potencia e bom e todo mundo gosta todas as outras condiçoes mantidas iguais mais potencia e melhor que menos sempre quem nao gosta de um empurrao forte de um motor torcudo grande suave e ao mesmo tempo que respira facil e sobe de giro veementemente ou o aumento de potencia exponencial que parece nunca acabar de um turbo grande e sem do de ter lag ou ainda a patada violenta de um motor enorme muito maior que o esperado em um dado veiculo potencia e bom e todo mundo gosta [caption id= attachment_317952 align= aligncenter width= 999 ] a fireblade moderna impossivelmente forte [/caption] mas muita gente que gosta de dirigir acaba por descobrir outras diversoes alem dela manter a velocidade em todas as situaçoes em um carro ou moto controlavel e uma delicia de veiculos que obliteram quebra molas sem frear a carros que parecem imunes a curvas uma alta aderencia e controlabilidade tambem e algo viciante talvez mais que velocidade em si melhor mesmo e ter tudo velocidade e aderencia ne com o tempo porem a partir do momento que aderencia e potencia sobrenaturais se tornaram normais e corriqueiros muita gente percebeu espantada que tudo começou a ficar meio chato depois da deliciosa surpresa inicial se acostuma e perde a graça fica normal e todo o resto parece manco ; logo seu carro de 1000 cv parece tambem lento e voce precisa de 2000 cv [caption id= attachment_317958 align= aligncenter width= 999 ] norton manx no passado moto veloz de verdade tinha 1 cilindro so[/caption] mais potencia mais pneu mais tudo como um tim maia automotivo tresloucado nos perdemos no exagero e pedimos sempre mais profundamente viciados na sensaçao cada vez maior de poder exatamente como uma droga deliciosamente viciante mas ao mesmo tempo extremamente autodestrutiva continuar buscando sempre mais potencia e um caminho perigoso e certamente sem volta permita me mostrar outro caminho hoje em motocicletas em motos por serem mais baratas que carros e mais visivel o quanto ja se passou do ponto otimo de novo nao tenho nada contra velocidade extrema se realizada de forma responsavel e segura e por motivos proprios que nao sejam propagandear comportamentos que so fazem piorar a imagem dos entusiastas filminhos de feitos de coragem e destreza a 300 km/h no youtube so fazem o cobertor cada vez mais opressivo do controle governamental ganhar força qualquer um com dinheiro suficiente para comprar uma zx11 velha consegue fazer o mesmo; voce nao e especial [caption id= attachment_317954 align= aligncenter width= 999 ] fatherbed um quadro revolucionario[/caption] depois que a sensacional honda cb750 de 1969 tornou motores de quatro cilindros transversais normais e relativamente baratos em motocicletas tudo mudou uma escalada incrivel de potencia e chassi cada vez melhor se instalou uma honda cbr1000rr r fireblade hoje tem 186 cv e pesa 200 kg e uma sensacional obra de engenharia ao mesmo tempo pequena e manobravel e inacreditavelmente potente se voce leva sua fireblade ou qualquer outra open class bike equivalente de outra marca para pista em track day nao ha nada melhor e controlavel agil segura e incrivelmente forte em qualquer hora e lugar nas ruas porem apesar de ainda sensacional acredito que o ponto otimo foi ultrapassado sei que e pregar no deserto nao vamos mudar nada com esta conversa nem e essa a intençao mesmo porque ha lugar para esses fantasticos pinaculos da tecnologia motociclistica nao somos contra elas de forma alguma obrigado por elas gente mais delas se for possivel a intençao aqui e tao somente apresentar algo diferente uma opçao diferente algo que muda a forma que se olha o prazer em cima de motocicletas e usa o passado e o futuro para criar algo sensacional e diferente um produto sensacional de pensamento lateral que foi tentado algumas vezes sem muito sucesso mas que ainda hoje vale a pena ser lembrado o big single um cilindro so motos com motores grandes sempre existiram; entre as guerras e imediatamente apos a segunda as vincent eram as mais velozes motos em existencia com seus v twin de um litro e t e lawrence da arabia famosamente adorava suas brough superior o rolls royce de duas rodas mas se voce gostava de agilidade de esportividade de atacar