os grandes caminhoes norte americanos conhecidos como big rigs sao simbolos da cultura dos eua seu estilo e inconfundivel capo longo e alto cabine recuada interior luxuoso e amplos aposentos de pernoite atras da cabine geralmente eles ostentam muitos cromados pintura em cores vibrantes e outras personalizaçoes e eles sao adorados tanto por quem os dirige todos os dias quanto por quem apenas os admira de longe fabricantes como mack peterbilt international kenworth e freightliner sao as mais conhecidas e bem vistas no meio trucker e ate hoje disputam a preferencia dos entusiastas na primeira metade dos anos 70 porem uma tradicional fabricante de carros e picapes tentou entrar nesta briga a dodge na epoca os eua estavam ainda enfrentando a crise do petroleo que elevou o preço dos combustiveis e tirou de campo os muscle cars com motores v8 verdadeiramente potentes o que afetou diretamente o challenger de primeira geraçao que teve sua atuaizaçao em 1974 e o charger que a partir de 1975 ganhou um apelo bem mais conservador perdendo a personalidade esportiva em outros segmentos porem a dodge estava disposta a se aventurar mais por meio da dodge a chrysler ja estava presente e bem estabelecida no segmento de picapes utilitarios e caminhoes medios a grandes agora um caminhao grande da dodge nos anos 1970 como o lcf series nao se comparava em tamanho a um peterbilt ou freightliner foi para cumprir este papel que em 1973 a dodge apresentou o bighorn seu primeiro topo de linha e o maior e mais caro caminhao vendido pela dodge ate 1975 o dodge bighorn so durou tres anos mas foi tempo suficiente para que ele se tornasse um dos caminhoes mais cobiçados do planeta decadas depois alias sua vida curta foi um fator determinante para isto o maior caminhao da dodge ate entao era o lcf que foi lançado em 1960 o dodge lcf tambem era conhecido como c series por causa da cabine que vinha da linha de picapes c series fabricada entre 1954 e 1960 e estava disponivel com motores v8 a gasolina e a diesel o mais potente deles tinha 300 cv e 110 kgfm de torque vindos de um v8 detroit diesel de 9 3 litros inexperiente no segmento dos big rigs a dodge decidiu usar o lcf como ponto de partida para seu primeiro modelo a area envidraçada e exatamente a mesma assim como o formato das portas ou seja do para brisa para tras o maior caminhao da dodge era igual ao de uma picape media este metodo de construçao ja foi muito comum em caminhoes pois ajudava a conter custos hoje esta restrito aos mais leves olhando em retrospecto foi provavelmente por causa de sua origem mista que o bighorn se tornou um caminhao tao distinto enquanto a cabine era pequena com uma area envidraçada proporcionalmente minuscula o capo do bighorn era verdadeiramente descomunal e ate dificil de acreditar que o motorista conseguisse enxergar algo a sua frente atras da gigantesca grade ficava de serie um motor seis cilindros a diesel cummins super 250 com 250 cv como opcionais havia uma variedade de outros seis em linha cummins alem de um seis em linha e um v8 detroit diesel que podia ser naturalmente aspirado ou turbo o motor mais potente era o cummins ntc350 com 350 cv e 114 2 kgfm de torque a 2 100 rpm o motor basico era acoplado a uma caixa de 10 marchas fabricada pela fuller enquanto as outras opçoes de motor vinham com um cambio de 13 ou 15 marchas que podia ser fuller ou spicer https //www youtube com/watch v=lljsef_q4rq a versao de topo era a maior mais pesada e mais potente e pelos planos da dodge deveria tambem ser a de maior volume ela trazia diversos elementos que visavam reduzir peso melhorando o desempenho e reduzindo o consumo de combustivel travessas do chassi pontas de eixo para choques carcaças de cambio e diferencial e suportes da cabine podiam ser de aluminio por exemplo assim como as rodas traseiras o metal leve tambem podia ser usado no a carcaça do cambio spicer e nos tanques de combustivel ja o modelo basico era bem mais simples sem qualquer item de aluminio na estrutura ou na carroceria nao havia itens de acabamento cromados ou de aço inox e as rodas eram de aço estampado como seu motor era menor e menos potente o radiador tambem tinha menor capacidade o visual do modelo basico tambem era mais simples sem as saudas de escape com abafadores e escudos termicos nas laterais e com para choque dianteiro menor a versao de topo tinha aspecto mais imponente em comum as duas versoes possuiam um ornamento de metal no capo no formato da cabeça de um carneiro com enormes chifres dai seu nome bighorn nos caminhoes feitos em 1973 o ornamento era de aço e pesava nada menos que 6 kg mas a partir de 1974 foi adotado um ornamento de aluminio que pesava menos de 2 kg em ambos os caminhoes o interior era bem construido e de bom gosto porem tinha visual mais simples e nao era espaçoso como se via nos rivais em parte porque estes usavam projetos desenvolvidos especificamente para caminhoes de grande porte e nao eram modelos menores adaptados por conta disto a dodge nao conseguiu vender nem de longe tantos exemplares do bighorn quanto planejava nao chegou nem perto disto entre 1973 e 1975 foram fabricados apenas 261 caminhoes o numero de unidades vendidas por ano nos eua jamais passou de tres digitos foram 8 em 1973 91 em 1974 e 91 em 1975 outros 66 exemplares foram vendidos no canada e uma unica unidade foi vendida no mexico no ultimo ano de fabricaçao por esta razao o dodge bighorn e um caminhao rarissimo dos 261 exemplares comercializados cerca de 150 tem seu paradeiro conhecido como todo veiculo raro e cultuado o big rig da dodge tem uma base de admiradores dedicada a catalogar os exemplares restantes coletar imagens e reunir informaçoes a seu respeito ainda assim e dificil encontrar boas imagens de epoca e videos onboard ate porque a maioria das unidades que foram restauradas passa a maior parte do tempo parada seja em garagens ou eventos para caminhoes classicos raramente seus hodometros sao colocados para rodar o que considerando sua raridade e ate compreensivel
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