nos contamos ja aqui no flatout a historia de ottorino toni bianco talvez o maior encarroçador de nosso pais hoje em preparaçao ao proximo mao drives onde andamos no unico bianco lorraine que existe uma criaçao que tem como base fisica um bianco mas espirito dos furia de competiçao resolvemos falar um pouco do bianco em si para beneficio de quem nao se lembra deste belissimo carro nacional https //flatout com br/uma tarde com toni bianco flatout entrevista/ a historia do unico carro que levou o sobrenome de toni começa quando se encerra a famosa equipe willys de competiçao no final de 1968 depois que a ford comprara a willys coisa de um ano antes toni bianco se viu sem o apoio de um fabricante em competiçao e foi trabalhar para seu chefe luiz greco o famoso chefe da equipe willys em sua concessionaria ford a bino samdaco a empresa criava os corcel esportivos chamados de corcel bino; toni teve direta participaçao nesses interessantes carros preparados ao redor de 1970 vitorio massari um dos socios da camionauto uma concessionaria fnm contrata toni para criar um carro de competiçao usando o motor do fnm 2150 nacional o carro que toni cria entao seria sua obra prima uma carroceria de beleza impar e imortal em um chassi de competiçao de primeira linha um spaceframe de tubos pequenos soldados superleve e rigido ao mesmo tempo o motor era central traseiro longitudinal chamou sua criaçao de furia [caption id= attachment_380217 align= aligncenter width= 999 ] furia fnm alfa romeo [/caption] o carro se tornaria uma lenda em competiçao aqui no brasil nao so por sua beleza e agressividades incomparaveis mas tambem pela variedade de motores que o equipou e os pilotos que o usaram este primeiro furia tinha motor do fnm 2150 com dois weber duplos e 138 cv a 7 000rpm em regime de competiçao era montado atras do cockpit acoplado a um cambio de competiçao hewland importado importados tambem eram os freios girling a disco era um carro extremamente compacto e o chassi parece que pesava menos de 40 kg a cabine era pequena para diminuir area frontal por isso as portas eram tipo asa de gaivota e a frente e traseira basculavam para revelar a mecanica a carroceria era cheia de curvas fluidas e bem desenhadas lisa e sem os aerofolios spoilers guelras e aberturas que hoje sao comuns em coisas assim era bem algo dos anos 1960 no espirito da epoca mas tambem original e bela como poucas parece que seis furia foram feitos e receberam varios motores houve um furia chevrolet com o quatro em linha ohv de 2 5 litros do opala tinha preparaçao com peças importadas como carburadores e coletores e algo em torno de 170 cv houve o furia bmw de jayme silva equipado com o quatro em linha m10 sohc com camara hemisferica injeçao e dois litros o motor do 2002tii o carro azul de jayme tinha tambem a grade duplo rim da bmw retirada de um 2002 e logotipos na carroceria identificando a marca do motor houveram furias com motor ferrari e lamborghini mas logo esta aventura aparentemente pouco rentavel tambem acaba em 1976 finalmente toni faz algo pragmatico para aquele tempo onde a maioria dos esportivos nacionais faziam o mesmo colocou uma plataforma de brasilia numa carroceria de fibra inspirada no belissimo furia e pronto nascia o bianco https //flatout com br/furia cinco carros uma lenda/ o bianco s e lançado no x salao do automovel de sao paulo em 1976 era o furia montado numa plataforma de volkswagen brasilia sem alteraçao por isso o entre eixos e de 2 4 metros e o carro mede 3 8 metros no total; e porem baixissimo aos 1 16 m e com um peso em torno de 1 tonelada o louco para brisa do furia sua pequena area frantal e cockpit minusculo permaneciam no carro de rua [caption id= attachment_380225 align= aligncenter width= 999 ] bianco [/caption] o motor era o da brasilia traseiro contraposto ohv arrefecido a ar de quatro cilindros dos fusca e derivados mas pelo menos aqui com 1600 cm³ e carburaçao dupla; ainda assim com a taxa baixa da epoca dava so 65 cv brutos a 4600 rpm e 11 7 mkgf a 3200 rpm o cambio era vw de quatro marchas o desempenho era de brasilia a quatro rodas conseguiu 145 km/h e 18 segundos de 0 100 km/h mas pelo menos era mais baixo e tinha boa estabilidade segundo a revista; provavelmente pelas bitolas alargadas e pneus maiores tambem 185/70 r13 em tala de 8 polegadas e era um carro possivel de ser fabricado em serie com um preço vendavel vinha com seis lanternas redondas de opala atras o carro tinha um bem equipado painel de instrumentos comando eletrico dos vidros revestimento interno em couro e para brisa verde laminado com antena embutida pela primeira vez no brasil era porem apertadissimo por isso o painel completo e o interior acarpetado faziam o ja apertado cockpit do furia ainda mais inospito para os mais altos eu com 1 92 m de altura nao caibo [caption id= attachment_380231 align= aligncenter width= 999 ] acima o furia abaixo o bianco luxo restringe espaço[/caption] bianco serie 2 ou bianco ss foi lançado em 1978 no salao internacional do automovel de nova york originalmente o modelo manteve as linhas do bianco s porem pequenas alteraçoes externas e internas foram efetuadas como aberturas para ventilaçao do motor nas laterais e na saia traseira e eliminaçao das ranhuras no capo alem de melhor vedaçao contra agua e poeira novos bancos