foram meses de fotos videos flagras teasers e ate um recorde em nurburgring nordschleife com um prototipo camuflado mas agora finalmente chegou a hora de conhecermos o lamborghini aventador svj o modelo mais potente e mais rapido ja produzido pela casa de sant’agata bolognese o modelo foi apresentado na noite desta quinta feira durante o the quail um dos eventos da monterey car week na california [gt40 content search= lamborghini widget= 1 ] como vimos anteriormente o nome svj e uma homenagem a versao mais radical do miura desenvolvida pelo piloto bob wallace mas que acabou nunca sendo produzida o sv da sigla significa super veloce super veloz em italiano enquanto o j indica que o carro havia sido desenvolvido sob as regras do apendice j da fia como o projeto do miura acabou cancelado este e o primeiro lamborghini produzido em serie a receber a sigla embora ja sem relaçao com o automobilismo tanto que a unica atividade de pista do aventador svj tem tudo para ser mesmo o recorde em nurburgring nordschleife e os track days aos quais os futuros compradores do hipercarro o levarao serao feitos apenas 900 exemplares a um preço de 350 000 euros cerca de r$ 1 6 milhao o nome svj tambem sugere uma relaçao estreita com o sv mas isto e somente meia verdade ele tambem teve seu peso aliviado motor aprimorado e recebeu um eixo traseiro direcional mas as semelhanças acabam por aqui o svj tem diferenças esteticas mecanicas e principalmente aerodinamicas começando pelo motor a lamborghini elevou a potencia do v12 de 6 5 litros para 770 cv e instalou um novo sistema de admissao com borboleta de titanio e coletor redimensionado enquanto o escape foi reprojetado para reduzir a backpressure e passou a ser fabricado com materiais mais leves para contribuir com a reduçao de peso do carro o resultado foi um v12 de 770 cv a 8 500 rpm 73 3 kgfm a 6 750 rpm e um peso seco de 1 525 kg — numero que haviamos sugerido na ocasiao da divulgaçao da relaçao peso/potencia de 1 98 kg/cv o cambio automatizado de embreagem simples e sete marchas tambem foi reprogramado e modificado de acordo com as mudanças no powertrain com o novo conjunto o aventador svj acelera de zero a 100 km/h em 2 8 segundos e vai alem dos 350 km/h quando os rumores sobre a potencia do aventador começaram a circular ficamos um pouco incredulos quanto a capacidade do carro em quebrar o recorde em nurburgring afinal o aventador sv de 750 cv completou os 20 1 km do circuito alemao em 6 59 o recorde a ser batido era 6 47 3 o que significava que o aventador svj precisaria melhorar o tempo em mais de 12 segundos parecia improvavel sem uma reduçao significativa de peso ou um projeto aerodinamico muito radical ou as duas coisas no fim das contas foi um pouco de reduçao de peso um pouco de potencia e muito da aerodinamica dotado de um projeto aerodinamico exclusivo e muito diferente das outras versoes do aventador o svj tem 40% mais downforce sobre os dois eixos quando comparado ao sv e seu coeficiente de arrasto aerodinamico e 1% mais baixo segundo os dados divulgados pela lamborghini como eles conseguiram um melhoramento tao significativo com uma evoluçao radical na aerodinamica como sugerimos dois paragrafos acima as novidades sao evidentes a primeira vista o para choques dianteiro e exclusivo da versao e tem barbatanas laterais um splitter flutuante e dutos de escoamento no capo que ajudam o vento a pressionar a dianteira contra o chao ao mesmo tempo em que favorece a penetraçao aerodinamica a lamborghini diz que estes dois canais no capo sozinhos sao responsaveis por 70% do aumento na downforce sobre o eixo dianteiro as aletas dos para choques atuam com a lateral do carro que tem uma soleira remodelada com o perfil em y que se tornou uma marca do aventador e novas tomadas de ar as aletas direcionam o fluxo aerodinamico pela lateral do carro de forma que o arrasto e reduzido e o arrefecimento do motor e otimizado o fundo do carro tambem tem seus elementos aerodinamicos como geradores de vortice um difusor dianteiro um novo difusor traseiro e aletas divergentes tambem segundo a lamborghini o fundo do carro e responsavel por 30% do aumento na downforce um elemento marcante do projeto aerodinamico e o sistema ala uma sigla trocadilho para aerodinamica lamborghini attiva que tambem significa asa em italiano o sistema foi lançado no huracan performante e otimizado no aventador svj e consiste em um aerofolio um par de aletas laterais e dutos que canalizam ou bloqueiam o ar de acordo com a demanda por downforce ou baixo arrasto aerodinamico que podem ser fechados ou abertos por pequenos motores eletricos controlados eletronicamente eles recebem dados de sensores inerciais que medem a aceleraçao do carro para determinar a necessidade aerodinamica e adequar o ala em menos de 500 ms quando o ala esta desativado os dutos sao fechados e geram downforce quando o ala e ativado os dutos se abrem e reduzem a pressao do ar reduzindo o arrasto e permitindo velocidades mais elevadas em retas e curvas de alta tambem ha um canal de direcionamento do fluxo aerodinamico na asa que produz downforce sobre a roda com menos carga em situaçao de curva o pacote e completado por um novo para choques traseiro com um difusor significativamente maior que o do sv e claro que voce nao faz o carro mais rapido de nurburgring somente com potencia e downforce a suspensao do svj foi retrabalhada para obter mais aderencia mecanica as barras estabilizadoras foram aumentadas em 50% em relaçao ao aventador sv os amortecedores ajustaveis tem um espectro de ajustes 15% maior e seu mapeamento foi reprogramado para maior controle de rolagem e das rodas — que tambem esterçam no eixo traseiro alem da suspensao a caixa de direçao foi recalibrada bem como o sistema de traçao integral que agora direciona 3% mais torque para a traseira se comparado ao sv os freios e o mapa do abs tambem foram recalibrados para encurtar as distancias de frenagem segundo a lamborghini o svj e capaz de frear de 100 km/h a zero em apenas 30 metros os pneus tambem sao especiais um dos pontos questionados sobre o carro recordista de nurburgring e se os pneus pirelli p zero trofeo r com composto feito especificamente para a lamborghini seriam oferecidos no modelo de produçao sim eles serao mas como um opcional os pneus de serie sao os p zero corsa alem da versao regular do aventador svj a lamborghini tambem levou uma ediçao especial do modelo batizada svj63 em homenagem ao ano de fundaçao da lamborghini e configurado com itens exclusivos e uso extensivo de fibra de carbono serao feitos apenas 63 exemplares [youtube id= w 7cnajdvhq width= 620 height= 350 ] [gallery columns= 1 link= file size= large ids= 198291 198277 198279 198271 198275 198289 198290 198294 198295 198276 ]
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