agora que voce ja conhece a historia da quattro e dos modelos s/rs da audi chegou a hora de conhecermos a historia de outra divisao especial alema a bmw m tal como a quattro gmbh a bmw m tambem teve sua origem nas pistas mas nao como voce esta achando ela nao foi criada depois de longos anos de vitorias nas pistas tampouco da necessidade de homologar um carro ou de demonstrar seu know how tecnico a bmw motorsport gmbh foi fundada por que todo mundo estava ganhando corridas com seus carros menos a propria bmw perdendo dinheiro voce deve lembrar da historia da alpina que publicamos ha alguns meses depois de conquistar fama com seus kits de preparaçao para os motores de quatro cilindros da neue klasse e ate conseguir uma parceria com a propria bmw para vende los como acessorio opcional nas autorizadas com direito a garantia e manutençao a alpina decidiu investir no automobilismo para dar o pedigree das pistas aos seus produtos marketing melhor impossivel entao em 1968 rudolf bovensiepen o fundador da alpina juntou uns bons pilotos descolou um bmw 2800cs e inscreveu sua nova equipe no campeonato de turismo europeu eles nao venceram mas em apenas dois anos a alpina ja havia faturado o titulo do europeu as 24 horas de spa e os campeonatos alemaes de turismo rali e subida de montanha pelos cockpits da equipe nessa epoca passaram nomes como derek bell james hunt jacky ickx niki lauda e hans joachin stuck so isso enquanto isso a bmw se envolvia timidamente no automobilismo com o 1800 ti e o 2000 ti mas sua operaçao esportiva estava limitada a um departamento que simplesmente nao tinha estrutura suficiente para atender a demanda por versoes de alto desempenho de seus carros mas o que a alpina tem a ver com isso tudo enquanto a bmw nao tinha capacidade para atender a demanda outras preparadoras independentes davam conta do recado cada uma a seu jeito e foi assim que a alpina se tornou uma gigante do automobilismo e da preparaçao de modelos bmw se voce tem um minimo faro comercial ja percebeu que a bmw estava perdendo um nicho de mercado que poderia trazer uma boa receita adicional a historia começou a mudar em 1970 quando eberhard von kuenheim tornou se ceo da bmw ele tinha pouco mais de 40 anos mas chegou com uma grande ambiçao reinventar a bmw e ele começou a fazer isso em duas frentes a primeira foi criar uma nova sede para a fabricante o hoje famoso bmw vierzylinder aquele predio em forma de quatro cilindros que voce ve nas fotos do pessoal que visita o museu da fabrica a outra foi criar uma divisao para desenvolver modelos de alto desempenho kuenheim designou 35 dos seus melhores engenheiros contratou jochen neerpasch um ex piloto de testes da porsche e criou a bmw motorsport gmbh em maio de 1972 o primeiro icone e a equipe de fabrica em poucos meses a nova divisao mudou se para sua sede propria onde a equipe teria oficinas especiais com ferramental e toda a estrutura para criar carros competitivos o primeiro modelo produzido ali foi um bmw 2002 de 950 kg equipado com um 2 0 de 240 cv depois foi a vez de transformar o 3 0 cs em um modelo de homologaçao para o campeonato europeu de carros de turismo ate entao o principal cliente da bmw nas pistas era a alpina depois de ganhar o titulo do europeu a preparadora percebeu que precisaria de um carro mais leve para se manter competitiva eles entao convenceram a bmw a fazer um novo modelo de homologaçao trabalho que ficou a cargo da bmw motorsport obviamente [youtube id= gsmahpcrvu8 width= 620 height= 350 ] nas maos da motorsport o 3 0 cs teve as portas originais e capo trocados por peças feitas de aluminio e o cambio de cinco marchas ganhou uma nova carcaça de magnesio para reduzir o peso para 1 092 kg o motor 3 3 seis em linha ganhou um novo cabeçote e teve sua taxa