quando voce pensa no bmw serie 7 certamente a ultima coisa que vem a mente e um carro de corrida o flagship da marca alema e um seda grande pesado e confortavel sua potencia serve para pegar a estrada com segurança e agilidade nao para arrepiar no circuito certo diriamos que e bem por ai mesmo mas isto nao impediu a bmw de transformar o serie 7 de primeira geraçao a e23 em um race car vencedor so tem um detalhe isto nao aconteceu na alemanha e sim na africa do sul onde os bmw sao todos meio diferentes do que estamos acostumados olha so na alemanha o bmw serie 7 mais forte de todos era o 745i ele era movido por uma versao turbinada do famoso seis em linha m30 usado entre outros no bmw 635csi e24 com 3 2 litros de deslocamento e o turbo operando a 0 6 bar de pressao o motor sobrealimentado entregava 255 cv o que nao era nada mau para a epoca o nome 745i vem da convençao de que motores turbinados tem sua eficiencia volumetrica multiplicada por 1 4 em relaçao aos naturalmente aspirados e dessa forma o motor turbo de 3 2 litros teria eficiencia equivalente a um motor aspirado de 4 5 litros naquele tempo a bmw ainda respeitava o deslocamento do motor na hora de dar nome as versoes de seus modelos so havia um problema com este carro o motor turbo nao era compativel com a mao inglesa porque a coluna de direçao do lado direito tornava inviavel sua instalaçao sendo assim nem o reino unido nem o japao e nem a africa do sul tinham o 745i nas concessionarias bmw os sul africanos nao gostaram muito disto e nao estamos falando so do publico mas tambem da propria divisao sul africana da marca a bmw sa foi entao que bernd pischetsrieder que na epoca chefiava o setor de pesquisa e desenvolvimento da bmw na africa do sul começou a pressionar a matriz alema para permitir que uma versao do 745i fosse desenvolvida localmente de inicio os alemaes da bmw ag relutaram afinal o serie 7 e um seda de luxo nao um carro de competiçao mas a insistencia de bernd foi tanta que eles acabaram cedendo como o bmw 745i sul africano nao poderia utilizar o motor m30 turbo batizado m102 os engenheiros locais tiveram uma ideia deliciosamente obvia instalar nele o motor m88 famoso por ser utilizado no bmw m1 e no m5 de primeira geraçao naturalmente aspirado com comando duplo no cabeçote 24 valvulas e injeçao bosch ml jetronic o seis em linha de 3 6 litros entregava 290 cv 35 cv a mais que o motor do 745i alemao o carro tinha rodas bbs exclusivas da versao e o interior todo revestido em couro nappa bastante elegante so que a real intençao de pischetsrieder era outra colocar o 745i para disputar corridas por isto foram produzidos exatamente 209 exemplares do carro em 1985 e 1986 a fim de homologa lo para o campeonato sul africano de turismo eram necessarias 200 unidades a esmagadora maioria delas utilizava cambio automatico mas 17 carros tinham cambio manual e diferencial de deslizamento limitado na traseira pischetsrieder deixou o projeto aos cuidados de tony viana chefe da divisao de automobilismo da bmw south africa e novamente precisou insistir para que a matriz permitisse que os automoveis fossem preparados para as pistas duas unidades com cambio manual foram entao modificadas para as corridas a primeira e a mais famosa delas o carro recebeu alem da pintura de corrida modificaçoes no motor para entregar 450 cv incluindo a instalaçao de um modulo motec com rotaçoes limitadas em 8 500 rpm; transmissao getrag de cinco marchas do tipo dog leg com as marcha impares para tras ; freios ap racing na dianteira molas h&r e amortecedores bilstein nos quatro cantos e rodas de 16 polegadas com tala 10 na dianteira e tala 11 na traseira os freios traseiros eram originais de fabrica bem como o diferencial com relaçao de 3 64 1 e o tanque de combustivel de 70 litros era uma visao improvavel um seda de luxo com pintura de corrida stance agressivo e gaiola de proteçao no interior que nao sofreu nenhuma modificaçao pois o regulamento do grupo a de turismo na africa do sul nao permitia apesar do peso de 1 550 kg e do entre eixos de 2 795 mm quanto mais longo o entre eixos maior o momento polar de inercia que reduz a agilidade pra mudar de direçao o serie 7 de corrida surpreendeu enfrentando rivais como o alfa romeo gtv o ford sierra xr8 e o mazda rx 7 o 745i venceu a temporada naquele ano com o proprio viana e seu colega de equipe paolo cavalieri ao volante [youtube id= cep dp2nme4 width= 620 height= 350 ] em 1986 outro exemplar foi modificado por viana desta vez para a categoria modified com aerodinamica mais radical mas o mesmo seis em linha m88 de 450 cv e o titulo foi para a bmw novamente na temporada seguinte 1987 o time de viana decidiu mudar para o bmw m5 mais compacto e agil na pista os serie 7 de corrida ficaram desaparecidos ate 2006 quando foram encontrados e comprados por cavalieri o ex colega de viana que ja morreu ha alguns anos entregou os dois bolidos para a oficina sul africana evolution 2 motorsports onde uma restauraçao caprichada foi feita usando componentes de um 745i com cambio manual garimpado por alec ceprnic dono da evolution 2 a unica liberdade tomada por alec foi aliviar o interior do carro visto que desde a decada de 1980 o regulamento do sul africano de turismo foi modificado e o interior original nao era mais uma exigencia recentemente em uma folga entre os varios eventos de corrida historicos de que participa com cavalieri ao volante um dos carros protagonizou uma campanha da bmw sa do bmw 760li o mais proximo que a fabricante ja chegou de um m7 diga se de passagem e ele continua em forma [youtube id= ci5lgcwue3w width= 620 height= 350 ] fotos bmw south africa
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