Muitos entusiastas sonham com superesportivos. Isto é bacana, mas às vezes, nossos sonhos automotivos inalcançáveis são carros muito mais humildes quando o assunto é desempenho — ainda que sejam extremamente desejáveis por outros motivos. É o caso do Mercedes-Benz 190E Cosworth, sedã de tiozão sério transformado em especial de homologação e um dos maiores ícones entre, bem, qualquer um que goste de carro. E é só olhar para ele para entender o motivo, não concorda?
A Mercedes-Benz criou o 190E Cosworth pela mesma razão que a BMW criou o M3 — homologar uma versão de competição. No entanto, ele não teve o mesmo sucesso que seu rival bávaro nas pistas: enquanto o M3 E30 venceu os títulos de 1987 e 1989 do DTM, o Campeonato Alemão de Carros de Turismo, o 190E Cosworth só conseguiu a glória em 1992, perto do fim da categoria (que acabou em 1996). Isto acabou por levar muita gente a pensar que o Mercedes não é um carro tão bom quanto o M3, mas a gente não está aqui para fala