FlatOut!
Image default
Car Culture Zero a 300

BMW 745i: o Série 7 com motor do M1 que quase não aconteceu

Quando você pensa no BMW Série 7, certamente a última coisa que vem à mente é um carro de corrida. O flagship da marca alemã é um sedã grande, pesado e confortável. Sua potência serve para pegar a estrada com segurança e agilidade, não para arrepiar no circuito. Certo? Diríamos que é bem por aí, mesmo. Mas isto não impediu a BMW de transformar o Série 7 de primeira geração, a E23, em um race car vencedor. Só tem um detalhe: isto não aconteceu na Alemanha, e sim na África do Sul, onde os BMW são todos meio diferentes do que estamos acostumados. Olha só: na Alemanha, o BMW Série 7 mais forte de todos era o 745i. Ele era movido por uma versão turbinada do famoso seis-em-linha M30 usado, entre outros, no BMW 635CSi E24. Com 3,2 litros de deslocamento e o turbo operando a 0,6 bar de pressão, o motor sobrealimentado entregava 255 cv, o que não era nada mau para a época. O nome 745i vem da convenção de que motores turbinados têm sua eficiência volumétrica multiplicada por