as noçoes de sorte ou azar sao atribuiçoes que damos a desdobramentos causados por forças ou eventos que estao totalmente fora do nosso controle considerando isso a virada que levou a derrota de verstappen para perez no gp de baku de formula 1 nao pode ser considerada azar como o holandes comentou foi uma questao de falta de competencia nao de max mas de sua propria equipe mais do que isso os desdobramentos apos essa virada foram uma questao de competencia de sergio perez que estava guiando como nunca com todas as qualidades de um campeao a media das diferenças dos tempos de volta entre ele e max ficou na casa de 2 centesimos por volta durante toda a corrida mas voltemos a origem das coisas uma bitoquinha no muro e o tal do azar com a experiencia acumulada na sprint race do sabado e o desgaste precoce dos macios todos os carros da frente optaram em largar com pneus medios baku e uma pista esquisita para o padrao da formula 1 com longas retas interrompidas por curvas lentas de 90 graus ao estilo do antigo circuito de phoenix que ficou marcado pela historica prova de jean alesi e sua teimosa tyrrell em 1990 que liderou por 34 voltas e deu muito trabalho a ayrton senna em baku e necessario muita velocidade de reta favorece a red bull e em certo grau a ferrari e forte capacidade de frenagem favorece a aston martin os parenteses deram a letra de quem se daria bem nesta prova outra caracteristica tipica de baku e a quantidade de acidentes e safety cars causado pelo asfalto de baixa aderencia combinado as curvas fechadas com estreitamento de pista em diversos trechos tanto que a pirelli emprega os pneus mais macios de seu cardapio e o desgaste aqui e mais causado pela degradaçao mecanica e escorregamento do que degradaçao termica mas desta vez a largada foi estranhamente protocolar sem ultrapassagens relevantes no pelotao frontal e sem acidentes https //www youtube com/watch v=u6u9y2urgx0 com isso o script parecia ja desenhado leclerc e verstappen dispararam na frente em 1º e 2º com perez tentando acompanhar ficando na casa de um segundo atras com max colado em charles a meio segundo ou menos sem drs a ultrapassagem era previsivel e ela aconteceu com uma embaraçosa tranquilidade ja na volta 4 a primeira onde a red bull pode explorar a reduçao de arrasto em todo o retao veja na imagem abaixo verstappen estava adiante antes da linha de chegada e ate mesmo conseguiu voltar para o traçado antes da frenagem para se ter uma ideia da diferença de performance na mesma volta verstappen ja havia aberto 1 3 s sobre leclerc isso foi frustrante para quem baseado na sprint de ontem esperava uma corrida emocionante entre ferrari e red bull a previsao era da ferrari ser um osso duro ao menos ate o terço final de cada stint onde a degradaçao precoce de pneus da sf 23 tiraria a condiçao competitiva mas logo de cara tomando um caldo e iria piorar ja na volta seguinte na volta 5 era a vez de perez passar leclerc no mesmo local mas com menos de tranquilidade tendo de frear bem dentro da curva 1 e ai começa algo curioso perez aperta o ritmo e começa a se aproximar de verstappen na volta 7 a diferença era de 1 1 segundo na volta 9 sete decimos na volta seguinte 0 4 s o mexicano estava a fim do maior caneco simultaneamente disputando a quarta posiçao tinhamos alonso a 0 4 s de hamilton a briga entre mercedes e aston martin so nao aconteceu porque hamilton decidiu parar no box na volta 9 por desgaste precoce mais um indicio de ineficacia aerodinamica uma decisao que ele se arrependeria pelo resto do dia por que ele voltou encaixotado atras de hulkenberg em decimo antes fosse so isso na volta 10 de vries comete um erro infantil ao atingir o muro interno na tomada do s de baixa da curva 5 quebrando a suspensao de seu alpha tauri que parou em posiçao perigosa 50 metros depois bandeira amarela e um previsivel safety car eis a questao do dia azar ou incompetencia entre a batida de de vries e a convocaçao de verstappen para o seu pit stop feita com a prova em toda velocidade passou se quase de um minuto quando max começava a sair dos boxes chega o comunicado obvio safety car todo o time de estrategia da red bull teve quase 60 segundos para ver e ser alertada da ocorrencia de de vries e ainda assim chamou max com a corrida de pe cravado entao caros azar foi o de hamilton que trocou pneus segundos antes de nick destruir seu monoposto no caso da red bull foi incompetencia estrategica algo rarissimo de acontecer por la sorte com merecimento com o safety car todo mundo partiu para os boxes para trocar pelos pneus duros ja na volta 10 os macios e medios estavam com degradaçao muito maior do que a prevista considerando que o pit stop