e cintos de segurança de tres pontos entre outros pequenos detalhes para todos os efeitos foi um sucesso no salao de 1976 recebeu 180 encomendas e a produçao girou nos melhores anos na casa das 20 unidades/mes ou um carro por dia aparentemente o problema era atender a demanda com instalaçoes que eram simples e artesanais basicamente toni nos disse em 2020 que mil carros foram fabricados mas nao ha confirmaçao deste numero o fato e que no salao do automovel de sao paulo de 1978 foi lançado o tarpan um modelo onde a frente ficou diferente e estranha incongruente com o resto do carro explica se pretendia se exportar o carro para os eua que exigia farois mais altos e para choques parrudos que suportam um impacto de 5 mph 8 km/h por isso o bianco tarpan tinha dois farois ao inves de quatro e mais altos e aquele para choque esquisito a traseira era ligeiramente diferente tambem bem como o painel e o interior o carro media agora 4 35 m mantido o antigo entre eixos [caption id= attachment_380235 align= aligncenter width= 703 ] di tomazo essa nao conheço [/caption] foi lançado com a mesma mecanica do bianco normal mas se prometia o tarpan ts com motor de passat ts arrefecido a liquido e com 96 cv brutos mas e duvidoso se algum foi vendido assim; ja em 1979 a empresa fechava e toni bianco ia trabalhar para bruno caloi; os dois juntos fariam o dardo uma replica nacional do fiat x1/9 italiano de motor central transversal traseiro aqui no brasil ganhou mecanica do 147 rallye [caption id= attachment_380239 align= aligncenter width= 999 ] o bianco tarpan na fabrica[/caption] mas a historia do bianco continuou mais um pouco a antiga bianco agora sem toni muda sua razao social para tarpan industria e comercio de fiberglass e continua comercializando o tarpan agora sem o nome bianco o tarpan ts acaba finalmente acontecendo em 1981 o carro recebeu um chassi de chapa soldada em duplo y e plataforma onde era montado todo conjunto mecanico do passat ts na traseira fazendo se um carro de motor central longitudinal traseiro as suspensoes mcpherson e freios a disco dianteiros do passat ts eram usadas nos dois eixos os pneus eram os mesmos 185/17 r13 mas em rodas de geometria passat e 6 5 polegadas de tala a tampa traseira ganhou um ressalto para permitir a montagem do motor vertical e alojar uma janela para sua ventilaçao o motor agora o forte 1 6 litro do ts de 96 cv brutos trazia desempenho decente finalmente ao carro e era estavel tambem em 1981 o paulo cesar facim da motor 3 de alguma forma conseguiu compactar seus 1 9 m de altura dentro de um tarpan ts para experimenta lo em interlagos ainda em seu antigo traçado reportou comportamento neutro e seguro mas traseira possivel de ser provocada a sair com acelerador se desejavel do jeito que a gente gosta disse o paulo passamos pela reta dos boxes com o pe embaixo vencemos as curvas um e dois em quarta e acelerando deixamos o conta giros subir gradativamente na longa descida do retao perto do fim o velocimetro acusava 160 km/h e o motor ainda cresceria um pouquinho mais so que que a curva tres estava ali a 150 metros e pessoalmente a acho muito indigesta acima dos 140 km/h em qualquer carro nao preparado para competiçao toque rapido nos freios que respondem muito bem e terceira engatada engatada uma conversa nao entrou ficou em ponto morto e a curva tres chegando sem mais tempo habil para corrigir a falha assumimos o traçado ideal para a tomada e vencemos a curva em ponto morto entre 110 e 120 km/h nao sem sentir um certo frio na barriga [caption id= attachment_380242 align= aligncenter width= 999 ] o painel do tarpan ts 1981 testado por motor 3[/caption] novamente o carro nos surpreendeu superando o transe com galhardia e segurança sem desgarrar a impressao que ficou apos mais algumas voltas pelo circuito foi a de um carro muito estavel talvez o mais estavel produzido aqui no brasil [caption id= attachment_380241 align= aligncenter width= 999 ] o tarpan ts testado por motor 3 em 1981 em interlagos[/caption] mas o carro permaneceria raro pouquissimos foram feitos claro o principal do bianco a beleza das linhas do furia transpostas para um carro de rua se perdeu no tarpan com seu desenho atrapalhado cheio de remendos na mesma epoca que aparece o tarpan ts foi lançado um modelo conversivel com as duas opçoes de mecanica vw 1 6 ar ou agua mas este alem de ainda mais esquisito estilisticamente e ainda mais raro que o ts em 1983 tambem e fechada a empresa tarpan e acaba a historia do bianco [caption id= attachment_380245 align= aligncenter width= 999 ] toni e o seu bianco 2020[/caption] ou nao na epoca nao ligamos muito para o fim daquele carro estranho; mas hoje meio que esta ressurgindo algum interesse por ele pelo desenho original e por versoes modificadas de motor central que evocam os furia de competiçao original este fim de semana passado andei numa dessas tentativas de furia revivido; uma criada por um engenheiro da embraer nos anos 1990 chamada bianco lorraine [caption id= attachment_380240 align= aligncenter width= 999 ] o bianco lorraine em breve no mao drives[/caption] como foi para saber voces vao ter que esperar o proximo mao drives mas digo uma coisa sim eu coube e consegui guia lo aguarde que em breve revelamos tudo
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