no final da semana passada ross brawn decidiu colocar um fim a boataria sobre seu futuro na formula 1 e anunciou que deixou a mercedes amg para finalmente se aposentar e curtir a vida em quase 40 anos nas pistas brawn foi de um simples operador de fresadeira a dono de equipe campea — uma trajetoria de ascensao como poucas no automobilismo por isso decidimos rever os grandes momentos dessa carreira fantastica e relembrar seus grandes momentos na formula 1 ross brawn começou sua carreira como estagiario na agencia de energia atomica do governo britanico e embora tenha estudado para ser engenheiro em 1976 aos 22 anos ele largou seu emprego em pesquisa atomica em busca de um trabalho na formula 1 na categoria mais alta do automobilismo brawn começou de baixo seu primeiro trabalho na f1 foi operador de fresadeira da extinta equipe march brawn de oculos ao lado de frank williams mais tarde quando frank williams e patrick head estavam começando sua nova equipe a williams grand prix engineering brawn juntou se a eles tambem como operador de fresadeira mas a medida em que os bons resultados apareciam na pista brawn teve a chance de assumir funçoes mais importantes primeiro ele trabalhou como auxiliar tecnico no departamento de pesquisa e desenvolvimento onde aprendeu o basico sobre aerodinamica quando a williams finalmente se tornou uma equipe de ponta e construiu sua nova sede em basil hill road ross tornou se aerodinamicista trabalhando no tunel de vento da equipe em 1986 depois de oito temporadas com frank williams e companhia brawn pegou suas malas e foi trabalhar com seu colega neil oatley na haas/force tambem como aerodinamicista mas nao teve tempo de mostrar serviço pois a equipe faliu no final da temporada a frustraçao contudo logo transformou se no começo de uma nova era na carreira de brawn procurado pela arrows ele foi contratado como designer chefe da equipe em 1987 onde projetou seu primeiro carro de f1 o a10 acima o carro nao foi muito bem na primeira temporada mas com dinheiro de sobra e motores bmw turbo uma versao atualizada batizada de a10b conseguiu um quarto lugar no mundial de 1988 e brawn chamou a atençao de um escoces que procurava um designer para criar um esporte prototipo seu nome era tom walkinshaw brawn acabou convencido pelo escoces a mudar se para a tom walkinshaw racing em 1989 onde foi o responsavel pela criaçao do centro de design da equipe e acabou criando o jaguar xjr 14 o prototipo revolucionario que venceu o campeonato mundial de carros esporte de 1991 ross brawn parecia destinado a fazer uma carreira de sucesso no mundo do endurance mas naquele mesmo 1991 tom walkinshaw comprou parte da equipe benetton de formula 1 e indicou brawn como diretor tecnico da equipe de volta ao circo na benetton brawn seria responsavel por todas as questoes tecnicas da equipe que trazia tambem um novato talentoso e promissor michael schumacher ocupado com seu cargo de direçao ross manteve na prancheta o designer da casa rory byrne que ja trabalhava na equipe desde os tempos da toleman a primeira vitoria do trio veio naquela mesma temporada de 1992 no gp da belgica em spa francorchamps — a primeira da parceria mais vitoriosa da historia da f1 em 1994 veio a consagraçao de schumacher com o titulo mundial de pilotos e em 1995 o bicampeonato de schumacher deu a equipe seu primeiro e unico titulo de construtores enquanto isso no outro lado do paddock a ferrari amargava mais um ano sem um titulo de construtores — o ultimo havia sido em 1983 a scuderia decidiu entao que schumacher era o piloto certo para ajuda la a voltar ao topo e contratou o alemao em 1996 a condiçao para a ida do piloto e que ross brawn e rory byrne fossem junto o que aconteceu nos anos seguintes e conhecido por quase todos nos vinte anos depois de largar tudo para ser um operario da formula 1 brawn tornou se diretor tecnico da equipe mais famosa e tradicional da formula 1 entre 1996 e 2006 seu periodo na ferrari a equipe quebrou recorde atras de recorde foram nada menos do que 86 vitorias cinco titulos de pilotos e seis de construtores depois de tantas conquistas brawn tirou um ano sabatico em 2007 e surpreendeu o mundo ao voltar para a f1 como chefe de equipe da honda f1 uma infeliz coincidencia se repetia na carreira de brawn tal como a falencia hass a honda decidiu abandonar a formula 1 no final daquela temporada de 2008 devido a crise economica mundial deixando brawn novamente sem futuro definido na formula 1 mais uma vez brawn deu a volta por cima mas desta vez chegou ao ultimo degrau que poderia chegar no automobilismo em vez de procurar emprego em outra equipe ele decidiu comprar a estrutura da honda e criou sua propria equipe a brawn gp dessa todos lembram muito bem apesar de ter um discreto patrocinio da virgin a equipe tinha um carro bem nascido uma dupla experiente e talentosa formada por jenson button e rubens barrichello — e uma pequena ajuda de uma brecha do regulamento na primeira parte do campeonato um difusor duplo que ajudava a gerar mais downforce — a equipe conseguiu um feito inedito na formula 1 ao tornar se campea de construtores e de pilotos em seu ano de estreia depois de vencer oito das 17 corridas e levar seus pilotos ao podio em 11 etapas ross brawn chegara ao topo da formula 1 no final da temporada uma surpresa brawn vendeu a equipe para a mercedes que decidiu voltar a formula 1 com uma equipe de fabrica depois de 55 anos longe da categoria na nova equipe brawn continou no comando trouxe michael schumacher de volta da aposentadoria mas as coisas ja nao eram mais como antes mesmo com o heptacampeao ao volante a equipe conseguiu apenas tres terceiros lugares todos com nico rosberg em 2011 o desempenho foi pior as melhores colocaçoes foram cinco quintos lugares a vitoria chegou somente na terceira temporada da equipe no grande premio da china de 2012 quando nico rosberg cruzou a linha de chegada a frente de todos os outros ao final da temporada schumacher decidiu aposentar se definitivamente e lewis hamilton entrou em seu lugar para fazer de 2013 o melhor ano da mercedes desde sua volta a f1 com tres vitorias — duas de rosberg e uma de hamilton — a brawn levou a mercedes amg ao vice campeonato de construtores o resultado seria um estimulo para qualquer chefe de equipe continuar a lutar por titulos mas algumas mudanças na administraçao da equipe deixaram brawn descontente com os rumos que as coisas estavam tomando e por isso ele optou por entregar o cargo seu desligamento da mercedes e os novos ventos soprando na williams levaram muita gente a crer que ele seria peça chave na reestruturaçao da equipe mas no final da semana passada brawn decidiu acabar com os boatos e anunciou que esta se aposentando depois de oito titulos mundiais e vitorias em todas as equipes pelas quais passou ross james brawn nao precisa provar mais nada a ninguem [fotos wikimedia getty images sport247 sutton images]
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.