A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Project Cars #123

BMW E36 de pista: as mudanças e upgrades da nova fase do Project Cars #123

Caros amigos do Flatout, desculpem demorar tanto para escrever este post, mas desde o último post, meu carro foi pra pista uma única vez e me deixou na mão por causa de uma peça de menos de R$ 50,00 (o suporte do cardã), justo no encontro nacional do BimmerBrazil. Como estava a fim de fazer uma revisão geral, resolvi desmontar e montar o carro novamente, revisando absolutamente tudo. Até mesmo motor está neste processo, pra que quebras bestas não voltem a acontecer e deixar todo o conjunto mais confiável e duradouro. Claro que neste desmonta e monta, alguns ups vão entrar, vou detalhá-los abaixo

 

Freios

pedaleira

Aqui estará a maior mudança. Está entrando em cena um kit de pedaleiras da Tilton, modelo 600, o que consequentemente está tirando todo o sistema de acionamento de freios original do carro, inclusive ABS, esse sistema possibilitará que seja possível balancear os freios entre eixos dianteiro e traseiro, inclusive durante a volta.

freio traseiro

Outro up está nas pinças traseiras que passaram a ser AP Racing também e morderão discos ventilados oriundos da stock car. Todo o sistema de tubulação desde as pedaleiras até as pinças será em aeroquip.

 

 

Motor

O motor, como falei acima, foi desmontado inteiro para revisão, mas nada de preparação interna será feita. O que será medido e estudado para uma possível troca de combustível é a taxa de compressão. Se ela estiver alta ele passará a usar álcool, mudando seu gerenciamento. Não irei mais usar a injeção original, apesar de confiar e gostar muito dela. Seu problema é que os acertos são difíceis e proporcionalmente caros, pois não é todo profissional que domina esta injeção, então optarei por uma Fueltech FT-500 por ser sequencial e ter um custo benefício imbatível. Existem injeções melhores? Com certeza, mas cada uma cobra cada centavo por isso.

Talvez, já num primeiro momento seja instalado um kit de borboletas individuais vindos de uma M3 euro que tenho guardado há algum tempo. Isso vai depender da minha pressa pra andar com o carro, pois necessita de uma flange entre a admissão e o cabeçote, pois os ângulos destes itens são diferentes entre os motores M50/52 e os motores das M3 euro, a foto abaixo explica melhor.

admissão

A bomba de óleo hidráulica também não será mais empurrada pelo motor, será instalada uma bomba hidráulica elétrica, assim ela libera alguma potência para o motor, que em carro aspirado qualquer pônei e bem vindo.

 

Chassi

Como o carro foi inteiro desmontado e tudo o que não tinha função foi retirado, incluindo todo aquele isolante termo-acústico que pesa pra burro. Algumas coisas foram realocadas visando uma melhor distribuição de peso, e dentro destas “coisas” está inclusive o escriba aqui, pois o banco (que também foi trocado por um fixo e mais leve), pedaleiras, alavanca de câmbio e claro, o volante, serão deslocados pra trás.

 

banco

O assoalho será terminado, assim como o difusor traseiro, para uma melhor eficiência deste difusor e para posicionar o tanque de combustível o mais baixo possivel, foi retirado a parte de lataria onde originalmente iria o estepe.

porta malas

catch tank

 

Suspensão

Aqui entrará apenas um camber plate da Ground Control, modelo Racing, o que facilitará o acerto do carro em um dia de pista.

camber plates

Será feito também um sistema de regulagem de camber para a suspensão traseira, similar a este da foto.

camber traseiro

 

Segurança

Está sendo instalado um sistema de incêndio com três pontos de atuação, motor, piloto e tanque de combustível e também um sistema elétrico com chave geral interna e externa, como nos carros de corrida.

E outro item que não faz parte do carro mas também foi adquirido para a segurança, é um Hans para o piloto.

 

Expectativas

Como são muitas mudanças, acredito que terei em mãos um carro muito diferente, principalmente por causa do sistema de freios. Talvez, até pegar a mão do novo acerto os resultados no cronômetro não sejam empolgantes, mas acredito que eles virão.

Espero nos próximos posts poder compartilhar com vocês estas experiências de ajustes de balanço de freio e resultados práticos disso, bem como os ajustes de cambagem e cáster.

No próximo post prometo um ensaio fotográfico completo do meu carro e agradeço desde já ao amigo Mau Hiboost por algumas fotos deste post.

Por Fabio Baggio, Project Cars #123

0pcdisclaimer2

Matérias relacionadas

Project Cars #123 – os detalhes da preparação do BMW 325 E36 e o acerto do carro nas pistas

Leonardo Contesini

Preparando um BMW 325i E36 Coupé para as pistas – conheça a história do Project Cars #123

Leonardo Contesini

Project Cars #123 – a transformação do BMW 325i E36 Coupé em um carro exclusivo para as pistas

Leonardo Contesini