um dos mais tradicionais conflitos internos da industria automobilistica e aquele dos engenheiros e dos designers criativos claro que existe em alguns lugares a convivencia pacifica e o apreciamento mutuo entre eles; certas companhias ate criam procedimentos para isso criados especificamente para evitar este conflito o que definitivamente prova que o conflito existe e continua presente [caption id= attachment_301145 align= aligncenter width= 999 ] consulier gtp[/caption] e algo totalmente inevitavel afinal de contas o designer criativo por definiçao e um artista obrigado a trabalhar dentro de limites tecnicos e o engenheiro o sujeito justamente que define esses limites tecnicos a maioria dos engenheiros estao a milimetros de serem diagnosticados com a sindrome de asperger sao pessoas que nao lidam bem com interaçao pessoal tem dificuldade de entender comunicaçao nao verbal e sao fixados nos seus calculos e padroes definidos ja os designers sao artistas de alcova gente criativa e livre permanentemente revoltados com a interferencia constante em sua genialidade sao o cerebro e o coraçao da criaçao do automovel um tentado ir alem do outro o resultado sempre um tenue compromisso entre os desejos dos dois existem exceçoes claro os melhores carros ja criados sao colaboraçoes entusiasmadas entre as duas partes ou melhor ainda criados por engenheiros com delicada sensibilidade estetica gente tao rara e especial que acabamos os chamando de genios gente como sir alec issigonis e seu mini; dante giacosa e seu 500; porsche e seu engenheiro erwin komenda no fusca mas duas pessoas podem colaborar bem para uma obra prima que respeita tanto engenharia quando design a maior lembrança aqui e o lamborghini miura quando gianpaolo dallara paolo stanzani e bob wallace criam seu chassi de motor central traseiro na lamborghini sabem que precisavam de um design superlativo para aprovar a produçao do carro com o incredulo chefe ferruccio lamborghini encontram uma alma gemea no jovem marcello gandini da bertone; o resultado e a obra prima de engenharia e design que chamamos de lamborghini miura [caption id= attachment_301171 align= aligncenter width= 999 ] miura definitivamente nao veio da mente de mr mosler aqui para refrescar a dor nos olhos [/caption] o miura e um bom exemplo aqui pois e extremamente dificil que algo como ele acontecesse nos dias de hoje o desenho da dianteira causava lift excessivo acima de 200km/h velocidade facilmente alcançada pelo carro wallace desenhou um spoiler para resolver isso mas nem tentaram passar o desenho pelo crivo de gandini os engenheiros entenderam que nele mais importante era manter a carroceria de sonho a pureza do desenho criado pelo colega o spoiler de wallace apareceria no seu jota depois visando competiçao apenas e assim respeitando a obra como um todo e nao sua parte individual nela que uma coisa tao maravilhosa como o miura aparece hoje dificilmente se ve mais alem do que a propria carreira; o carro nao e o mais importante a visao de uma so pessoa porem continua o melhor jeito de se fazer algo realmente memoravel quando uma pessoa toma para si criar um automovel como sempre sonhou e tem poder para fazer isso nao ha conflito o carro pode ter sido desenhado e projetado por um batalhao de pessoas mas representa a visao de uma so pessoa assim aparece o mini os lotus de chapman o fusca o fiat 500 mas nem sempre e um sucesso como esses [caption id= attachment_301159 align= aligncenter width= 800 ] mosler mt900[/caption] hoje vamos falar de um fracasso mas um fracasso maravilhoso de um cara que resolveu que podia fazer um carro esporte melhor mas por ter a mente de engenheiro classico sem senso estetico achando que algo que funciona bem e bonito por si so acabou por fracassar completamente warren mosler warren mosler e um economista americano que fez fortuna na bolsa em wall street fortuna daquelas boas sem fim hoje aposentado mora numa mansao a beira mar numa ilha no caribe; esse tipo de fortuna a revista car & driver o descreveu como uma pessoa cuja presença te mostra sem sombra de duvida que voce nao e mais a pessoa mais inteligente da sala mesmo se voce for um megalomaniaco depois de fazer fortuna cedo lecionou economia em universidade publicou alguns livros de teoria e ganhou alguns doutorados tambem se meteu em politica concorrendo para varios cargos inclusive presidente dos eua independentemente mas sem nunca ganhar [caption