de compressao aumentada para 11 1 passando a produzir 360 cv assim nasceu o bmw 3 0 coupe sport leichtbau mais conhecido como 3 0 csl ou simplesmente batmovel — um apelido em referencia aos apendices aerodinamicos em forma de barbatana na traseira com ele a bmw motorsport disputou sua primeira temporada no europeu de turismo a equipe foi extremamente metodica em sua organizaçao com direito a treinamento fisico e psicologico para os pilotos e uma equipe de preparadores fisicos e psicologos como funcionarios em tempo integral outro aspecto bem trabalhado foi a identidade visual — todos os carros caminhoes e motor homes foram pintados no mesmo esquema de cores fundo branco com uma faixa de tres listras com as cores azul roxo e vermelho a origem dessas cores nao e confirmada pela bmw mas fala se que o vermelho representa a texaco parceira da bmw na epoca o azul representa a propria bmw e o roxo a uniao das duas marcas lembrando que o roxo e formado pela mistura de vermelho e azul esse esquema de cores e usado ate hoje mesmo apos o fim da parceria com a petrolifera a organizaçao trouxe resultados a equipe de fabrica venceu o europeu de turismo em 1973 com o 3 0 csl no ano seguinte as equipes foram afetadas pela crise do petroleo e sem tantos recursos quanto uma equipe de fabrica muitas delas tiveram que cortar custos com isso a bmw motorsport conseguiu um enorme sucesso na epoca vencendo o europeu outras cinco vezes entre 1974 e 1979 alem disso a incursao no automobilismo serviria como laboratorio de novas tecnologias o 3 0 csl foi o primeiro carro da fabrica a usar cabeçote com quatro valvulas por cilindro e tambem foi usado para testar o sistema antitravamento de freios em 1974 no fim dos anos 1970 o modelo estava equipado com um motor turbo de 800 cv pedigree das pistas nas ruas ainda nos anos 1970 a bmw motorsport recebeu uma nova missao criar uma escola de pilotagem para seus clientes em 3 de fevereiro de 1976 a divisao criou um programa que viria a se tornar o atual bmw driver training eles usariam os proprios carros para ensinar os clientes a aprimorar sua tecnica de pilotagem o modelo usado era o recem lançado bmw 320i de 120 c que recebia uma suspensao modificada diferencial com deslizamento limitado e bancos esportivos os primeiros cursos foram realizados em um antigo aeroporto militar em ingolstadt sim praticamente no quintal da audi depois de ensinar os clientes a pilotar a bmw começou a vender os primeiros modelos de rua para quem quisesse um bmw m para usar nas ruas diariamente em 1974 o serie 5 e12 recebeu o tratamento da motorsport nos modelos 530/530i a divisao m usava os modelos 525 ou 528 como base e instalava neles o motor 3 0 de 180 cv do bmw 3 0s ou o 3 0 injetado de 200 cv do 3 0 si alem do motor os 530/530i recebiam diferencial encurtado com deslizamento limitado discos de freio ventilados amortecedores bilstein bancos esportivos da recaro ou da scheel volante esportivo rodas de liga leve com pneus de perfil baixo e spoilers na dianteira e na traseira mais tarde a motorsport começou a oferecer os pacotes 533i e 535i para o 528i usando os motores 3 2 e 3 5 do 633csi e 635csi apesar de serem modificados pela bmw m os 530/533/535 nao eram oficialmente m cars o primeiro m car criado do zero pela bmw motorsport chegaria somente em 1979 o primeiro dos m cars puro sangue sim o bmw m1 foi o primeiro carro a levar a letra m em seu nome lançado em 1978 o m1 era um supercarro de motor central traseiro baseado em um design de paul bracq apesar de levar o motor seis cilindros preparado pela bmw motorsport ele nao era exatamente um carro projetado pela divisao — e muito menos construido em seu qg ele havia sido projetado no inicio dos anos 1970 e usaria o motor turbo de quatro cilindros do 2002 mas