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Car Culture

BMW Coupé Sport: a linhagem que o novo M3 CS precisa honrar

BMW esportivo você sabe identificar: tem a letra M na frente. Mesmo que seja um M540d, queimador de diesel, significa que tem algo ali que instiga as sensações do motorista bem mais que um 540d convencional. É claro que nem sempre foi assim, afinal, o primeiro BMW com a letra M no nome foi o M1 de 1978. E a BMW já tinha esportivos antes disso. O negócio é que antes da letra M, quem identificava os BMW esportivos eram as letras CS — Coupé Sport. Às vezes com um L atrás, indicando que ele era aliviado (de leichtbau — "construção leve" em alemão), mas sempre com o CS porque os esportivos eram cupês, mas nem todo cupê era esportivo. As letras, no início das contas, se confundem: a BMW M nasceu por causa de um CS — que se tornaria o 3.0 CSL, o lendário Batmóvel. Um carro tão radical que tinha a opção de vir com seus apêndices aerodinâmicos desmontados para quem não quisesse se tornar o centro das atenções. A história foi contada em detalhes pelo MAO nesta matéria abaixo, mas