a maioria dos entusiastas ja o e desde pequeno eu mesmo gosto de carros desde que me lembro desde quando nao fazia ideia de como eles funcionavam ou de quem os fabricava ja prestava atençao nos detalhes nas formas da carroceria e no ronco do motor sendo assim lembro exatamente do momento em que vi pela primeira vez um bianco s mesmo sem saber que o que era o carro estava abastecendo em um posto sem bandeira era vermelho olha uma ferrari eu exclamei para meu irmao criança nao pode ver carro esportivo vermelho e ja acha que e ferrari claro nao demorou muito mais tempo para que em uma revista que provavelmente ja foi para o lixo vi a foto de um bianco desta vez verde e reconheci imediatamente de fato as formas do bianco sao marcantes dianteira curta traseira longa curvas sinuosas rodas bem nas extremidades e silhueta baixa como um carro de corrida ate porque a carroceria era inspirada em um carro de corrida voce ja deve te lo visto aqui no flatout inclusive trata se do furia alfa romeo que esteve na ediçao de 2016 do classicos brasil em sao paulo o prototipo foi projetado por toni bianco para a divisao 4 do automobilismo brasileiro com inspiraçao nos bolidos que disputavam o world sportscar championship na europa a furia auto esporte ltda foi fundada por bianco em 1970 em sociedade com a camioauto revenda fnm da capital paulista e por isso o primeiro furia tinha o mesmo motor do fnm 2150 um quatro cilindros de 2 1 litros 2 132 cm³ capaz de entregar 138 cv as portas eram asa de gaivota e as carenagens dianteira e traseira se abriam por completo o interior tipico de carro de corrida feito com o unico intuito de acelerar mas diz ai nao e bonito a estrutura era tubular e a suspensao projetada por bianco tinha braços triangulares sobrepostos e amortecedores ajustaveis nos dois eixos no total seis exemplares do furia foram feitos em 1970 e 1971 cada um com um motor diferente alem do motor fnm um usava o quatro cilindros de opala com 2 5 litros e prepraçao para render 170 cv; outro usava o v8 dodge 351; outro um motor bmw; e os dois outros motores v12 um lamborghini e outro ferrari tanta variedade era possivel porque a estrutura do cofre era modular e podia ser reposicionada para se adequar a cada um dos motores como dissemos na cobertura do classicos brasil 2016 este furia originalmente tinha o motor v8 dodge mas recebeu um quatro cilindros alfa romeo depois de restaurado tornando se um tributo ao primeiro furia o carro competiu nos 1 000 km de brasilia em 1970 chegando em quinto lugar e tambem nas mil milhas de interlagos no ano seguinte tambem chegando em quinto com a boa experiencia bianco decidiu fazer um furia de rua a principio seria o furia gt cupe 2+2 inspirado no lamborghini jarama e feito com muito capricho a plataforma era a mesma do seda 2150 porem encurtada o interior tinha acabamento caprichado bancos concha regulaveis e espaço mais do que razoavel para quatro ocupantes o motor quatro cilindros tinha quatro carburadores comando duplo no cabeçote e 130 cv mas infelizmente o furia gt nao chegou a ser produzido em serie um prototipo com carroceria de metal foi feito e sua apresentaçao no salao do automovel de 1972 foi um sucesso mas nao passou disso os modelos de produçao que teriam carroceria de fibra de vidro jamais viram a luz do dia e a furia auto esporte encerrou suas atividades em 1974 toni bianco porem nao desistiu de criar um esportivo de rua e conseguiu para isto o projetista seguiu uma receita mais acessivel assim como o bem sucedido puma seu carro usaria o chassi do fusca barato facil de encontrar e bastante receptivo a outras carrocerias a inspiraçao para o desenho do novo carro foi justamente o furia de corrida mas na verdade a gente nem precisava dizer o chamado bianco s parecia um furia modificado para andar nas ruas com alguns detalhes mais conservadores como as portas que abriam para a frente e nao para cimabian como no prototipo detalhes cromados e lanternas traseiras circulares vindas do chevrolet opala o capo dianteiro e a tampa do motor tambem eram o entre eixos tinha os mesmos 2 400 mm de entre eixos que eram aproveitados por apenas duas pessoas em bancos individuais com um razoavel espaço para bagagem atras deles; mas o comprimento era menor 3 8 m mais de 20 cm a menos que os 4 05 do besouro o motor claro ficava na traseira um boxer 1600 com dupla carburaçao 65 cv a 4 600 rpm e 11 7 mkgf de torque 3 200 rpm moderados pelo cambio de quatro marchas do fusca era pouco para o estilo arrojado do carro que era comparado a ferrari lamborghini e di tomazo no material publicitario da epoca o 0 a 100 km/h era cumprido em 15 segundos enquanto a velocidade maxima era de cerca de 150 km/h ok o carro nao corria muito na verdade nao corria nada mas era bom de curva pelo que diziam testes da epoca alem disso o acabamento do interior era muito bom assim como a visibilidade graças a enorme area envidraçada a ergonomia era tipica dos fora de serie esportivos da epoca voce ia sentado praticamente no chao com as pernas esticadas e no caso do bianco s empunhando o belo volante de madeira o bianco foi apresentado no salao de sao paulo de 1976 e tambem fez muito sucesso nada menos que 180 exemplares foram vendidos ali mesmo no estande para atender a demanda inicial a produçao teve inicio logo depois com cerca de 20 unidades deixando a fabrica da bianco em diadema sao paulo todos os meses o sucesso garantiu uma reestilizaçao leve em 1978 a chamada serie ii como conta o best cars o capo perdeu as entradas de ar no capo os para lamas traseiros tinham entradas de ar para o motor e os bancos eram novos com revestimento em couro alem disso um cuidado maior foi tomado na vedaçao do interior reduzindo a chance de infiltraçao o painel de instrumentos recebeu novo desenho e agora vinham cintos de tres pontos para os ocupantes no mais o carro nao mudou muito e conseguiu emplacar mais algumas dezenas de unidades no fim da decada de 1970 embora nao tenha chegado a repetir o sucesso do puma o bianco conseguiu conquistar alguns admiradores incluindo talvez o dono do bianco s vermelho que morava na minha cidade por onde sera que anda aquele carro fotos fabio aro
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