carros de corrida normalmente sao potentes aerodinamicos e preparados para a pista — por isto costumam ser feitos do zero ou ao menos usam como base carros com um minimo potencial para competir o que nao significa de vez em quando alguns lunaticos no melhor sentido possivel peguem um carro daqueles que nao foi feito para correr e adivinhe correm com eles claro perguntamos aos leitores quais eram os melhores exemplos destes carros de corrida improvaveis — e ainda demos duas sugestoes o bentley continental gt3 e o mercedes benz amg red sow ate contamos a historia dele antes agora temos a primeira parte da lista com as respostas dos leitores confira agora volvo 850 touring car [youtube id= hcxewj6kzre width= 620 height= 350 ] ok sejamos honestos existiu uma versao esportiva da perua volvo 850 — a 850 r com seu cinco cilindros turbo de 2 3 litros e 250 cv — mas de qualquer forma ela tambem nao foi feita para ser um esportivo portanto o fato de um dia os suecos terem decidido participar do campeonato britanico de turismo com uma versao de corrida da perua 850 e realmente notavel foi em 1994 e foi tudo premeditado para causar impacto a decisao por usar as peruas foi tomada meses antes pela divisao de competiçao da marca mas so foi revelada no grid quando as duas peruas com pintura azul e branca se alinharam o publico as outras equipes e a imprensa acharam ate que fosse piada pelo contrario era muito serio e os carros eram equipados com motores de dois litros por exigencia do regulamento e cambio sequencial de seis marchas infelizmente as peruas nao foram muito bem no campeonato dando a volvo apenas o 14º lugar na classificaçao geral no ano seguinte a equipe decidiu usar os sedas — que tinham a traseira mais leve e assim eram melhores nas curvas com eles a volvo garantiu o 3º lugar na temporada de 1995 do btcc suzuki escudo ok esta aqui e meio injusta mas nao ha como nao lembrar do todo poderoso suzuki escudo que correu na subida de montanha de pikes peak — e aptamente chamado de escudo pikes peak — era um suv compacto mais precisamente o nosso conhecido suzuki vitara que no japao e chamado de escudo; nos eua de sidekick e no reino unido de grand vitara a injustiça se da porque no fim das contas a versao de hillclimb era em essencia uma estrutura tubular com carroceria de fibra de carbono que lembrava as formas do vitara porem era mais arredondada baixa e aerodinamica — com direito a uma gigantesca asa traseira para gerar downforce com um v6 biturbo de 2 5 litros e 995 cv e peso total de apenas 800 kg o escudo pikes peak chegava aos 100 km/h em 2 7 segundos com maxima de 270 km/h com ele nobuhiro monster tajima foi o segundo mais rapido em pikes peak em 1996 em compensaçao com certeza seu escudo se tornou o carro mais rapido de gran turismo 2 rolls royce corniche colocar um rolls royce corniche para correr no paris dakar nao e o tipo de coisa que se decide com muita ponderaçao — so aconteceu porque no fim de 1980 o piloto frances thierry de montcorge estava em um jantar regado a alcool com os amigos e entre um soluço e outro deve ter pensado cara sabe o que seria legal correr no paris dakar com um rolls royce seus amigos obviamente devem ter dito aposto que voce nao consegue [youtube id= ro0yzyvr0qk width= 620 height= 350 ] desafio aceito thierry partiu para a transformaçao de um rolls royce corniche um dos modelos mais luxuosos que havia na epoca bem na verdade o carro cedeu a carroceria para servir de molde para uma replica de fibra e os acabamentos externos e internos pois a estrutura era tubular e o motor o onipresente chevy small block 350 de 5 7 litros e 355 cv; acoplado a transmissao e ao sistema de traçao integral de um toyota land cruiser o carro era praticamente um jipe com motor v8 e cara de rolls royce mas isto nao o torna menos impressionante como contamos aqui o carro sofreu uma quebra no sistema de direçao e acabou desclassificado pela demora no reparo contudo thierry seguiu seu caminho e completou a prova mesmo fora da competiçao dacia logan por aqui voce o conhece como renault logan e sabe que o seda de baixo custo e alto beneficio especialmente no que tange ao espaço interno nao nasceu para disputar