sao grandes as chances de voce ja ter se referido aquelas picapes e suvs com suspensao elevadissima e pneus gigantes capazes de destruir outros carros ao passar por cima deles sem dificuldade como bigfoot — ou ao menos ter ouvido alguem faze lo e normal como bombril virou sinonimo de palha de aço band aid de curativos adesivos e xerox de maquinas de fotocopia acontece que como voce ja deve ter entendido a esta altura existiu um bigfoot original — uma picape customizada que deu origem a toda uma subcultura de caminhoes monstros esta e sua historia seu nome era bob chandler e ele ja era um avido entusiasta do off road quando ainda era um empreiteiro em st louis no missouri eua ele tinha uma picape f 250 que usava no trabalho durante a semana e em viagens com a familia e trilhas fora de estrada nos fins de semana nao era uma picape dificil de quebrar — na verdade a serie de picapes f da ford tinha a fama de ser uma das mais robustas de sua epoca em 1974 ano da picape de bob a f 250 ja estava em sua sexta geraçao fabricada entre 1972 e 1979 e era uma das mais vendidas nos estados unidos na epoca a ampla variedade de motores que iam de um seis em linha de 4 9 litros e 117 cv a um v8 460 7 5 litros e ate 240 cv eram em parte responsaveis por seu sucesso — alem da suspensao robusta claro a f 250 serviu a bob muito bem ate que ele conseguiu quebra la [youtube id= regppdul8am width= 620 height= 350 ] sendo uma boa picape a f 250 merecia uma segunda chance e por isso bob partiu em busca de peças para conserta la o problema ele nao as encontrou em lugar algum a oferta de componentes off road definitivamente nao era ampla como hoje tanto no aftermarket quando nas concessionarias entao chandler decidiu abrir sua propria oficina especializada em 4x4 usando como base a experiencia adquirida em anos de hobby ele mesmo consertaria a sua picape e de quebra passaria ganhar a vida com uma de suas maiores paixoes a midwest four wheel drive nome da oficina preencheu um nicho importante no mercado e nao demorou a ser um sucesso contudo parte disto tambem se deve a propria f 250 de bob que passou a servir como veiculo de demonstraçao para a qualidade da oficina usar um veiculo como modo de promover seus serviços nao e novidade no mundo automotivo acontece que para se destacar bob sabia que nao iria bastar um visual bacana e um trabalho bem feito assim surgiu a ideia de adaptar eixos de jipes militares e pneus gigantes na f 250 com o tempo bob sua esposa marilyn e o amigo e socio jim kramer desenvolveram novos acessorios e componentes de suspensao quer eram testados na picape e a tornavam cada vez maior e mais equipada ate que em 1979 chandler fez sua primeira exibiçao com ela foi tambem naquele ano que a picape começou a ser chamada de bigfoot o apelido era originalmente de seu dono que era famoso por seu pe direito pesado ao volante da picape bob achou apropriado o apelido obviamente por causa dos pneus gigantes e batizou assim o bigfoot dois anos depois em 1981 aconteceria aquilo que ajudou a definir uma apresentaçao moderna de caminhoes monstro um fazendeiro local deu a ele permissao para colocar dois carros velhos em sua propriedade e destrui los so por diversao e filmar tudo o resultado foi exatamente este [youtube id= inrdfxhmhnq width= 620 height= 350 ] o video ficou em exibiçao em sua oficina ate que um dia um promotor de eventos da cidade vizinha de columbia perguntou se ele nao poderia repetir a manobra publicamente levou um tempo para convence lo pois bob nao queria passar nenhum tipo de imagem destrutiva mas ele finalmente concordou e previsivelmente foi um sucesso o carro passou a viajar pelo pais para exibiçoes culminando em uma apresentaçao em um estadio na cidade de pontiac michigan em 1983 o bigfoot passou a ser patrocinado pela ford — e ja fazia um ano que o bigfoot 2 havia sido construido para ajudar a cumprir a demanda por apariçoes publicas do bigfoot original começando em 1984 outras oficinas por todo o pais começaram a construir suas proprias versoes e organizar eventos com eles entre as provas existiam competiçoes de reboque de tratores e caminhoes travessia na lama e claro destruiçao de carros as apresentaçoes eram pagas e logo o bigfoot se tornou o foco do negocio de chandler que era um dos mais bem pagos donos de caminhoes monstro da cena os primeiros bigfoot assim como os outros caminhoes monstro eram picapes de verdade com chassi e carroceria de metal suspensao especial e pneus gigantes — como o bigfoot 5 de 1986 que tem pneus de tres metros de altura e e reconhecido pelo guinness como o mais alto mais largo e mais pesado caminhao monstro do planeta ate hoje [youtube id= uwzjm5vwxfu width= 620 height= 350 ] mas esta era a velha escola atualmente depois de anos de aperfeiçoamento os caminhoes monstro apenas lembram modelos de produçao no visual e nos motores e parecido com a nascar ha uma organizaçao oficial a monster truck racing association que nao por acaso foi fundada por chandler em 1987 e nela competem caminhoes monstro feitos sobre ou sob em alguns casos estruturas tubulares que usam bolhas no formato das carrocerias dos modelos que representam o atual bigfoot por exemplo e baseado na ford f 150 svt raptor o mais bacana e que mesmo separados por 40 anos tanto o primeiro quanto o ultimo bigfoot ainda estao na ativa ambos patrocinados por empresas grandes como a summit racing e a lucas oil nao e para menos a cena de entusiastas dos caminhoes monstro e gigantesca com milhares de pessoas se reunindo em arenas para assistir as provas e apresentaçoes [youtube id= bdnobezvxly width= 620 height= 350 ] uma das mais importantes acontecera nos dias 18 e 19 de abril durante o atlanta motorama que acontece todos os anos no atlanta motorspeedway em atlanta/georgia eua a razao e facil de entender pela primeira vez na historia todos os 21 bigfoot originais construidos se reunirao sob o mesmo teto — a todas as partes da historia dos caminhoes monstro lado a lado no mesmo lugar sera um dia historico para qualquer admirador dos caminhoes monstro obviamente isto inclui o bigfoot 20 que tem o diferencial de ser o primeiro caminhao monstro totalmente eletrico do planeta movido por 36 baterias automotivas da odyssey o bigfoot 20 tem um motor eletrico que gera o equivalente a 350 cv e faz deste o caminhao monstro mais silencioso do mundo — o que na pratica significa que ele soa menos como um caminhao e mais como um robo gigante e destruidor o que o torna ainda mais assustador [youtube id= u41fj pd2ve width= 620 height= 350 ] na verdade e ate um pouco mais da para ouvir muito melhor o som dos carros sendo esmagados
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.