id= attachment_301172 align= aligncenter width= 999 ] warren mosler[/caption] e warren mosler a partir dos anos 1980 perseguiu outros interesses particulares tambem um deles foi pilotar carros de corrida o que o fez chegar ao nivel de pilotos profissionais quase uma segunda carreira este gosto por carros de corrida o fez descobrir que nenhum dos carros esporte de rua que podia comprar e podia comprar qualquer um lembre nao chegava aos pes de seus carros de competiçao resolve que podia fazer melhor criar seu proprio carro esporte e vende lo ao publico mosler obviamente tem a mente de um engenheiro na faculdade abandonou o curso de engenharia no meio para se dedicar a economia; uma decisao acertada financeiramente mas que obviamente nao o completou como pessoa para isso como todo engenheiro precisava criar coisas maquinas fisicas nascidas de sua mente filhos de seu pensamento neste caso automoveis mais que isso carros esporte de verdade feitos para andar rapido e mais nada mas mais nada mesmo como veremos o resultado e uma serie de carros esporte exatamente assim mas tambem os mais horrendos carros esporte ja criados na historia mosler simplesmente nao entendia o motivo de nao venderem mas era obvio para todo o resto da raça humana eram feios demais disse mosler quando finalmente se resignou e contratou um designer para o seu ultimo carro o belo mt900 eu gosto de como meus carros eram desenhados de sua aparencia meus carros sao desenhados pelo cronometro e cronometro nao enxerga [caption id= attachment_301156 align= aligncenter width= 999 ] mosler mt900 um bonito pelo menos [/caption] o sentido estilistico de mosler e portanto governado por seu determinismo para o qual nao existia um botao liga desliga olhava para o ridiculo para brisa dividido do raptor que ele diz reduzir area frontal e melhorar a aerodinamica do carro e ve uma coisa bela quase todo resto do mundo ve um barco a remo de ponta cabeça mas acaba por entender que era cego nesta area e resolve mudar isso depois de 15 anos produzindo carros contrata um designer para fazer seu ultimo carro o mt900 mas ai ja era tarde os carros de mosler o primeiro carro que mosler criou foi o consulier gtp o carro era baseado num chassi sem metal um super rigido e leve monocoque de pu coberto por fibra de vidro mosler funda a consulier industries para fabrica lo em 1985 e contrata um time de primeira de engenharia para tornar seu sonho real paul lindberg para a carroceria um famoso projetista de barcos entao bob mckee para suspensao e chet fillip como engenheiro chefe os dois ultimos com experiencia em competiçao tres anos depois o carro estava pronto [caption id= attachment_301151 align= aligncenter width= 999 ] sim existiu um gtp conversivel nao tambem era feio [/caption] o consulier gtp e o começo de uma nova era de performance em carros esporte relega todos os ferrari porsche e corvette de rua a condiçao de reliquias do passado dizia o press release de lançamento palavras corajosas nao ha duvida pouca gente ao dar a luz a uma coisa tao medonha teria coragem de falar algo assim modesto mosler nao era o motor e cambio vinham da chrysler quatro em linha sohc turbo o entao conhecido e popular 2 2 turbo ii com intercooler e 176hp logo seria substituido pelo turbo iii com 204hp o transeixo tambem era chrysler manual de cinco marchas e o conjunto todo originalmente para carros de traçao dianteira era montado atras do cockpit em posiçao central traseira se esquecermos a aparencia amadora era algo interessantissimo pesando menos de uma tonelada aos 980kg o carro esporte media 4 369 mm de comprimento em um generoso entre eixos de 2 540 mm a suspensao e os freios eram puro carro de corrida duplo a sobreposto nos quatro cantos com amortecedores ajustaveis em carga os freios eram discos ventilados de 10 6 polegadas nas quatro rodas e os pneus eram 205/50 vr15 na dianteira e 225/50 vr15 na traseira pneus maiores atras refletiam a natureza de rabo pesado do carro 64% do peso era concentrado no eixo traseiro o carro era oferecido em duas versoes basico e luxo o segundo com ar condicionado som e os outros itens que se achava normal em qualquer carro nessa faixa de preço o basico custava u$52 000 nos eua em 1990 lembre sem a/c ou som e o mais equipado u$65 000 para se colocar em perspectiva um nissan 300zx twin turbo custava na casa dos u$36 000 e o honda nsx u$62 000 e refinamento passava longe dele era cru barulhento