a bmw decidiu deixa lo de lado para se concentrar em sua nova linha de sedas os serie 5 e serie 3 quando a fia criou um campeonato mundial de construtores baseado no grupo 5 seu csl ja estava obsoleto para ser competitivo jochen neerpasch o chefe da divisao decidiu ressuscitar o conceito de motor central do inicio da decada o novo manteve o perfil em cunha mas com novas linhas traçadas por giugiaro o motor seria o seis em linha do csl e a produçao ficaria a cargo da lamborghini [gallery columns= 4 link= file ids= 18074 18073 18072 18071 18070 18069 18066 18065 ] o problema e que em 1977 a lamborghini estava falida e o contrato precisou ser rompido no fim das contas a bmw teve que improvisar um quebra cabeças logistico o chassi tubular foi construido pela marchesi a carroceria de fibra de vidro foi fornecida pela transformazione italiana resina t i r — ambas de modena na italia de la o carro era enviado para a italdesign em turin onde chassi e carroceria eram montados e recebiam o interior e acabamento geral depois disso o carro era enviado a stuttgart onde a encarroçadora baur a mesma que fabricava o audi quattro de homologaçao instalava o conjunto mecanico [youtube id= 2h8ijk3gknk width= 620 height= 350 ] a historia do m1 merece um post a parte mas em resumo o modelo foi homologado pela fia e conseguiu disputar a categoria procar uma competiçao paralela a formula 1 que corria nas mesmas pistas como a homologaçao exigiu 400 unidades de rua ele se tornou o primeiro carro da bmw a ostentar o emblema tricolor com a letra m mesmo custando quase us$ 700 000 em valores atuais a demanda pelo carro e seus 277 cv foi enorme o sucesso do m1 nas pistas e com o publico levou a bmw motorsport a construir um novo modelo — dessa vez baseado em um bmw e totalmente desenvolvido in house o m535i [gallery columns= 4 link= file ids= 33816 33814 33815 33810 ] ele era baseado na primeira geraçao da serie 5 como os 530/530i/535i mas desta vez a bmw queria um carro com alma de competiçao a soluçao procurar o motor mais potente da linha e colocar no serie 5 esse motor era o m90 de 221 cv que embalava o bmw 635csi com ele o m535i podia chegar aos 100 km/h em 7 5 segundos com maxima de 228 km/h [youtube id= 4eix52rckeq width= 620 height= 350 ] alem do motor mais potente o m535i tinha a suspensao mcpherson na dianteira braços semi arrastados na traseira retrabalhada com novas molas amortecedores bilstein e ajustes finos da motorsport os freios eram a disco — ventilados de 280 mm na dianteira e solidos de 272 mm na traseira — e as rodas as classicas bbs raiadas de 14×6 5 polegadas calçadas com pneus 195/70 depois do m535i a divisao m nunca mais foi a mesma o sucesso do carro deu inicio a uma linhagem de esportivos que daria a cada modelo da bmw com exceçao da serie 7 uma versao desenvolvida pela motorsport começando pelo m635i e m5 em 1985 depois se estendendo ao m3 em 1986 e ate a um prototipo do m8 em 1990 tambem nos anos 1980 a bmw motorsport se aventurou pela formula 1 impulsionando os carros da brabham entre 1982 e 1987 — e vencendo o mundial de 1983 com nelson piquet [youtube id= 0w pokzmou4 width= 620 height= 350 ] mais tarde ja nos anos 2000 a bmw m voltou a formula 1 fornecendo motores v10 para a williams entre 2000 e 2005 e depois com uma equipe propria baseada na sauber entre 2006 e 2009 [youtube id= kxbfverpapq width= 620 height= 350 ] hoje a bmw motorsport mudou de nome passando a se chamar somente bmw m a abrangencia da linha m tambem se estendeu a modelos afinados pela divisao m porem nao construidos por ela como os atuais m135i m235i e m435i e ate modelos a diesel os modelos mais hardcore contudo continuam com inspiraçao racer como sempre como vimos no novo m4 gts
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