A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Car Culture História

Sauber C9 : o carro que deu à Mercedes-Benz sua primeira vitória em Le Mans depois de 37 anos

Um dos primeiros posts de nossa série sobre as Lendas de Le Mans falava sobre o W194, o carro que deu aos alemães sua primeira vitória em 1952 e ainda foi a base para o lendário esportivo 300SL "Gullwing". Só que aquela também seria a última vitória — depois de envolver-se na tragédia de Le Mans de 1955, a Mercedes decidiu simplesmente deixar de competir, só retornando ao automobilismo três décadas depois em uma parceria com a Sauber. Não demoraria para que o programa desse resultado — o Sauber-Mercedes C9 venceu as 24 Horas de Le Mans de 1989, quebrando um jejum de 37 anos. Como já contamos aqui, Peter Sauber fundou a equipe que leva seu sobrenome em 1970 e começou com protótipos. Primeiro veio o C1, que tinha este nome porque era o primeiro carro – o "C" é de Christine, a esposa de Peter Sauber. Sauber C5 Os carros seguintes iam de acordo com a sequência numérica, e o mais bem sucedido deles foi o C5, que tinha motor BMW e competiu nas 24 Horas de Le Mans de 1977 e 1978

Matérias relacionadas

UNISIA JECS SKYLINE – uma pequena reflexão sobre carros, games de corrida e nostalgia

Dalmo Hernandes

O encontro de dois mundos: quando o Renault 5 Turbo do Grupo B foi pace car da Fórmula Indy

Dalmo Hernandes

Os Ford Escort mais incríveis que não tivemos no Brasil

Dalmo Hernandes