O Salão de Genebra está fervilhando com lançamentos aguardados entre os supercarros — o novo Audi R8, o Lamborghini Aventador SV e o Koenigsegg Regera que parece ter vindo de outro planeta, são alguns deles. Juntando-se ao coro está o Porsche 911 GT3 RS, uma versão ainda mais potente e veloz do já extremo 911 GT3. O que ele tem de especial? Para começar, o maior e mais potente motor de aspiração natural da família 911.
A Porsche diz que o 911 GT3 RS é a versão legalizada para as ruas mais extrema e avançada do modelo. A começar pelo motor: um flat-six que desloca quatro litros para produzir 500 cv e 46,7 mkgf de torque sem ajuda de turbos. Acoplado a uma nova versão da transmissão PDK de dupla embreagem e sete marchas, desenvolvida especialmente para o modelo, o boxer é capaz de levar o 911 GT3 RS aos 100 km/h em 3,3 segundos, aos 200 km/h em 10,9 segundos e fazê-lo cumprir o quarto-de-milha em apenas 11,2 segundos. A velocidade máxima é limitada a 320 km/h.
E que ronco, meus amigos. Que ronco!
Entre as novas funções da transmissão estão o sistema de “paddle neutral”, que desacopla as embreagens como se você pisasse no pedal de um carro com câmbio manual, e o botão de “Pit Speed” que, como o nome diz, serve para limitar a velocidade do carro ao entrar na pit lane em um autódromo, por exemplo.
Logicamente também deu muita atenção à dinâmica do carro, a começar pelo acerto do chassi. O GT3 RS tem eixo traseiro autoesterçante com sistema de vetorização de torque (distribuindo a força entre as rodas direita e esquerda de acordo com a necessidade) de modo a tornar o carro mais ágil em curvas, e as bitolas 35,5 mm mais largas na dianteira e na traseira garantem que a rolagem da carroceria seja sempre mínima. Não é à toa que, segundo a Porsche, o GT3 RS percorreu o Norsdchleife em 7:20 — cinco segundos mais rápido que o GT3 “comum”.
As rodas de 21×9,5 polegadas na dianteira e 21×12,5 polegadas na traseira calçam pneus 265 e 325, respectivamente — estes últimos, os mais largos pneus traseiros usados em qualquer 911 atualmente. Para acomodá-los, a carroceria (que usa como base o Porsche 911 Turbo) teve os para-lamas alargados em 50 mm na dianteira e 20 mm na traseira. Os para-lamas dianteiros receberam saídas de ar na parte superior, que escoam o ar das caixas de roda e aumentam a downforce sobre o eixo dianteiro — assim como o spoiler dianteiro e a grande asa traseira fixa de fibra de carbono.
Outro foco da Porsche no GT3 RS foi a redução de peso. Usando capô de fibra de carbono e um inédito teto de magnésio, para-lamas traseiros de alumínio e janelas traseiras de policarbonato, o 911 GT3 RS conseguiu eliminar 10 kg — parece pouco, mas com a perda de peso concentrada no capô e no teto, o centro de gravidade ficou mais baixo e, consequentemente, o carro ganhou estabilidade direcional.
O interior não chega a ser espartano — há uma tela multimídia, sistema de som e, se o dono quiser, o Sport Chrono Package, que inclui cronômetro e um aplicativo chamado Porsche Track Precision. Com ele, é possível acompanhar diversos parâmetros do carro durante a pilotagem, como velocidade e aceleração lateral. Com um smartphone em mãos, ainda é possível compartilhar e comparar seus dados com os de outros pilotos.
Agora, você quer ter uma overdose de 911 GT3 RS? Então assista ao vídeo abaixo. São nada menos que dez minutos de filmagem crua com o carro — sem efeitos, sem música, sem narração. Só o ronco do flat-six aspirado de 500 cv.
Se você gostou do que viu, saiba que o 911 GT3 RS já pode ser encomendado. Quanto custa? € 181.690, ou cerca de R$ 595 mil em conversão direta. Agora, Porsche, que tal divulgar o video do bicho em Nürburgring?