corridas e nem tem a carroceria mais apropriada para tal o que nao impede que em sua terra natal a romenia o logan seja um dos carros de competiçao mais populares ate mesmo com um campeonato nacional monomarca [youtube id= obg4 cpbdcw width= 620 height= 350 ] os carros da dacia logan cup nome da categoria sao surpreendentemente proximos dos modelos de rua — o motor 1 6 8v tem a mesma potencia de 90 cv inclusive o monobloco de aço tambem e mantido e devidamente reforçado com uma gaiola de proteçao as modificaçoes ficam por conta do interior depenado da transmissao de cinco marchas da ricardo suspensao preparada com amortecedores bilstein e molas feitas sob medida e dos aparatos aerodinamicos splitter frontal e asa traseira a dacia logan cup e disputada desde 2007 na romenia e nao vamos negar deve ser bem divertida ford galaxie o galaxie foi um dos carros mais luxuosos vendidos no brasil entre 1966 e 1983 quase vinte anos sinonimo de conforto e bolso cheio agora se voce acha que ele so transportava magnatas e noivas para a igreja saiba que ele tambem foi um expoente nas pistas — especialmente na turismo 5000 categoria disputada no anel externo do antigo traçado de interlagos e que o v8 de cinco litros era capaz de levar a banheira a velocidades medias de mais de 200 km/h [youtube id= tgnbdccamrc width= 620 height= 350 ] o regulamento era permissivo e as equipes se aproveitavam disso modificando bastante a carroceria para aliviar peso e melhorar a aerodinamica e preparando o motor com novos cabeçotes comandos pistoes e bielas coletores de admissao e escape — tudo para elevar a potencia do motor de 200 cv para cerca de 280 cv nao ha muito mais informaçoes a respeito alem de fotos videos e relatos de viveu a epoca na verdade nem se sabe ao certo quando a t 5000 começou ou terminou apenas que foi disputada ao longo dos anos 80 e extinta antes de 1990 alguns dos carros que competiam entre galaxie maverick e opala ainda estao na ativa correndo em categorias para classicos romi isetta o iso isetta foi um microcarro lançado em 1953 com o objetivo de oferecer transporte barato e minimamente confortavel aos italianos depois da segunda guerra — nao muito diferente do fiat 500 ou do citroen 2cv na frança dois anos depois a iso licenciou o isetta para outras fabricantes a velam na frança; a bmw na alemanha e no reino unido; e a romi no brasil a empresa que fabricava maquinas industriais e agricolas tornou se a fabricante do primeiro automovel nacional ainda que por ter apenas uma porta o romi isetta nao fosse oficialmente considerado um carro de verdade o fato e que nem o pequeno carro bolha com motor de moto e cara de pokemon escapou de se tornar um carro de corrida — a principio pela propria iso que levou dois exemplares do isetta para competir na mille miglia de 1954 na italia ao todo foram 378 carros inscritos sendo que apenas 182 terminaram a prova — entre eles um dos isetta que chegou em 177º lugar nao demorou para que o romi isetta brasileiro tambem virasse carro de corrida — foi ainda nos anos 50 quando o clube de proprietarios de romi isetta organizou as primeiras provas no autodromo de interlagos os microcarros levavam cerca de tres minutos para percorrer o anel externo do circuito reliant robin [youtube id= kgulclur0i4 width= 620 height= 350 ] mais esquisita que uma corrida de romi isetta — que sejamos francos e ate um carro bacaninha — e uma competiçao de um dos carros mais esdruxulos ja fabricados o reliant robin ao menos o isetta tinha quatro rodas o reliant robin por outro lado tinha tres rodas e era considerado um triciclo podendo ser conduzido em vias publicas mesmo por quem tivesse apenas licença para motocicletas talvez isto ajude a explicar o sucesso do robin ele foi produzido por 30 anos porque como carro ele era uma verdadeira negaçao [youtube id= gyqrwy6k bw width= 620 height= 350 ] mas nem o fato de ele nao conseguir fazer uma curva decente sem tombar nem o fraco motor de 750 cm³ sao impedimentos para que existam ate hoje corridas disputadas apenas pelo reliant robin na verdade sua falta de estabilidade e exatamente a razao para que o campeonato mundial de reliant robin seja realizado ainda que esteja