dos componentes aerodinamicos certamente a asa traseira ou aerofolio e o mais iconico e lembrado — afinal e o mais visivel e capaz de mudar a cara de um carro nao e a toa que quando vao desenhar um carro rapido as crianças fazem questao de colocar um aerofolio mesmo sem saber para que ele serve mas quais sao os carros com as asas traseiras mais emblematicas seja por sua beleza ou ousadia nossa sugestao foi o ford escort rs cosworth mas sabiamos que existem muitos outros mas quais foi o que perguntamos ontem para os leitores e agora e a hora de ver o que eles responderam porsche 911 gt2 993 para muita gente a geraçao mais legal do porsche 911 foi a 993 lançada em 1993 nao e dificil enteder a razao o 993 representa o auge da plataforma original do 911 ainda com refrigeraçao a ar e com um visual que disfarçava muito bem os 30 anos de idade uma das versoes mais adoradas pelos fas e o 911 gt2 construido para homologar um carro de competiçao na categoria de mesmo nome [youtube id= eszeccgtkje width= 620 height= 350 ] o motor e um flat 6 de 3 6 litros com dois turbos e impressionantes 430 cv potencia que em 1998 cresceu para 450 cv — impressionante para um carro de quase vinte anos de idade contudo suas caracteristicas mais marcantes sao os alargadores de plastico nos para lamas que dao ao carro ares de japones modificado e a asa traseira de dois andares com aberturas que canalizavam o ar para o motor mençao honrosa talvez detalhe tecnico e pelo aspecto matador a asa do gt2 foi a mais citada e votada contudo nao ha como nao lembrar do classico rabo de pato o aerofolio do primeiro porsche 911 carrera rs de 1972 ai em cima dodge charger daytona / plymouth superbird estes muscle cars eram a elite banida da nascar em 1969 e 1970 primeiro foi o dodge charger daytona que recebeu um bico especial de borracha com farois escamoteaveis novos para lamas e uma asa traseira de 58 4 cm de altura — tudo para ficar com um perfil mais aerodinamico mais rapido e estavel deu certo e o charger daytona venceu seis corridas entre 1969 e 1970 enquanto seu irmao o plymouth superbird venceu outras oito em 1970 depois disso a organizaçao da nascar achou que os chamados winged warriors guerreiros alados eram competitivos demais e os baniu das corridas seu legado porem sao cerca de 3 500 unidades contando com ambos produzidas para homologaçao e um visual tao emblematico que e imitado ate hoje e homenageado no cinema como em velozes e furiosos 6 [youtube id= 9jdfy8lbxhk width= 620 height= 350 ] subaru wrx sti 22b verdade seja dita todo wrx e/ou sti que se preze tem uma grande e exagerada asa traseira tambem conhecida como tabua de passar ou mesinha de cafe temos certeza de que daria para fazer uma peça de aerodinamica tao eficiente sem um visual tao exagerado mas a verdade e que o visual do wrx precisa ser complementado por aquela enorme asa faz parte de sua personalidade gostamos deles porque sao barulhentos feios de um jeito bonito claro e exagerados — e rapidos claro tanto que ve lo sem a asa causa certo estranhamento e nos mais radicais ate repulsa dito isto a asa de qualquer wrx/sti poderia estar aqui mas para representa los vamos escolher um dos modelos mais emblematicos e um dos mais indicados por voces o sti 22b por que ele e o mais iconico alem da carroceria cupe e do belo tom de azul ele tinha um motor de quase 300 cv para lamas alargados feitos a mao para choque unico e acerto de suspensao exclusivo tambem e um carro muito raro com apenas 400 unidades fabricadas — que dizem esgotaram meia hora depois do lançamento mitsubishi lancer evolution por alguma razao o maior rival do wrx consegue ficar mais bonito sem sua asa traseira — quer dizer menos feio seu visual tambem precisa dela para ficar completo ao contrario da asa do wrx porem que ja nasceu exagerada e quase caricata a do evo foi crescendo com o tempo começando discreta no evo i e no evo x ainda mais exagerada do que a de qualquer wrx [youtube id= jgh6bjh3el8 width= 620 height= 350 ] gostamos de todas mas se for para escolher uma versao iconica seria a do evo vi que e uma das mais bonitas e pertence a uma das geraçoes mais lendarias — justamente a que coincidiu com a era de ouro de tommi makinen nos ralis mercedes benz 190e 2 5 e cosworth evolution ii um grande carro com um nome quilometrico e uma asa traseira das mais bonitas — e exageradas — ja concebidas pela mente humana feito em 1987 para homologaçao do campeonato alemao de turismo dtm o 190e cossie ja era um belo carro mesmo com o motor de 2 3 litros passando dos 300 cv nos modelos de competiçao contudo e a versao evolution ii nada a ver com o lancer que vai representar o modelo nesta lista lançado em 1990 e dotada de um motor maior e mais potente — um 2 5 de 202 cv — o 190e evo ii tinha um kit aerodinamico muito mais ousado com para lamas ridiculamente largos e muito bonitos e uma grande asa traseira que era bem mais que decoraçao ajustavel a peça aumentava do downforce e reduzia o coeficiente de arrasto aerodinamico para apenas 0 29 [youtube id= _s_j 5lxrwk width= 620 height= 350 ] existe ate uma lenda contando que a epoca engenheiros da bmw fizeram piada dizendo que se aquela asa funcionar vamos ter que reprojetar nosso tunel dizem que eles