Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas (ou não) do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!
Integrantes do Movimento Passe Livre destroem concessionária Mercedes em São Paulo
Um ano depois dos protestos que levaram à redução das tarifas de ônibus em São Paulo, o Movimento Passe Livre reuniu-se novamente na cidade para comemorar o acontecimento e fazer um novo protesto. Desta vez eles exigiram tarifa zero e a recontratação dos funcionários do Metrô que foram demitidos durante a greve organizada nas últimas semanas. A manifestação reuniu 1.300 pessoas e começou pacífica, como de costume, mas acabou com depredações e atos de vandalismo.
Segundo a Polícia Militar de São Paulo, a corporação seguiu a manifestação à distância, como solicitado pelo próprio Movimento. Os militantes do MPL pretendia usar a Marginal Pinheiros para realizar uma “festa popular”, com apresentações musicais, teatrais e jogos, mas ao final do trajeto até o local, notaram a aproximação da tropa de choque da Polícia e começaram a dispersar a multidão.
Logo após a dispersão, um grupo de mascarados entrou em cena, montando uma barricada com fogo e atacou quatro agências bancárias, agrediu um cinegrafista, quebrou vidros de um carro da TV Gazeta. Mais tarde o grupo mascarado invadiu uma concessionária Mercedes-Benz e começou a depredar todos os carros ali expostos com paus e um extintor de incêndio. O prejuízo estimado é de R$ 2 milhões de reais. [ Fotos por Nacho Doce/Reuters e Veja.com/Reprodução ]
WTCC irá correr em Nürburgring Nordschleife
Depois de mais de 30 anos sem corridas de um campeonato mundial, o lendário traçado norte de Nürburgring voltará a receber uma etapa a partir de 2015. Os carros de turismo do WTCC irão correr no Nordschleife como prova de abertura para as 24 Horas de Nürburgring do próximo ano. A última vez que uma etapa de um campeonato mundial foi realizado no circuito foi em 1983, com os 1000 km de Nürburgring válidos para o World Sportscar Championship.
O contrato fechado entre os organizadores do WTCC e a ADAC, que organiza as 24 Horas de Nürburgring tem duração de três anos e também marca o retorno no WTCC à Alemanha, depois de três anos fora do país. Como o WTCC tem corridas de 60 km de duração, a etapa alemã terá seu formato revisto devido à dinâmica e a extensão do circuito. É provável que seja feita uma corrida de 120 km com apenas um pitstop, mas os detalhes serão confirmados somente mais adiante, após reuniões com a FIA.
LaFerrari pode ganhar versão sem teto em 2015
A Ferrari tradicionalmente lança um modelo novo a cada ano, mas se você olhar para a atual linha de produtos da marca, verá apenas modelos novos, com menos de cinco anos de vida. O mais antigo deles é a California, que acabou de receber uma reestilização e um novo powertrain para encarar a segunda metade de sua carreira. Todo o restante é recém-lançado, ainda com cara de novidade. Então o que a Ferrari espera lançar em 2015?
Segundo o pessoal da Car and Driver americana, a Ferrari está preparando uma versão aberta da LaFerrari — provavelmente batizada com o sobrenome Spider, mas em tempos de nomes bizarros em Maranello, é melhor não apostar em nada. É provável que todo o conjunto mecânico permaneça exatamente o mesmo, embora o monocoque de fibra de carbono certamente precise de modificações para perder o teto, uma vez que foi projetado como uma única célula estrutural. A sensação de abusar dos 1.000 cv do powertrain híbrido a céu aberto, contudo, será ainda mais restrita: a revista conta que apenas 50 carros serão produzidos e vendidos pelo dobro dos US$ 1,35 milhões cobrados pelo coupé.
Harley-Davidson testa modelo elétrico
Parece que nem mesmo a tradicionalíssima Harley-Davidson vai conseguir deixar de lado as novas tecnologias de powertrain elétricos. A marca apresentou nesta semana uma novo moto conceitual batizada “Project LiveWire”. Ela usa um motor elétrico de 74 cv e e 7,2 mkgf, capaz de levar a moto e suas baterias de íons de lítio a 148 km/h. A autonomia é de apenas 85 km, o que a impede de realizar o sonho americano de rodar livre e sem destino pelo país, a menos que você faça uma parada de 3,5 horas para recarregar as baterias.
Nos próximos meses o protótipo será levado a 30 cidades dos EUA e será oferecida para test-drives a clientes potenciais. A viagem começa em 24 de junho, em Nova York e deve se estender ao Canadá e à Europa a partir do próximo ano.