com vontade uma estrada sinuosa so existia uma opçao um cilindro so bem grande mesmo nas competiçoes de grand prix o pinaculo das competiçoes de motocicleta o big single as monocilindricas de 500 cm³ reinavam supremos especialmente os ingleses os maiores proponentes deste tipo de motocicleta mesmo quando os italianos da gilera atacavam com quatro cilindros em linha rex mccandless um irlandes independente cria para a norton um quadro chamado featherbed no inicio dos anos 50 que colocava o peso mais adiante na roda dianteira e uma suspensao traseira mais eficiente a manteve os enormes monocilindricos ingleses competitivos os monocilindricos eram menos potentes mas eram mais estreitos mais leves mais ageis; quanto mais truncada a pista melhor era seu desempenho; quanto mais rapida menos assim era tambem nas ruas no mundo real os ingleses inventam os cafe racers inevitavelmente todos monocilindricos e todo motociclista ferrenho tinha que ter um monocilindrico bravo esportivo um exemplo real desta epoca eram as velocette como por exemplo a thruxton monocilindricas de 500 cm³ eminentemente esportivas com uma multidao de fas que as tratavam como algo divino mas obviamente com o tempo foram ficando cada vez mais esquecidos com o aparecimento dos japoneses e suas quatro em linha os monocilindricos viraram coisa do passado nao somente pela maior potencia os japoneses eram infinitamente melhores em qualidade e facilidade de operaçao e ainda por cima mais baratos; dava ate do das antigas inglesas totalmente impotentes frente a um mundo novo quando os anos 1980 chegam estavam mortos e enterrados monocilindricas eram apenas motos baratas pequenas ou dedicadas ao fora de estrada onde agilidade e um corpo estreito eram imperativos o que obviamente levou a algumas pessoas pensarem e se fizessemos uma esportiva moderna mas monocilindrica sr500 gb500 e o renascimento do big single [caption id= attachment_317963 align= aligncenter width= 999 ] a yamaha sr500[/caption] no japao um pais avançado e por isso mesmo o lugar onde esta percepçao de um futuro diferente normalmente começa uma moto chamada yamaha sr500 lançada em 1978 começou a fazer um sucesso incomum e amealhar seguidores a sr500 era uma moto barata monocilindrica de 500 cm³ e so; mas os jovens japoneses as transformavam em replicas interessantissimas dos cafe racers dos anos 1950/1960 e uma imensa industria de customizaçao floresceu para a simples yamaha a sr500 er uma moto simples um cilindro refrigerado a ar de 87 × 84 mm 499 cm³ sohc com 31 cv a 6500 rpm mas era leve estreita e chegava a 150 km/h; para muitos era uma base otima para uma esportiva a antiga leve debaixo da gente mas com usabilidade e confiabilidade moderna [caption id= attachment_317968 align= aligncenter width= 999 ] a sr500 era uma tela em branco esta no estilo dirt track [/caption] o sucesso da sr500 no japao existia uma sr400 tambem uma motocicleta basica simples estreita leve e agil mas ainda potente o suficiente para viagens foi tao grande que ela durou ate 2021 em seu pais natal e hoje objeto de culto na europa e no japao e a tal industria de preparaçao delas ainda ativa [caption id= attachment_317956 align= aligncenter width= 999 ] honda gb500[/caption] certamente a yamaha e outras marcas japonesas notaram a tendencia a honda foi a primeira a fazer algo a respeito em 1985 aparecia a honda gb500 tourist trophy ou tt inicialmente somente a venda no japao era uma big single racer moderna ja pronta de fabrica inclusive com rodas raiadas banquinho solo e guidao baixo clip on [caption id= attachment_317955 align= aligncenter width= 999 ] honda gb500[/caption] o motor do gb500 era derivado da honda xl600 o monocilindrico de quatro valvulas apresentava uma camara de combustao radial o rfvc 92 × 75 mm 498 cm³ e 35 cv a 6500 rpm o estilo lembrava as motos de corrida do passado como a manx norton a bsa gold star e a ajs 7r que se destacaram no tt da ilha de man ate a decada de 1960 a moto foi muito bem recebida pela critica mas estranhamente o publico a ignorou mesmo nos eua onde foi introduzida em 1989 hoje e um cobiçado classico yamaha srx600 no inicio dos anos 1980 porem nao obstante o fracasso da honda gb500 muita