mais para uma corrida de varzea cheia de carros caindo aos pedaços e ficando ainda mais destruidos do que um campeonato mundial a maioria das corridas acontece no interior do reino unido e as provas atraem milhares de pessoas que aplaudem cada tombo com efusividade e sao muitos tombos school time o onibus escolar a jato [youtube id= z9nl5qmmqs8 width= 620 height= 350 ] se ha um veiculo que por excelencia deve ser conduzido com segurança este veiculo e um onibus escolar afinal o bem estar de dezenas de crianças esta nas maos do motorista e e exatamente por isto que a imagem de um onibus escolar — daqueles amarelos classicos dos eua — arrepiando nas pistas de arrancada causa tanta estranheza no inicio mas depois fica legal prometemos [youtube id= nfkoot_sf68 width= 620 height= 350 ] especialmente porque o onibus em questao e na verdade um carro de arrancada chamado school time e apesar da carroceria de onibus ecolar o que se esconde ali embaixo e um gigantesco motor a jato general electric j79 vindo de um caça bombardeiro f4 phantom e capaz de entregar absurdos 42 000 cv seu criador um americano chamado paul stender costuma usar o school time em arrancadas e exibiçoes em pistas de pouso e diz que o onibus a jato e capaz de superar os 560 km/h chegar atrasado na escola nunca mais agrale marrua foto speedracing com br produzido em 2004 e renovado em 2015 o agrale marrua costuma ser utilizado pelo exercito brasileiro e por adeptos do off road que preferem uma alternativa nacional aos jeep e land rover na hora de encarar trilhas pesadas — definitivamente seu lugar nao e o asfalto de um circuito contudo foi exatamente la que ele competiu ate 2007 com suspensao preparada para as pistas carroceria com peso aliviado e o motor v6 vortec de 4 3 litros igual ao usado pela chevrolet na blazer e na s10 ate o inicio da decada o marrua de pista era um dos destaques da categoria pick up racing disputada em diversos autodromos espalhados pelo brasil como taruma brasilia e jacarepagua nao por seu desempenho nas pistas — apesar de ter vencido uma corrida no rio de janeiro — mas pelo seu visual bastante exotico e quadrado contrastando com as linhas modernas de modelos como a ford ranger e a chevrolet s10 [youtube id= 0ljczvs39ea width= 620 height= 350 ] no fim de 2007 a categoria teve as regras modificadas e ficou parecida com a stock car empregando estrutura e conjunto mecanico padronizados e bolhas que lembravam as picapes de rua isto acabou com a motivaçao que a agrale precisava para continuar correndo e a marca abandonou a competiçao tata nano sim ate o tata nano um dos carros mais baratos do mundo se transformou em um carro de corrida — mesmo que ainda nao tenha corrido trata se da criaçao da preparadora indiana ja motorsport que de acordo com o indian autos blog criou o chamado super nano no fim de 2014 para ajudar a melhorar a imagem do carrinho o nano foi concebido para ser um carro pratico para as familias indianas disse joseph chandy supervisor do projeto ao the wall street journal so que nao demorou para que todo mundo começasse a ve lo como um carro barato nos queremos mudar isso para tal o pequeno motor traseiro de dois cilindros 625 cm³ e 35 cv deu lugar a um quatro cilindros turbinado de 1 3 litro e 230 cv que de acordo com a ja motorsport e capaz de levar o monovolume aos 193 km/h alem disso o carro de 600 kg teve boa parte dos acabamentos do interior removida e recebeu bancos de competiçao da recaro e gaiola de proteçao completa alem disso a carroceria foi alargada para dar espaço a rodas mais taludas calçadas com pneus slick alem de freios da ap racing da ultima vez que ouvimos falar a respeito em dezembro do ano passado chandy disse que a tata considerava a possibilidade de criar uma categoria monomarca para o nano contudo nenhuma outra novidade foi divulgada ate agora peugeot 806 super touring se voce nos acompanha ha algum tempo ja deve ter visto a historia da renault espace f1 o carro de formula 1 disfarçado de minivan que a renault fez em parceria com a williams em 1994 acontece que por mais bacana que fosse a espace f1 nao chegou a competir — assim nao da para chama la exatamente de carro de corrida nao