reprojetaram mesmo suzuki escudo pikes peak dizem por ai que o suzuki escudo nada mais e do que o vitara mais sensacional da galaxia — e bem se o motor v6 de 2 5 litros biturbo de 995 cv a 8 100 rpm e 95 mkgf de torque a 6 500 rpm montado em posiçao central traseira for qualquer indicativo ele e mesmo para evitar que um carro tao monstruoso decolasse em pikes peak foi preciso instalar esta gigantesca asa traseira que e so uma das coisas que fazem deste carro um icone entre os gearheads voce pode ler tudo sobre ele aqui lamborghini countach como ja dissemos aqui algumas vezes quando o lamborghini countach foi lançado em 1974 a impressao que se tinha era que aquele cupe com formato de cunha e motor v12 que substituia o elegante miura estava uns dez anos a frente de seu tempo e a sensaçao provou se fundada quando ja em meados dos anos 80 o countach de repente parecia perfeitamente de acordo com a decada isto sem duvida foi um feito e tanto de seu designer marcello gandini agora na verdade a asa traseira foi introduzida como opcional em 1978 — ainda que aumentasse a estabilidade em alta velocidade a peça reduzia a velocidade maxima em 10 km/h e ainda obstruia a ja limitada visao pelo vidro traseiro e ate mesmo pelos retrovisores de qualquer forma seu visual complementava todos aqueles vincos cortes e para lamas alargados que so poderiam ficar bem nos anos 80 mesmo por isso a maioria dos clientes encomendava o countach com a asa tornando a um simbolo do carro honda civic type r 2015 a honda esta prestes a trazer de volta o iconico civic type r a versao mais potente de seu modelo mais conhecido que sera lançado ainda neste ano e pela primeira vez sera equipado com um motor turbo de dois litros com comando variavel v tec e mais de 280 cv marcando sua transformaçao definitiva de esportivo minimalista e old school em um super hatch cheio de tecnologia o visual mais agressivo do que nunca ajuda a passar o recado e culmina na grande asa traseira que integra as lanternas dando a ela o aspecto de um par de chifres vermelhos e iluminados de fato este type r tem tudo para ser diabolico honda nsx foto richard le/flickr ha quem prefira a velha escola da honda porem com motores giradores design funcional e nada de induçao forçada — e talvez o nsx original seja o carro que melhor representa esta fase da fabricante japonesa com seu v6 de 280 cv projeto que equilibrava praticidade e esportividade e visual classico — incluindo o aerofolio que quase nao aparecia sendo integrado de maneira sublime as lanternas e a todo o desenho da traseira da ate para esquecer que ele esta ali mas ao mesmo tempo faria uma falta danada se nao estivesse toyota supra gt ainda falando de carros japoneses talvez o carro que mais desperte saudades seja o supra cuja ultima geraçao deixou de ser fabricada em 2002 naquele ano o mundo perdeu um dos carros que melhor equilibram elegancia e poderio belico debaixo do capo e so reparar na carroceria com capo longo e traseira curta quase com um que de grand tourer e no seis em linha de tres litros biturbo debaixo do capo que com modificaçoes relativamente simples enfase no relativamente pode passar de 280 cv para quase o dobro a asa traseira quase um semi circulo reforça esta impressao com seu tamanho avantajado e seu desenho suave ferrari f50 nao faltaram indicaçoes de ferrari por parte dos leitores — especialmente a f40 que tem o nome do modelo em baixo relevo na asa traseira e a laferrari fxx k com suas duas pequenas asas nas extremidades — mas a mais citada foi incrivelmente a renegada f50 [youtube id= nhtuermgbis width= 620 height= 350 ] renegada porque teve a dura missao de substituir uma lenda e seu visual arredondado foi um choque para muitos fas da antiga deusa mas a f50 tem seus meritos — entre eles um brilhante v12 de 4 7 litros e 520 cv na porçao central traseira de cada uma das 349 unidades produzidas sim ela e bem mais rara que a f40 e suas 1 315 unidades e a asa traseira e suavemente integrada ao visual a ponto de parecer que todo carro foi desenhado para terminar nela nada mais justo que inclui la na lista ate porque a escolha foi feita por voces parabens ferrari f40 o que nao significa que a f40 deva ficar de fora da lista — afinal ela e para muita gente o melhor carro ja fabricado pela ferrari e todos os elementos de seu design incluindo e claro a asa traseira foram projetados com o unico objetivo de andar rapido e sua beleza estonteante e quase uma consequencia claro com um v8 biturbo de 2 9 litros e 478 cv mas mesmo assim ver o f40 em baixo relevo nas laterais da asa e nao sentir arrepios e impossivel tvr sagaris o tvr sagaris e um monstro nao ha outro termo com carroceria de fibra de carbono cheia de cortes aberturas e reentrancias e um seis em linha de quatro litros e 385 cv e sem nenhum tipo de assistencia eletronica e um carro que tenta te matar o tempo todo e deixa isto bem claro so de olhar para ele ate voce chegar a traseira que e decorada por um singelo aerofolio transparente feito de acrilico [youtube id= jbo_cagjxz4 width= 620 height= 350 ] e um toque de delicadeza inesperado em um carro que em todos os outros aspectos e um dos mais brutais ja construidos no mundo
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