio para analise metalurgica este e um procedimento altamente desejavel porque libera algum tempo de meditaçao entre o momento que a falha ocorre e o momento que o relatorio chega dizendo que a peça quebrada e metalurgicamente perfeita [caption id= attachment_276733 align= aligncenter width= 701 ] seis parafusos por cilindro 300kg um v8 parrudo [/caption] o motor que seria o usado no avanti foi criado nao para ser algo de alto desempenho e sim seguia a tradiçao de confiabilidade suavidade e durabilidade do fabricante agora com a configuraçao basica do v 8 americano inaugurada pela gm em 1949 com comando central e varetas e balancins acionando valvulas no cabeçote apesar de ser um motor enorme e pesado 300 kg seu deslocamento era relativamente baixo inicialmente 3 8 litros depois aumentado ate cinco litros mas por isto era bem superdimensionado com por exemplo seis parafusos para prender o cabeçote ao redor de cada cilindro esta rigidez estrutural acaba por torna lo quase insensivel a sobrealimentaçao a studebaker acabava de anexar a paxton e os serviços dos irmaos granatelli e com isso o compressor centrifugo seria parte da especificaçao dos motores preparados por hardig para o novo avanti hardig apesar do pouco tempo e dinheiro para fazer o desenho de loewy funcionar adorou o projeto e os motivos eram faceis de entender a enfase estava no que o carro devia fazer ao inves de quantas unidades dele poderiam ser vendidas o sonho de todo engenheiro o avanti e um combinaçao unica de desempenho comportamento previsivel e segurança em um pacote de estilo dramatico para um mercado especializado e sofisticado disse hardig serio para variar as versoes do v8 disponiveis para o avanti se chamavam r1 r2 e r3 o r1 e o r2 deslocavam 289 pol³ 4 7 litros ambos com carburador de corpo quadruplo o r1 dava algo em torno de 240 cv e o r2 equipado com um compressor centrifugo paxton 300cv mas o realmente interessante era o r3 304 pol³ 5 litros comprimido em um motor praticamente feito a mao para nada menos que 400 cv a 6000 rpm a revista road & track testou um avanti r3 em 1963 e o carro acelerou de zero a 60 milhas por hora 96 5 km/h em apenas 5 5 segundos o chassi usado foi o do lark conversivel mais reforçado e rigido que o normal mas varias outras mudanças ocorreram para a nova missao esportiva direçao mais rapida 16 1 em vez de 23 1 rodas e bitolas mais largas suspensao traseira com braços arrastados adicionados ao tradicional eixo rigido com feixe de molas semi elipticas tambem uma barra estabilizadora foi adicionada atras e molas e amortecedores de carga maior fazendo do avanti um carro de comportamento esportivo convincente os freios eram absoluta novidade pioneiros discos dianteiros da dunlop fabricados nos eua sob licença pela bendix primeiro carro americano a adota los de serie e incrivel o que foi conseguido em tao pouco tempo todo mundo que trabalhou no carro de loewy e seus companheiros em palm springs ate a linha de montagem trabalharam noite adentro incessantemente sem folga ate terminar sua parte no projeto por meses a fio entusiasmo pelo que se faz e algo poderoso a carroceria moldada em resina poliester reforçada por fibra de vidro para economizar tempo e custo de ferramental foi fornecida pela mesma empresa que fabricava peças para o chevrolet corvette o interior ficou a cargo do estilo da studebaker e ficou a altura do exterior o desenho dos bancos dianteiros sao copiados do alfa romeo do chefe do estudio com laterais pronunciadas no estilo europeu incriveis dificuldades correrias e modificaçoes foram necessarias para que a carroceria ficasse pronta a tempo hardig diz que o projeto todo levou pouco mais de 12 meses algo incrivel lançamento e o fim da studebaker o objetivo de lançamento foi atingido e o carro foi imediato sucesso de critica como desejado foi noticia de primeira pagina no ano de 1963 mas dois problemas graves ocorriam em paralelo primeiro sherwood egbert com cancer tem longos periodos de licença passando grande parte do seu tempo preso a uma cama de hospital depois a produçao do carro