na decada de 1950 as coisas eram mais romanticas no automobilismo os pilotos usavam capacetes que mais pareciam bones rigidos e oculos em vez viseiras tinham que pisar na embreagem e mover a alavanca para trocar de marcha e aceleravam caixas de metal feitas para andar rapido e vencer corridas nao para salvar suas vidas no caso de um acidente se o automobilismo e um esporte perigoso hoje em dia naquela epoca era quase suicidio tambem nao havia computadores sistemas eletronicos monitores de pressao nos pneus leitores de diagnostico e outras facilidades que o avanço da tecnologia nos trouxe ajustes acertos e reparos precisavam ser feitos a todo momento e suas consequencias positivas ou negativas eram descobertas na pratica quando o carro estava na pista algo que tornava ainevitaveis as longas sessoes de tentativa e erro por parte da equipe de mecanicos que ficava na beira da pista [youtube id= acqd2tmgegk width= 620 height= 350 ] em sua busca obsessiva por precisao nos detalhes a mercedes benz nao gostava muito de mexer em seus carros de corrida na beira da pista c eles acreditavam que sem a infraestrutura de seu workshop nao havia como trabalhar da melhor forma possivel a soluçao do problema veio em 1955 e era deliciosamente obvia construir um veiculo que pudesse levar os carros de corrida da pista para a sede da mercedes o mais rapido possivel quer dizer talvez nao fosse a soluçao mais obvia mas certamente foi a soluçao mais entusiasta especialmente porque o caminhao era feito com base em um seda e tinha motor de superesportivo e uma das carrocerias mais curiosas ja feitas por uma fabricante de automoveis seu nome completo era mercedes benz rennwagen schnelltransporter ou veiculo de transporte veloz de carros de corrida da mercedes benz em uma traduçao mais ou menos literal nao e muito dificil entender porque depois o caminhao ficou conhecido como blue wonder em portugues maravilha azul em 1955 a mercedes benz havia acabado de apresentar ao mundo o 300sl gullwing o famoso asa de gaivota considerado por muita gente um dos primeiros supercarros da historia o 300sl tinha uma bela carroceria de aluminio em volta de um seis em linha de tres litros com injeçao mecanica de combustivel e capacidade para entregar 225 cv parece pouco hoje em dia mas era o bastante para que o esportivo chegasse aos 260 km/h e se tornasse o carro de produçao mais veloz do mundo em seu tempo e foi exatamente este o motor escolhido para o blue wonder o caminhao compartilhava sua estrutura tubular com o modelo de luxo 300s que tinha versoes seda cupe e cabriolet e foi lançado em 1951 era um carro baixo e largo na contramao do que se via na epoca cujos componentes estruturais e de suspensao foram aproveitados no 300sl o chassi recebeu uma carroceria bastante inusitada a cabine com espaço para duas pessoas ficava totalmente a frente do eixo dianteiro com o conjunto mecanico logo atras acessivel por uma especie de capo o restante da carroceria usava uma mistura de componentes exclusivos e elementos vindos do seda 180 w120 como portas capo e acabamento do interior as formas eram aerodinamicas alinhadas com a identidade visual da mercedes na epoca com farois circulares e grade em forma de um trapezio arredondado com a estrela de tres pontas no centro — a mesma do 300sl na caçamba dois trilhos de ferro deslizavam para servir de rampa carregada a traseira certamente equilibrava a esdruxula distribuiçao de peso do blue wonder que vale lembrar tinha 6 5 metros de comprimento dois metros de largura e a altura de um homem adulto [youtube id= xi9js3jktj4 width= 620 height= 350 ] e ainda assim era capaz de chegar aos 170 km/h — mais veloz que qualquer caminhao da epoca o blue wonder teve uma vida curta porem intensa foi ele quem transportou o mercedes benz w196 de juan manuel fangio campeao da formula 1 em 1955 pela equipe alema seu terceiro titulo e o 300sl w194 cupe de corrida que venceu o mundial de carros esporte wsc no mesmo ano com sir stirling moss ao volante no entanto o desastre de le mans de 1955 acidente envolvendo os carros da mercedes benz nas 24 horas daquele ano que matou 83 espectadores e feriu outros 180 fez com que os alemaes encerrassem seu programa de automobilismo e so voltassem as pistas em 1989 34 anos depois aposentado o blue wonder nao servia para mais nada alem de pegar poeira naquela epoca as fabricantes ainda nao tinham noçao de que sua historia deveria ser preservada e assim nao importava quanto o charmoso blue wonder fosse valer dali ha algumas decadas seu destino foi segundo o que se sabe o triturador se voce ve uma foto colorida do blue wonder carregando algum icone das pistas provavelmente nao e o rennwagen schnelltransporter original e sim uma replica feita pela propria mercedes em 1990 usando as antigas fotografias como referencia imagine o arrependimento dos alemaes ao se dar conta de que seu caminhao era uma parte carismatica de sua historia e que havia miniaturas dele a venda nas lojas e que o original ja nao existia ate mesmo o motor da replica veio de um legitimo 300 sl o que garante a autenticidade do novo blue wonder depois de posar para as fotos em cores que voce ve neste post o caminhao foi levado para o museu da mercedes benz em stuttgart na alemanha de la ele sai ocasionalmente para eventos e novas fotos juan pablo montoya e kimi raikkonen que em 2005 pilotavam na mclaren mercedes jay leno um dos maiores colecionadores de carros do planeta ja se declarou fa do blue wonder tanto que ele comprou uma replica para si o motor vem de um caminhao mercedes da decada de 1980 e o painel de instrumentos e de um legitimo 300sl gullwing a replica foi feita na suecia e comprada por jay leno quando ainda nao estava pronta depois que seu criador morreu o restante do projeto foi concluido por jay leno e sua equipe alem de terminar o carro eles fizeram algumas modificaçoes como inclusao de compartimentos para ferramentas nas laterais e de uma tampa na dianteira para dar acesso ao radiador e a caixa de fusiveis [youtube id= ywwo9rvtiwi width= 620 height= 350 ]
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