FlatOut!
Image default
Car Culture

BMW 2002 Turbo: o M2 de 50 anos atrás

Um cupê compacto com motor dianteiro, longitudinal e turbinado. Com carroceria de três volumes e tração traseira. É a descrição do mais recente BMW M2, mas poderia ser a do 2002 Turbo, lançado quase 50 anos atrás. E isso diz muito sobre a BMW, apesar de ela ter mudado tanto nos últimos anos. Na verdade a BMW sempre deu um jeito de fazer o mesmo carro nestes últimos 50 anos — ou 54, para ser mais exato. Começou em 1968, quando o BMW 1500 virou o 2002 em 1968. Depois ele foi transformado no Série 3 e, quando o Série 3 ficou grande demais, ele virou a Série 1 — que se tornou Série 2 porque a BMW inventou que cupês são identificados por números pares. É por isso que, quando o BMW 1M foi lançado, dissemos que ele era o verdadeiro sucessor do M3 E30. O M3 já havia ficado tão grande que ele estava mais para M5. E o M5 cresceu tanto que era quase o M8 que a BMW nunca havia feito. Talvez por isso ninguém tenha ficado muito emocionado quando a BMW finalmente decidiu lançar o M8 de