como voce deve saber acabou de rolar a monterey car week semana especial para os fas de carros antigos nos eua o ponto alto foi o concours d elegance pebble beach na california um dos mais requintados encontros de carros antigos do planeta na verdade como o nome diz a essencia do concours de pebble beach e justamente a competiçao de elegancia entre os carros expostos caso o proprietario se interesse seu carro pode ser julgado por um corpo de jurados em varios quesitos autenticidade conservaçao historia e estilo as categorias levam em conta a fabricante a encarroçadora o pais de origem e o ano de fabricaçao pre guerra ou pos guerra depois os vencedores de cada categoria disputam o premio maximo de best of show o nivel da competiçao e altissimo os carros que participam estao entre os mais raros valiosos e bem preservados do planeta e o vencedor deste ano foi um bentley a marca foi uma das homenageadas neste ano e com isto teve varias categorias exclusivas mais precisamente o bentley 8 litre sports tourer by gurney nutting fabricado em 1931 sim usamos um artigo definido ali so existe um exemplar no mundo todo e nos vamos falar um pouco sobre ele agora uma boa forma de descrever o bentley 8 litre gurney nutting sports tourer e justamente quebrar esse nome gigantesco em partes entao vamos começar falando do bentley 8 litre na decada de 1930 a bentley batizava seus carros com base no deslocamento do motor o bentley 8 litre portanto tinha um motor de oito litros ou melhor um seis em linha de exatos 7 983 cm³ sim mais de 1 3 litro por cilindro anunciado em 1930 o 8 litre era o maior e mais luxuoso automovel que a bentley vendia naquela epoca o proprio walter owen bentley usava um como seu carro pessoal [caption id= attachment_237297 align= aligncenter width= 1300 ] o 8 litre de w o bentley com carroceria mulliner[/caption] um detalhe interessante a respeito do 8 litre ele foi o ultimo modelo totalmente desenvolvido pela fabricante antes de sua absorçao pela rolls royce como contamos neste post e ele tambem foi a causa do colapso da companhia fato que acabou levando a sua falencia e subsequente venda a rolls pudera criado para ser um carro ultra luxuoso para clientes realmente abastados ele foi lançado um ano apos o inicio da grande depressao quando mesmo os ricaços nao estava muito a fim de comprar carros caros e mais era um carro extremamente sofisticado para a epoca que custava bastante dinheiro nao so para comprar mas tambem para fabricar por exemplo seu motor de ferro fundido trazia bloco e cabeçote em uma unica peça carter de magnesio comando de valvulas no cabeçote e quatro valvulas por cilindro alem de igniçao por duas velas algo que era tecnologia de ponta na epoca o cambio de quatro marchas tambem foi um projeto criado exclusivamente para o 8 litre com embreagem monodisco a seco alem disso a suspensao do carro tinha molas semi elipticas nas quatro rodas e amortecedores de dupla açao que estavam entre os mais modernos da epoca; enquanto os freios usavam tambores com servo assistencia a vacuo ou seja o carro era cheio de tecnologias caras que nao se pagavam na hora da venda isto e meio triste porque w o bentley adorava o carro ele era seu bentley favorito quase com certeza e ele disse na epoca do lançamento sempre quis fazer um carro de 100 mph 161 km/h que fosse silencioso de verdade e acho que desta vez a gente conseguiu veja mais algumas fotos do carro dele abaixo a propria fabricante o restaurou em 2006 e simbolicamente ele e considerado o carro da firma de todo ceo da bentley [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 237300 237299 ] apenas 100 exemplares do bentley 8 litre foram feitos entre 1930 e 1932 com entre eixos curto 3 700 mm e longo 4 000 mm depois disto a bentley deixou de ser uma companhia independente e passou a ser propriedade da rolls royce talvez voce lembre que naquela epoca os carros mais luxuosos do mercado nao eram vendidos inteiros depois de comprar o chassi rolante o proprietario escolhia uma encarroçadora carrozzeria em italiano carrossiere em frances ou coachbuilder em ingles para onde o carro era enviado para ser concluido uma destas encarroçadoras era a j gurney nutting & co ou simplesmente gurney nutting que começou suas atividades em 1920 e na decada de 1930 era uma das mais proeminentes encarroçadoras do reino unido [caption id= attachment_237301 align= aligncenter width= 1024 ] um bentley 8 litre sportsman coupe gurney nutting[/caption] os carros da gurney nutting eram conhecidos por seu desenho espalhafatoso e ousado porem com proporçoes agradaveis e extremo bom gosto entre seus projetos mais famosos esta o blue bird de malcolm campbell prototipo com motor rolls royce aeronautico de 36 7 litros e 2 300 cv que disputou recordes de velocidade no estados unidos justamente em 1931 acredita se que menos de 80 exemplares do bentley 8 litre sobrevivam ate hoje a maioria deles foi feita com carroceria seda fechada para uso da nobreza mas muitos foram convertidos para tourers um termo popular para descrever os conversiveis naquela epoca nos anos seguintes fazendo dos 8 litre com carroceria original os mais cobiçados por colecionadores e o caso do 8 litre que venceu em pebble beach neste ano que excepcionalmente ja nasceu como tourer mais do que isto o carro em questao trata se de um dos dois 8 litre com entre eixos curto e carroceria sport tourer da gurney nutting e o unico que continua existindo pois o outro exemplar recebeu uma carroceria rolls royce poucos anos depois sua carroceria e bastante curiosa trata se de um sportstourer com quatro portas e duas cabines double cowl seis lugares e dois para brisas sim dois sendo que o dianteiro e fixo e o traseiro removivel ha poucas informaçoes a respeito do carro cujo chassi tem numero yf5011 disponiveis publicamente o que se sabe e que ele foi restaurado por completo em 2004 mantendo a maior parte das especificaçoes originais incluindo o tom absurdamente profundo de azul da carroceria e a mistura de madeira em veneer e couro do interior as rodas sao raiadas pintadas de preto uma caracteristica comum dos bentley na epoca pois garantia um aspecto discreto e ao mesmo tempo meio racer os carros com rodas de acabamento cromado eram quase exceçao em 2010 o 8 litre yf5011 foi comprado por seu atual proprietario o empresario e colecionador de hong kong sir michael kadoorie em 2010 este tipo de automovel nao costuma sofrer desgaste nos dias de hoje eles geralmente permanecem a maior parte do tempo em galpoes climatizados aos cuidados de uma equipe altamente especializada e muito bem paga que os mantem sempre em forma prontos para participar de alguma exibiçao ou passeio de veiculos historicos sem incidentes parece inacreditavel que a propria bentley nao tenha se pronunciado a respeito da vitoria mas a verdade e que o concours de pebble beach e um evento de grande prestigio entre os antigomobilistas mas e quase um universo a parte um nivel de entusiasmo pelos antigos que e reservado a quem realmente vive o hobby e um circulo naturalmente restrito extremamente tradicionalista e repleto de termos e costumes que mesmo que sejam interessantissimos nao deixam de inacessiveis e algo muito interno onde muitas compras vendas e restauraçoes acontecem em segredo sem alarte e offline
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.