principalmente carroceria nao conseguia deslanchar; retrabalhos e mais retrabalhos uma linha quase artesanal com isso muitas vendas sao perdidas e quando chega o fim de 1963 o momento de sucesso e interesse se perde com egbert afastado e as vendas em baixa o conselho nomeia outro presidente que imediatamente fecha as operaçoes automobilisticas nos eua movendo apenas o lark para o canada as picapes o hawk e o avanti sao cancelados em 1966 os veiculos studebaker deixam de existir definitivamente sherwood egbert perde sua longa luta para o cancer em 1969 raymond loewy continua sua carreira de sucesso mas nunca mais desenha automoveis de produçao hardig ao fim da studebaker resolve se aposentar mas nao e fim desta historia dois entusiastas do avanti os concessionarios studebaker de south bend nate altman e leo newman compram a fabrica e os direitos do avanti e o colocam em produçao limitada com a marca avanti e motor chevrolet v8 de corvette esta empresa dura com varios donos diferentes ate 2007 mas isto e historia para outro dia coda e tom kellog depois das intensas semanas em palm springs volta para casa e toca sua vida sem saber de mais nada do carro que ajudara a desenhar e muito comum trabalhos de design acabarem em nada e aquele carro de loewy radical e diferente assim nunca seria aprovado ainda mais pela studebaker kellog esquece completamente daquilo e continua a vida trabalhando como freelance e cuidando da mulher e dois filhos pequenos um dia um amigo que trabalhava na concessionaria studebaker mercedes benz de los angeles que havia a pouco lhe vendido um carro telefona para ele voce nao me disse que trabalhou em um carro esporte para a studebaker vao mostrar um para a gente amanha num evento no aeroporto quer ir junto era parte do esforço de egbert para fazer o carro conhecido um aviao com dois carros so existiam eles entao voava para as cidades onde se faziam apresentaçoes no aeroporto mesmo tom kellog vai no tal evento e esta debaixo de uma tenda com amigos bebendo e comendo quando baixa a rampa de carga do aviao estacionado ao lado de dentro dele o grave ronronar de um v8 de escape duplo obviamente bravo e ouvido e todos param e prestam atençao dois avanti saem la de dentro fazem um bale na pista ate parar na frente do publico que corre ao encontro deles extasiado todos menos tom kellog quando ve sua criaçao inteira inalterada linda em toda sua gloria andando e esbanjando saude ali na sua frente resplandecendo sob o sol como uma apariçao divina kellog deixa cair o salgadinho da mao e fica apenas olhando catatonico quando todos correm para o carro um arrepio de emoçao percorre sua espinha e murmura sozinho entre os dentes eles o fizeram os desgraçados o fizeram o que os presentes testemunharam foi unico uma obra do intelecto e do coraçao humano mais viva e bela que qualquer obra de arte o ultimo suspiro de uma companhia centenaria a obra final de varias pessoas unidas pelo desejo de fazer algo unico incrivel memoravel o automovel como expressao da alma humana e de sua capacidade de realizaçao disse o jornalista patrick r foster uma mistura maravilhosa de estilo avançado engenharia atualizada e desenvolvimento de produto heroico de ultimo esforço antes do fim o avanti era um milagre em cada centimetro e nao apenas um milagre visual mesmo usando peças mecanicas recicladas o chassi de alguma forma estava no nivel dos refinados gts europeus ou nas sempre inusitadas palavras de hardig e portanto quando todas essas coisas e muitas outras foram realizadas foi construido um motor e neste motor os pistoes andaram para cima e para baixo e eles desenvolveram pressoes que foram medias e efetivas e neste motor o virabrequim girou e dele vieram potencia e torque e logo houveram outros motores exatamente iguais a este e eles foram montados em automoveis e esses automoveis se moveram para frente e para tras exatamente como foi planejado desde o inicio e no desempenho destes veiculos os proprietarios encontraram prazer e satisfaçao ou pelo menos e o que esperamos
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