desconfortavel e desagradavel no uso diario mas era definitivamente um carro rapido a revista car and driver americana cronometrou um carro de 204hp em 1991 a 5 2 segundos de zero a 96km/h e um quarto de milha de 13 9 segundos a 160 km/h coisa de supercarro entao mas isso nem diz o quanto andava quando se colocavam curvas no meio a direçao era ultrarrapida segundo a revista somente 2 voltas de batente a batente e toda rapidez de resposta de um kart era nervosa demais nas ruas mas ainda segundo ela apesar disso a frente respondia bem instintivamente em curvas obviamente o limite e atingido primeiro na traseira e sua massa neste eixo o fazia rodar facilmente mas ainda assim extremamente rapido em pista [caption id= attachment_301146 align= aligncenter width= 999 ] mosler raptor urgh [/caption] tanto que warren mosler famosamente pagaria u$25 000 para qualquer um que batesse o gtp em uma pista com um carro homologado para uso nas ruas depois quando adotou o motor dohc/16v e 245hp da chrysler o premio subiu para u$100 000 ninguem nunca coletou este premio mas era verdade era o gtp o mais veloz carro do mundo em pista em 1991 ha controversias as regras para receber o premio eram claras mosler escolhe a pista fornece o consulier gtp e o piloto dele voce pode vir com qualquer carro e qualquer piloto desde que o carro seja de rua sem modificaçao homologado para venda ayrton senna estava vivo ainda e a ferrari f40 a venda entao parece ate facil de ganhar esse dinheiro a revista car and driver resolveu testar fora das regras de mosler e portanto sem premio colocou um piloto seu num gtp e num corvette normal de 250cv na pista da chrysler em chelsea michigan para ver o que acontecia o corvette foi 1 segundo mais rapido por volta que o gtp consistentemente com o mesmo piloto apenas algo em torno de 80 consulier gtp foram vendidos ate 1993 os ultimos ja tinham uma modificaçao importante o motor lt1 do corvette depois de 1991 com 300hp agora longitudinal em 1993 a empresa se transforma em mosler automotive e o gtp se torna o mosler intruder mas o que realmente ninguem esperava e o que veio em seguida o raptor pesando agora 1258 kg mas com 446hp de um motor v8 chevrolet modificado pela lingenfelter acoplado a um transeixo de porsche 911 turbo o carro continuava extremamente veloz e capaz fazendo o 0 96km/h em 3 9 segundos e chegando a 263 km/h ninguem lembra mais disso; o que ninguem podia ignorar era o enorme horrendo medonho para brisa duplo em v pronunciado colocado sem cerimonia alguma e nenhum cuidado estetico na frente do carro mosler disse que mais de 15 km/h de final vinham do para brisa ninguem duvidou mas todo mundo quis dar 15km/h de volta para ele o raptor se mostrou completamente a prova de venda e teria acabado com a mosler se a fortuna do criador nao impedisse isso a empresa ainda colocou a venda outra coisa muito estranha nessa mesma epoca um cadillac eldorado com dois motores um na frente outro atras e traçao nas quatro rodas funcionava maravilhosamente bem mas ao inves de manter o design original do carro mosler aumentou o entre eixos por algum motivo e arruinou o estilo uma pessoa pelo menos constante e fiel aos seus principios [caption id= attachment_301169 align= aligncenter width= 1329 ] sim algo errado nessa foto mosler [/caption] warren mosler entao entende o recado passa alguns anos projetando seu novo carro o mt900 agora contando com os serviços de um designer profissional rod trenne ex gm em 2001 o carro aparece realmente bonito agora e continuava tecnicamente o caminho dos carros anteriores o motor agora era o moderno ls1 de 350hp do corvette ainda acoplado a caixa porsche zf o peso era contido 1180kg 61% no eixo traseiro era um carro maior 4800mm num entre eixos de 2770mm os pneus agora eram 285/30 zr18 na frente e 305/30 zr18 atras era capaz de zero a cem km/h abaixo dos 4 segundos e 250 km/h [caption id= attachment_301160 align= aligncenter width= 999 ] mt900 lindo mas generico [/caption] mas de novo foi um fracasso com apenas 14 carros vendidos em dez anos de produçao e parece que mosler perdeu um pouco de sua vontade; talvez o desenho estranho num carro realmente rapido desenhado pelo cronometro fosse a sua praia afinal de contas uma que definitivamente nunca daria certo mas aconteceu de qualquer forma o mundo nao ficou nem um pouco mais bonito por isso mas definitivamente bem menos chato
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