Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!
Este é o novo BMW X3
A BMW apresentou nesta semana a nova geração do seu SUV médio, o X3. Agora precisando encarar uma concorrência mais forte do que nunca, o modelo vem baseado na nova plataforma modular CLAR, já utilizada nas atuais Séries 5 e 7, que aumentou suas dimensões para 4,72 m de comprimento, 1,90 m de largura, 1,68 m de altura e 2,86 de entre-eixos sem um aumento significativo de peso: apenas 3 kg nas versões de quatro cilindros e 20 kg na versão de topo, a M40i que substitui a antiga M35i.
Esta, aliás, será a versão de topo da linha X3 (ao menos até a chegada do X3 M). Equipada com o seis-em-linha turbo de três litros da marca, ela tem 360 cv de 5.500 rpm a 6.500 rpm e 51 mkgf de torque de 1.520 rpm a 4.800 rpm — números que ajudam o SUV a acelerar de zero a 100 km/h em 4,6 segundos e chegar à velocidade máxima de 250 km/h limitada eletronicamente.
O modelo terá tração integral de série (xDrive), e, sendo uma versão M, também terá escape, freios, direção com relação variável e rodas de 19 polegadas da divisão esportiva. Os opcionais serão rodas e 20 ou 21 polegadas, além da suspensão adaptativa.
Além do X3 M40i a nova geração do X3 também terá duas versões a diesel: a xDrive 20d e xDrive 30d. A primeira é equipada com o motor 2.0 turbodiesel de 190 cv a 4.000 rpm e 40,8 mkgf de 1.750 a 2.500 rpm. A segunda usa o 3.0 seis-em-linha turbodiesel de 265 cv a 4.000 rpm e 63,2 mkgf de 2.000 a 2.500 rpm. Por último, o X3 ainda terá uma versão 2.0 turbo a gasolina, a xDrive 20i. Todas elas serão equipadas com o câmbio ZF 8HP de oito marchas, já adotado nos demais modelos da marca.
Novo Land Rover Discovery chega às lojas do Brasil
Depois de quase três meses de pré-venda, o novo Land Rover Discovery chega às concessionárias da marca no Brasil. O SUV será vendido em três versões de acabamento com duas opções de motorização, além da série especial de lançamento First Edition.
Todas elas serão vendidas apenas na versão V6 3.0 turbodiesel, de 258 cv e 61,2mkgf, capaz de levar o SUV aos 100 km/h em 8,1 segundos. O modelo a gasolina será vendido apenas por encomenda, e custará R$ 5.000 a menos Os preços partem de R$ 363.000 (ou R$ 358.000 na versão a gasolina) na versão de entrada SE, que vem com faróis de LED, bancos de couro com ajustes elétricos, ar-condicionado de duas zonas, sensores de estacionamento na frente e na traseira, câmera de ré, rodas de 19 polegadas e sistema multimídia com tela de oito polegadas, GPS, Bluetooth e 10 alto-falantes.
Logo acima está a versão HSE, de R$ 389.000 (ou R$ 384.000 a gasolina), que inclui faróis de neblina, rodas de 20 polegadas, faróis de LED com facho adaptativo, ar-condicionado de três zonas, ajuste elétrico da coluna de direção, abertura elétrica do porta-malas, sistema multimídia com tela de 10,2 polegadas, GPS, Bluetooth e 11 alto-falantes.
No topo da linha está a HSE Luxury, de R$ 429.000 (ou R$ 424.000 na versão a gasolina), que acrescenta à lista da HSE um teto solar panorâmico, bancos com ventilação e aquecimento, geladeira no console central, bancos de couro Windsor, iluminação interna configurável, acabamento cromado nas maçanetas, abertura automática do porta-malas e sistema multimídia com câmera de 360 graus, TV digital e 17 alto-falantes.
Por último, há ainda a série especial First Edition, limitada a 55 unidades no Brasil. Ela será baseada na HSE Luxury e, por R$ 469.000, inclui rodas de 21 polegadas, rebatimento elétrico da segunda e terceira fileira de bancos, volante com aquecimento, sistema de partida e destravamento sem chave, chave “Activity Key” em forma de pulseira a prova d’água, acabamento externo com detalhes pintados de preto e carroceria em Laranja Namib, Prata Silicon ou Preto Faralon.
Alpine A110 é flagrado em Nürburgring
Já faz mais de três meses que a Alpine revelou seu novo A110, mas até agora ainda não o vimos em ação no mundo real. Até agora, pois o esportivo francês foi flagrado pelo canal do YouTube FastSportsCarDriver acelerando em Nürburgring Nordschleife, durante a semana de testes dos fabricantes no circuito.
No vídeo podemos ouvir um pouco do motor 1.8 turbo de 250 cv e 32,6 mkgf, que aparentemente tem um ronco mais encorpado que os números poderiam sugerir. Também podemos notar um pouco do equilíbrio dinâmico do carro nas entradas e saídas de curva, com a agilidade típica dos esportivos leves.
Como o Alfa Romeo 4C e os Lotus, a Alpine concentrou seus esforços na redução de peso e, por isso, o A110 terá 1.080 kg segundo a fabricante francesa. Como resultado, os 250 cv são suficientes para levar o pequeno gaulês aos 100 km/h em apenas 4,5 segundos e à velocidade máxima de 250 km/h — limitada eletronicamente.
Próximos modelos da Lotus poderão ser feitos na China
Se você acompanha o FlatOut diariamente não é novidade que a Geely arrematou 51% da Lotus há cerca de um mês, junto com 49,9% de sua antiga proprietária, a Proton. Normalmente, quando as fabricantes trocam de mãos, a única mudança significativa é a origem do dinheiro: fábricas e unidades de desenvolvimento costumam ficar onde estão. É por isso que a Volvo não se tornou chinesa, nem a Jaguar Land Rover indiana. Mas com a Lotus poderá ser diferente.
Segundo o Bloomberg, o presidente da Geely, Li Shufu, está considerando deslocar a produção dos Lotus de Ethel, na Inglaterra, para a China. A intenção é tornar a Lotus uma marca com rentabilidade consistente, aproveitando o recente sucesso do Evora 400 e do Evora Sport 410. Além disso, a marca tem engatilhada uma nova geração do Elise e do Exige, bem como um SUV (sim, de novo essa história), que poderiam ser construídos na China compartilhando tecnologia de outros modelos do grupo.
A ideia de ter um Lotus chinês soa bizarramente errada, mas não há motivos para crer que a marca perderá sua identidade. A Geely conseguiu tornar os Volvo relevantes novamente sem afetar a identidade sueca da marca. Por que seria diferente com os Lotus?