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História Motos

BMC: a BMW R100 RS fabricada no interior de SP

No início do mundo motorizado, cada país tinha uma maneira sua, particular, de encará-lo. Os ingleses se preocupavam com performance em curvas e estradas truncadas, acima de tudo, inclusive do conforto, confiabilidade ou durabilidade. Os italianos, criavam motores potentes e giradores, com câmbio de relações curtas em veículos pequenos e ágeis; hiperatividade era a sua natureza, e as montanhas, curvas e cidades apertadas, um ambiente propício para isso. Os americanos, carros potentes, tranquilos, suaves e enormes, para curtir um país grande, espaçoso e cheio de retas infinitas. E assim por diante. LJK Setright admirava esse mundo com profundas diferenças nacionais; dizia que o navio iria matar o automóvel. Claro que isso não aconteceu literalmente; mas sim da forma figurativa que ele dizia: as diferenças e particularidades diminuíram muito, neste mundo onde tudo é vendido em todo lugar. Mas o que mudou mesmo foi atitude: antigamente os fabricantes acreditavam que seus produtos eram