salve galera flatoutter ca estou eu no segundo post sobre a e36 328i mt tambem conhecida como brunhilde no post anterior contei a voces sobre a minha historia com os carros falei sobre a aquisiçao da e36 e contei um pouquinho sobre esta geraçao da serie 3 hoje como prometido vou contar como tem sido conviver com ela como o carro se comporta e sobre o nosso primeiro track day sim eu prometi falar sobre valores mas isso fica so para o ultimo post nao fosse assim como voces aguentariam esse chato escrevendo sem parar como ja dito comprei essa gracinha no carnaval de 2015 ou seja agora acabamos de completar dois aninhos juntos no começo foi um caos o abs parou de funcionar logo no primeiro dia os amortecedores ja estavam so o po da rabiola os discos de freio estavam proximos da espessura minima as buchas bandejas borrachas terminais braços axiais e bieletas estavam deploraveis as pastilhas gastas e os pneus ressecadissimos nem preciso dizer que a exceçao dos pneus que deveriam ter uns dez anos todas essas peças eram originais de fabrica e tinham dezenove anos de uso quando comprei o carro era hora de arrumar tudo isso fazer uma revisao e trocar itens como filtros de ar oleo combustivel velas bomba d agua valvula termostatica e sua carcaça enfim coisa que nao acabava mais tudo isso foi trocado sempre procurando por peças de qualidade mas que tambem nao custassem os olhos da cara foi quase tudo substituido por peças oem sendo amortecedores y otras cositas mas da meyle alemaes de otima procedencia aproveitei para trocar as buchas das bandejas pelo modelo usado na m3 americana 1995 que tem o furo em offset para dar mais caster e enrijecer o conjunto as buchas originais das e36 nao m sao feitas com uma especie de teia de borracha enquanto das m3 e borracha maciça ainda nao e o caso de usar pu na suspensao visto que eu uso o carro no dia a dia mas ja melhorou horrores o feeling na dianteira os freios me deixaram bem insatisfeito entao resolvi instalar aeroquips ecs na dianteira os traseiros ficarao para momento oportuno e pastilhas de freio hawk hp plus de composto metalico proprio para track days e autocross nao confundir com a hps de ceramica para uso normal sao carissimas contarei no proximo post fazem um barulho infernal sujam as rodas duas vezes mais mas melhoraram absurdos na frenagem e nao sofrem com o fading recomendo o upgrade e bom ressaltar que a revista car & driver americana fez um teste com pastilhas de alta performance ha uns anos e as hawk hp plus foram as vencedoras deixando pra tras ate mesmo as ebc yellow stuff coisa fina na traseira usei pastilhas oem bmw mesmo compradas na ecs tuning a preço camarada e os dicos sao fremax nos quatro cantos o conjunto esta satisfatorio ate mesmo para brincadeiras em pista como contarei mais tarde uma das minhas escolhas mais controvertidas que rende elogios na rua mas piadas dos amigos de grupos de e36 pfeifer sabbath seifert few rj estou falando com voces foi o jogo de rodas eu queria muito um jogo original bmw que fosse de e36 mas foi impossivel encontrar em bom estado a preço razoavel na epoca replicas estavam fora de questao e rodas genericas mais ainda acabei encontrando um jogo de rodas style 89 da e46 330i top 2003 de medida 17 x8 et47 pesando em torno de 10 kg cada eu nunca fui muito ligado em visual tanto que nunca lavo o carro coitado sempre preferi performance entao acabei abraçando esse jogo de rodas mesmo comprei um jogo de bridgestone potenza re760 sport 225/45 r17 e o carro ficou uma delicia de andar se antes com os pneus velhos de crossfox 205/60r15 a e36 parecia um cavalo doido agora o carro tinha ficado muito mais assentado e com toneladas a mais de aderencia alem de frear muito melhor pelo mesmo motivo nao vou mentir eu senti a diferença de peso nas rodas sim o carro pareceu um nadinha mais preguiçoso afinal as rodas originais pesavam meros 7 5kg cada mas os beneficios superaram e muito esse pequeno maleficio pouco tempo depois consertei o modulo abs e o carro finalmente estava zero [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 140697 140695 ] e como e uma e36 andando nessas condiçoes e uma delicia justinha assentada complacente previsivel controlavel ainda estava um pouco dianteira bem alta e com bastante rolagem mas isso nao deixou o carro menos divertido logico que com os pneus novos e mais largos a diversao de andar de lado diminuiu muito principalmente se considerarmos o diferencial aberto mas o carro esta uma delicia de andar a moda usar a e36 no dia a dia e muito mais tranquilo do que eu esperava os comandos sao mais pesados que os de um carro comum entao voce sempre lembra do que esta fazendo o que deixa a tarefa de dirigir muito mais agradavel e envolvente a posiçao de dirigir e otima pena que a coluna de direçao nao tem regulagem de distancia mas mesmo assim esta otimo os bancos tem ampla gama de regulagem e nao cansam o corpo em longas viagens sobretudo se usado o controle de cruzeiro posso dizer que gosto ate do grande volante de aro fino tipicamente alemao dos anos 90 e o amplo teto solar me deixou apaixonado a ergonomia e das melhores com tudo voltado ao motorista e comandos dispostos em posiçoes intuitivas nao e necessario aprender a usar uma e36 obviamente nem tudo sao flores parece que a turma de munique nunca dirigiu na chuva e os limpadores de qualquer serie 3 sao horrendos nao que limpem mal mas as velocidades sao mal programadas e a e36 tem um