e o caso porem da minivan da peugeot que no ano seguinte competiu nas 24 horas de spa em 1995 era uma peugeot 806 desenvolvida em conjunto pelo grupo psa e pela fiat sendo vendida tambem como citroen evasion fiat ulysse e lancia zeta em uma familia de utilitarios que ficou conhecida como as eurovans a ideia de colocar o carro para competir em uma corrida de longa duraçao veio da divisao belga da peugeot que acreditava ser uma bela maneira de promover o carro encarregada de transformar a minivan em carro de corriada ficou a equipe local kronos racing que instalou nela o quatro cilindros de 1 8 litro turbinado do peugeot 405 de rali as outras equipes nao gostaram da ideia e algumas ate pediam que o carro fosse banido nao adiantou — na verdade o carro ate se saiu bem nos treinos classificando se em 12º no grid e em 3º em sua categoria a procar 2 contudo o carro sofreu com problemas mecanicos desde o inicio da prova abandonando a prova pouco antes de completar dez horas na pista ford corcel ii foto blog do sanco apesar da marca ford o corcel era fundamentalmente um renault 12 com visual da primeira geraçao do escort europeu isso tambem significa que ele nao tinha a traçao traseira do seu irmao rico nem receberia a receita de andre gordini para seu motor 1 4 de origem francesa em resumo ele parecia realmente nao ter nascido para as pistas mas obviamente isso nao impediu que alguem pegasse o modelo e o colocasse para correr logo em 1968 o corcel foi preparado pela equipe bino formada com o fim da equipe willys e disputou as 12 horas de porto alegre daquele ano com jose carlos pace e bird clemente ao volante chegou em segundo atras de um fusca pilotado pelos irmaos fittipaldi mas mostrou que o novo ford talvez tivesse algum potencial para as pistas em 1978 o corcel mudou adotando o novo estilo da ford novamente inspirado no escort europeu porem com farois retangulares nessa epoca a ford elaborou um campeonato monomarca o torneio corcel ii mas o grid nao era dos mais cheios e a categoria acabou cancelada um dos participantes era victor steyer que tambem foi com o ford para as 12 horas de goiania de 1983 e chegou a liderar a corrida por 10 horas a frente dos fiat 147 e volkswagen voyage que ja tinham algum sucesso nas pistas mais recentemente o pessoal da lf competiçoes colocou um corcel ii para disputar algumas etapas da classic cup apelidado pac man e equipado com um motor ap 2 0 o carro estreou na etapa de londrina do campeonato de classicos de 2008 com flavio gomes ao volante dacia duster o duster e uma variaçao da plataforma do logan um carro de baixo custo e alto beneficio criado para os paises emergentes como offroader em sua versao 4x4 ele tem algum talento para rebocar crossovers metidos a trilheiros mas ninguem em sa consciencia pensaria no ecosport da renault para fazer um carro de corrida ninguem exceto os pais do modelo a propria dacia e a renault em 2011 eles pegaram um duster um monobloco de duster na verdade e o transformaram em um bolido de subida de montanha para encarar a temida pikes peak international hill climb o motor nada menos que o 3 8 v6 do nissan gt r preparado para produzir 850 cv [youtube id= n0z8ulrnjpw width= 620 height= 350 ] antes disso eles ja haviam dado um duster de corridas a alain prost para o trophee andros uma tradicional corrida francesa disputada na neve o modelo e bem mais proximo a versao de produçao porem com um 3 0 v6 de 340 cv de origem renault ford transit fabricada desde 1965 a ford transit e um dos utilitarios mais longevos ja lançados agora se ate no nome a transit inspira trabalho isto nao impediu que a ford a transformasse em um carro de corrida — e nao apenas uma vez mas tres em 1971 1984 e 1994 [youtube id= fghxs9xr3ia width= 620 height= 350 ] nas tres vezes a ideia era alavancar as vendas da van começou quando a primeira geraçao lançada em 1965 começou a sentir o peso da idade e para reverter o efeito a ford decidiu pegar uma transit e dar a ela o conjunto mecanico do ford gt40 que venceu em le mans em 1968 e 1969 um v8 de 4 9 litros e 400 cv acoplado a uma caixa manual de cinco marchas da zf o gt40 tambem cedeu o sistema de suspensao independente nas quatro rodas