FlatOut!
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Lançamentos

Barulhento, rápido e extremo: o Porsche 911 GT3 RS tem um flat-six aspirado de 500 cv

O Salão de Genebra está fervilhando com lançamentos aguardados entre os supercarros — o novo Audi R8, o Lamborghini Aventador SV e o Koenigsegg Regera que parece ter vindo de outro planeta, são alguns deles. Juntando-se ao coro está o Porsche 911 GT3 RS, uma versão ainda mais potente e veloz do já extremo 911 GT3. O que ele tem de especial? Para começar, o maior e mais potente motor de aspiração natural da família 911.

A Porsche diz que o 911 GT3 RS é a versão legalizada para as ruas mais extrema e avançada do modelo. A começar pelo motor: um flat-six que desloca quatro litros para produzir 500 cv e 46,7 mkgf de torque sem ajuda de turbos. Acoplado a uma nova versão da transmissão PDK de dupla embreagem e sete marchas, desenvolvida especialmente para o modelo, o boxer é capaz de levar o 911 GT3 RS aos 100 km/h em 3,3 segundos, aos 200 km/h em 10,9 segundos e fazê-lo cumprir o quarto-de-milha em apenas 11,2 segundos. A velocidade máxima é limitada a 320 km/h.

E que ronco, meus amigos. Que ronco!

Entre as novas funções da transmissão estão o sistema de “paddle neutral”, que desacopla as embreagens como se você pisasse no pedal de um carro com câmbio manual, e o botão de “Pit Speed” que, como o nome diz, serve para limitar a velocidade do carro ao entrar na pit lane em um autódromo, por exemplo.

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Logicamente também deu muita atenção à dinâmica do carro, a começar pelo acerto do chassi. O GT3 RS tem eixo traseiro autoesterçante com sistema de vetorização de torque (distribuindo a força entre as rodas direita e esquerda de acordo com a necessidade) de modo a tornar o carro mais ágil em curvas, e as bitolas 35,5 mm mais largas na dianteira e na traseira garantem que a rolagem da carroceria seja sempre mínima. Não é à toa que, segundo a Porsche, o GT3 RS percorreu o Norsdchleife em 7:20 — cinco segundos mais rápido que o GT3 “comum”.

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As rodas de 21×9,5 polegadas na dianteira e 21×12,5 polegadas na traseira calçam pneus 265 e 325, respectivamente — estes últimos, os mais largos pneus traseiros usados em qualquer 911 atualmente. Para acomodá-los, a carroceria (que usa como base o Porsche 911 Turbo) teve os para-lamas alargados em 50 mm na dianteira e 20 mm na traseira. Os para-lamas dianteiros receberam saídas de ar na parte superior, que escoam o ar das caixas de roda e aumentam a downforce sobre o eixo dianteiro — assim como o spoiler dianteiro e a grande asa traseira fixa de fibra de carbono.

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Outro foco da Porsche no GT3 RS foi a redução de peso. Usando capô de fibra de carbono e um inédito teto de magnésio, para-lamas traseiros de alumínio e janelas traseiras de policarbonato, o 911 GT3 RS conseguiu eliminar 10 kg — parece pouco, mas com a perda de peso concentrada no capô e no teto, o centro de gravidade ficou mais baixo e, consequentemente, o carro ganhou estabilidade direcional.

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O interior não chega a ser espartano — há uma tela multimídia, sistema de som e, se o dono quiser, o Sport Chrono Package, que inclui cronômetro e um aplicativo chamado Porsche Track Precision. Com ele, é possível acompanhar diversos parâmetros do carro durante a pilotagem, como velocidade e aceleração lateral. Com um smartphone em mãos, ainda é possível compartilhar e comparar seus dados com os de outros pilotos.

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Agora, você quer ter uma overdose de 911 GT3 RS? Então assista ao vídeo abaixo. São nada menos que dez minutos de filmagem crua com o carro — sem efeitos, sem música, sem narração. Só o ronco do flat-six aspirado de 500 cv.

Se você gostou do que viu, saiba que o 911 GT3 RS já pode ser encomendado. Quanto custa? € 181.690, ou cerca de R$ 595 mil em conversão direta. Agora, Porsche, que tal divulgar o video do bicho em Nürburgring?