pessimo escoamento de agua acione os limpadores com as janelas abertas e ganhe um belo banho ou mesmo rode de carro molhado com janelas abertas e agua para dentro do carro na certa isso nao acontecia nem no celta que tive vai entender outra reclamaçao e dos retrovisores externos excessivamente pequenos que me fizeram tomar muitos sustos no começo depois de bem regulados ficam ate aceitaveis mas exigem regulagem toda vez que se chegar perto do meio fio ou se enxerga o trafego atras ou o meio fio os dois juntos sem chance e o pior e que neste aspecto nem os espelhos biconvexos disponiveis a venda resolvem o problema visto que eles so aumentam a largura do campo de visao seriam uma otima modificaçao de toda sorte este carro em altura original nao tem o habito de raspar muito por ai talvez um pouquinho a dianteira em algumas valetas fundas transpostas em velocidade mas isso ate mesmo carros nacionais comuns fazem o consumo de combustivel e mais do que aceitavel a menos que voce more em um lugar cheio de morros lombadas e valetas como eu ai complica e e normal ver 5 km/l em ciclo urbano em ciclo rodoviario a 80 km/h e perfeitamente possivel superar os 16 km/l sem esforço mesmo com pneus largos andando a 120 km/h ou a 160 km/h com acelerador constante o consumo fica igual entre 10 e 11 km/l para um motor de 2 8 l de 21 anos atras nao da para reclamar mesmo o enorme tanque de 63 l ajuda na grande autonomia e o computador de bordo costuma ser preciso em seus calculos apesar do estado incrivel de conservaçao do meu carro e da baixissima quilometragem hoje tem 75 000 km um carro de 21 anos tem peças de 21 anos de idade entao fios se quebram entram em curto conectores perdem o contato enfim e normal tive a fiaçao dos farois de neblina refeita e recentemente uma lanterna adotou funcionamento temperamental ainda nao posso reclamar e bater na chave que o carro liga na hora tudo funciona o som alpine original de fabrica ainda e agradavel aos ouvidos o couro ainda e macio e o carpete aveludado da uma satisfaçao impar ao toque os seis cilindros em linha estao sempre prontos para a batalha com bastante torque vontade de girar e elasticidade desconhecida nos motores comuns fora o ronco ainda que abafado pelo escape original inconfundivel dos motores seis caneco bmw da para passar no sem parar em quinta a 40 km/h abaixo de 1000 rpm e retomar ate os 120 km/h sem reduzir de marcha e sem nenhuma vibraçao ou ruido desagradavel eu nao acreditaria se me contassem o comportamento dianteiro que mencionei mais acima foi resolvido recentemente aproveitando a necessidade de troca dos coxins de amortecedores dianteiros instalei reforços internos de torre de z3 e parafusos e arruelas de regulagem de camber da turner motorsport os reforços me assustaram logo depois de instalados a frente do carro havia subido coisa de 2 cm parecia um jipe por sorte depois de dois ou tres dias os reforços assentaram na torre e a altura do carro voltou a ser como era com relaçao aos parafusos e arruelas pedi para o mecanico instalar com duas arruelas em cada parafuso o que deveria levar a cambagem originam de 0 5º a mais ou menos 2º dito e feito na hora de alinhar cheguei aos tao desejados dois graus negativos na frente aproveitei para alinhar a traseira tambem com pouco mais de um grau negativo em cada lado o maximo que conseguimos usando as buchas excentricas originais e a convergencia esta zerada nos quatro cantos fiquei com medo de o carro ficar arisco demais confesso mas o comportamento esta sublime serio nao tem outra palavra para descrever para um carro de rua com amortecedores e molas originais o carro esta fantastico ainda rola bastante sim mas esta perfeitamente neutro e aqui chegamos a minha primeira experiencia em um track day como condutor durante o carnaval tive a oportunidade de participar do 1º track day rs grouppe que rolou no haras tuiuti e uma pista tecnica travadissima com praticamente zero area de escape algumas ondulaçoes e quebras de relevo divertidissima obviamente nao era o ambiente ideal para o meu carro com sua suspensao alta e mole e a transmissao de relaçoes mais longas que as pernas da ana hickmann so usei a quarta marcha para descansar o motor nas voltas de cool down apesar de ser a primeira experiencia em pista as 40 voltas serviram para me deixar cada vez mais a vontade com o traçado e com o comportamento do carro no limite totalmente neutro dependendo da provocaçao poderia sair de frente ou de traseira mas totalmente previsivel e controlavel repito sublime fiquei satisfeitissimo com o setup dadas as condiçoes atuais vale lembrar que alem das modificaçoes ja citadas no corpo do post removi assento do banco traseiro carpete do porta malas tapetes sim os originais avelulados e outras tranqueiras desnecessarias para o track day foi coisa pouca de pouco mais de 20 kg mas o efeito psicologico ajuda bastante e bem divertido ver seu carro depenadinho e com number plate nos boxes de um autodromo obviamente um conjunto de molas e amortecedores esportivos somados a barras estabilizadoras mais rigidas rodas mais leves pneus mais grudentos e freios melhores me fariam muito feliz nao muitissimo feliz mas o dolar ainda esta valorizado e a grana anda curta e ja me divirto pacas do jeito que esta so far so good mas isso e assunto para proximo post obrigado pela atençao e forte abraço por guilherme silva lima project cars #404
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