era planejado para a volta 17 e muitos carros ja estavam brigando nas saidas das curvas quando de vries bateu nessa dança das cadeiras perez e leclerc se reposicionaram a frente de verstappen no safety car com sainz em quarto e alonso em quinto na relargada leclerc traciona mal saindo da curva 1 com isso e espremido lado a lado na 2 e e ultrapassado por max na frenagem para a curva 3 e ao frear tarde pela disputa e tracionar mal na saida da 3 charles segurou a retomada de sainz que vinha logo atras deixando o exposto para uma das grandes ultrapassagens do dia o mergulho de alonso para passar seu conterraneo outra coisa a transmissao nao mostrou mas somente nesta primeira volta hamilton ultrapassou tres carros e quatro voltas depois ele ainda chegaria em stroll o ultrapassando no retao apos um erro na saida da ultima curva daqui para a frente a corrida assumiu tons de guerra fria sem nenhuma grande emoçao com todo mundo de pneus duros trocados na volta 10 de 51 ninguem poderia ser heroi no ritmo ou nas disputas sem correr o risco de ficar sem pneus no quarto final os dois principais cenarios foram os seguintes hamilton apos passar stroll passou a mirar no 5º colocado sainz por volta da volta 20 ele chegou a ficar meio segundo atras prometendo um belo duelo mas carlos apertou o ritmo e conseguiu um refresco de 1 5 s na volta 36 hamilton volta a reduzir a diferença para menos de um segundo mas o desempenho da mercedes amg em reta e lamentavel assim ficamos nesse ioio de promessa que nao se consolidou em sequer uma tentativa de ultrapassagem de hamilton uma pena o segundo cenario foi bem interessante com perez andando forte na ponta todos esperavam que a sua tocada fosse causar uma degradaçao de pneus precoce na volta 17 a diferença de 1 5 s começaram o fogo cruzado de voltas mais rapidas por quase 10 giros com a diferença mantida e entao na volta 30 de 51 a grande surpresa max começa a perder terreno para perez a diferença passa para 2 4 s por radio ele reclama de uma perda de equilibrio entre o freio motor e o diferencial afetando a tocada tanto na entrada quanto na saida das curvas max começa a tentar compensar na raça com o seu rb19 ocasionalmente raspando nas barreiras de pneus em algumas das curvas mas esse esforço cobra a sua parte nos pneus na volta 38 perez tinha uma vantagem de 3 8 s o mexicano estava imbativel com tocada e preservaçao de pneus perfeita zero criticas uma corrida digna de um campeao https //www youtube com/watch v=eftdndchtle rapidinhas ao frigir dos ovos vimos a ferrari comemorar porque foi menos humilhada reconquistou a posiçao de provavel 2ª força do grid mas isso ainda precisa ser confirmado em um traçado menos atipico e miami tambem nao serve de referencia mas o fato e que terminou 21 segundos atras da red bull para o campeonato ficar emocionante esse intervalo e inaceitavel a ferrari ainda precisa melhorar em gerenciamento de temperatura e desgaste dos pneus eles precisam de um pacote aerodinamico mais eficaz reduzindo a degradaçao dos pneus por escorregamento mas tambem precisam de um conjunto de grip mecanico melhor outra coisa que esta dificil de aceitar e a perda de confiança de carlos sainz que ficou mais de 20 segundos atras de leclerc e sequer conseguiu reagir a ultrapassagem de alonso na relargada se seguir nesta toada fico em duvidas se o seu lugar estara mesmo garantido embora tenha feito uma corrida de coadjuvante terminando em 6º hamilton fez uma prova sensacional ultrapassou russell e stroll entre os principais pois na relargada fez tres ultrapassagens que nao foram transmitidas e terminou quase 20 s a frente de george se nao tivesse feito o pit stop na volta 9 deixando para fazer a troca durante o safety car talvez tivessemos uma briga direta entre ele e alonso pela quarta posiçao a mclaren esta numa situaçao parecida com a ferrari comemorando por estar menos humilhada com norris em 9º e piastri em 11º mas e uma recuperaçao admiravel frente ao fiasco do começo do ano na volta da vitoria de perez quase ocorre uma fatalidade nos boxes a organizaçao liberou os fotografos do cercadinho para que eles registrassem a passagem e as comemoraçoes mas ocon que nao havia feito sua troca obrigatoria de pneus foi para o pitstop e teve de frear forte para evitar uma situaçao de risco a fia promete rever este procolo https //www youtube com/watch v=2nnwhougxq8 proxima parada gp de miami proximo domingo 7 de maio classificaçao em 6/5 as 17 00 e gp as 16 30 de 7/5 e um traçado com caracteristicas proximas ao de baku apenas com um ou outro trecho de media e sem curvas de 90 graus ou seja com algum tempero de autodromo
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