e os freios com um pouco de imaginaçao da para dizer que a primeira supervan era uma versao utilitaria do gt40 o plano deu certo e a transit vendeu o suficiente para que a primeira geraçao permanecesse em linha ate 1978 a segunda supervan seguia a mesma receita mas desta vez a base era o ford c100 um prototipo do grupo 6 da fia equipado com um motor cosworth de sete litros e 600 cv nos anos 90 a transit de terceira geraçao inspirou a supervan 3 — que na verdade era a supervan 2 com uma carroceria mais moderna ate hoje a ford usa a supervan 3 em exibiçoes de carros de corrida como o goodwood festival of speed trabant e bem provavel que voce ja tenha ouvido falar no trabant minicarro fabricado na alemanha oriental entre 1957 e pasme 1990 — o que e notavel visto que trata se de um pequeno automovel com motor de dois tempos e carroceria de plastico reforçado com algodao o chamado duroplast feito para ser um meio de transporte barato para familias e por muitos anos foi o carro mais comum do lado de la do muro de berlim [youtube id= brtey0l5fqo width= 620 height= 350 ] sendo assim obviamente que ele nao e a base mais apropriada para um carro de corrida — o que automaticamente levou milhares de fas do carrinho a transforma lo justamente nisto alguns preparam o pequeno motor dois tempos de dois cilindros e 600 cm³ para render ate 80 cv enquanto outros preferem instalar motores mais modernos e potentes como os 1 0 da volkswagen valendo se do fato de o trabant ter usado o motor 1 0 do polo a partir de 1989 ou ate motores de supermotos como o da suzuki hayabusa [youtube id= fdiw9uuv o4 width= 620 height= 350 ] o que eles fazem com eles participam de track days provas de autocross e ate mesmo categorias regionais monomarca nas quais corre apenas o trabant honda civic tourer btcc foi em novembro de 2013 que a honda civic surpreendeu o mundo todo ao anunciar seu carro para a temporada 2014 do btcc o campeonato britanico de turismo o civic tourer a perua na verdade quase uma minivan do civic de nona geraçao nao da para dizer com certeza que a inspiraçao veio da volvo que correu com a perua 850 touring car em 1994 mas nao nos surpreenderiamos ao descobrir que foi exatamente isto o que aconteceu a honda compete no btcc desde 2009 e em todos os anos ate 2013 o escolhido era o hatchback equipado com um 2 0 turbo de 350 cv [youtube id= y0vxrsuytim width= 620 height= 350 ] por que a mudança na epoca a honda simplesmente disse acreditar no potencial da perua civic para a competiçao mas acima disso a ideia era simplesmente tentar algo novo e curtir o desafio envolvido e um carro novo para nos bem diferente do hatch a companhia disse ao topgear com na epoca alem disso por que nao fazer algo diferente e um bom desafio e temos certeza de que vai chamar muita atençao na pista no automobilismo e preciso vencer claro mas tambem e preciso atrair pessoas para assistir as corridas [youtube id= o_594wejvvg width= 620 height= 350 ] e eles venceram a honda ficou com o titulo de construtores e matt neal um dos membros da honda yuasa racing levou para casa a taça dos pilotos contudo para 2015 a honda decidiu tornar a usar o civic hatch uma pena lada laika foto blog do flavio gomes apesar de ter traçao traseira o que e naturalmente um ponto positivo o lada laika definitivamente nao foi feito para ser um carro de corrida — um dos carros mais baratos da uniao sovietica ele foi lançado nos anos 80 sobre um projeto italiano de 1966 o fiat 124 pacato seda familiar com motor de quatro cilindros acontece que para um carro ser transformado em bolido de competiçao basta que tenha rodas e motor desse modo nao demorou para que seus admiradores em especial os habitantes do leste europeu passassem a modificar o laika fosse para tornar seu visual mais agradavel fosse para acelera lo nas pistas — nao muito diferente do que os alemaes fizeram com o trabant foto blog do flavio gomes temos ate um ilustre representante aqui no brasil — o meianov um lada 2105 outro dos varios nomes do lada preparado para competir na classic cup em interlagos o nosso colega flavio gomes do grande premio corre com ele desde 2009
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.