gente apostou na usabilidade agilidade e leveza das estreitas mas potentes motos big single como uma opçao esportiva mais raiz as imensas multicilindricas japonesas modernas que dominavam as vendas os modernos monocilindricos das motos grandes de trilha eram a materia prima pronta para se fazer uma esportiva a bimota fez uma carissima e interessantissima super single usando o 650 cm³ rotax da bmw f650 a mz tentou um renascimento capitalista com motos esportivas usando monocilindricos yamaha por todo lado parecia uma ideia prestes a retornar mas talvez a melhor tentativa de chegar num novo tipo de moto esportiva veio em seguida da yamaha impulsionada pelo sucesso da sr500 resolve fazer algo totalmente moderno e atual mas no idioma das big single esportivas lendarias do passado em 1986 aparecia a srx600 era uma moto moderna para 1986 com quadro de seçao quadrada freios rodas suspensoes tudo no estado da arte mas tambem era estreita esguia leve pequena mas com força suficiente para chegar a quase 180 km/h a falta de carenagem o farol redondo os clip ons e os instrumentos ao estilo de ingles antigo eram as unicas coisas que lembravam o passado o motor era o da xt600 tenere um cilindro refrigerado a ar com 96 0 x 84 0 mm 608 cm³ quatro valvulas a sr500 tinha duas carter seco dois carburadores e 45 cv a 6500 rpm junto com a ciclistica de primeira com inclusive tres discos de freio a pequena moto de 1384 mm de entre eixos e 160 kg era de acordo com a imprensa de epoca uma delicia se anda rapido na srx600 nao por acelerar muito; por nunca reduzir a velocidade ] a revista cycle disse a moto tem um apelo amplo os pilotos iniciantes acham seu peso leve nao intimidador seu chassi tolerante a franqueza participativa de seu motor incrivel os especialistas apreciam a precisao sem esforço com que o 600 ataca curvas em velocidade a srx600s e o single mais suave rapido e de melhor comportamento em estrada sinuosa que ja experimentamos e as pessoas que sabem o que isso significa bem elas sabem o que isso significa mas uma coisa incomodava a todos a moto tinha que ser ligada com um kickstart sim num esforço para manter o peso baixo e a moto simples apelos basicos dos big single a yamaha escolhei deixar o botao de partida de fora isso sozinho talvez tenha impedido maior sucesso mas na verdade sabemos como e o publico geral quer sempre mais nao menos afinal explicar uma srx600 num bar e dificil para quem nao a conhece ja 300 km/h chama atençao de qualquer idiota pessoa a moto foi um fracasso de vendas e sumiu rapidamente durou so 1986 nos eua ate 1990 na alemanha e apenas no japao durou mais de dez anos ate 1997 parece que o sucesso da sr500 estava mesmo na personalizaçao; uma coisa dificil de reproduzir yamaha srz660 a nossa historia teria acabado aqui se nao fosse mais uma valorosa tentativa da yamaha que criou talvez o mais sensacional big single da historia na verdade nem foi bem a yamaha que a fez foi uma empresa chamada belgarda o importador de yamaha para a italia a moto e a yamaha srz660 super single criada pela belgarda e produzida na italia a moto de 1996 duraria ate 2001 e como suas antecessoras hoje e cultuada como um classico desejavel mas nunca foi um sucesso estrondoso mas era uma moto sensacional e o ultimo suspiro de um tipo de coisa interessantissimo uma moto forte mas num pacote pequeno e compacto nada de gigantes pesados e superpotentes uma lotus seven de duas rodas mas um seven sobrevive por ter desempenho de supercarro realizado por baixo peso e nao alta potencia; no mundo das motos nao ha como acompanhar uma esportiva open class nao numa big single voce ganha a leveza e agilidade apenas; o desempenho e inferior mas a srz660 era sensacional mesmo assim o motor vinha da xtz 660 um cilindro refrigerado a agua com 100 x 84 mm 659 cm³ cinco valvulas e 50 cv a 6500 rpm o quadro era um moderno deltabox de aluminio suspensao traseira monochoque e invertida dianteira pesava menos que a srx600 155 kg era capaz de chegar a quase 200 km/h que convenhamos e mais que suficiente como imagino concorda qualquer um que leu esta materia ate aqui os outros tenho certeza de que perdi faz tempo
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